21/07/2023

Assim como o carro não funciona sem combustível, o corpo humano precisa dos principais sais minerais e vitaminas para desempenhar suas funções corretamente.

Esses nutrientes são adquiridos por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras.

Por mais irresistível que seja um hambúrguer suculento com refrigerante, esse tipo de comida não deve ser a base da dieta habitual e nem consumido com frequência.

O conhecimento sobre o que são sais minerais e vitaminas, seus benefícios e funções ajuda a fazer escolhas mais inteligentes no dia a dia para ter uma nutrição que contribui para crescimento e desenvolvimento do corpo.

Neste artigo, explicamos o que são, a importância e os principais sais minerais e vitaminas dos quais o organismo precisa.

Continue a leitura e confira!

O que são vitaminas e sais minerais?

As vitaminas e sais minerais são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, encontrados em alimentos de origem vegetal e animal. Como não são produzidos pelo corpo, esses micronutrientes são adquiridos por meio de uma dieta equilibrada, variada e moderada1 2.

As vitaminas são classificadas em dois grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As hidrossolúveis necessitam de água para serem absorvidas e incluem a vitamina C e as 8 vitaminas do complexo B. Já as lipossolúveis precisam de gordura para serem absorvidas e englobam as vitaminas A, D, E e K2.

Um detalhe importante sobre as vitaminas essenciais é que nem todas são estocadas em grande quantidade no corpo, apenas as vitaminas A, E e B12 são armazenadas2.

Por isso, a alimentação tem um papel importante na manutenção dos níveis adequados desses nutrientes.

Os sais minerais também são divididos em dois grupos: macrominerais e microminerais. Os nutrientes classificados como macro são aqueles que o corpo precisa em grande quantidade (1 a 2 gramas por dia) para que as células do cérebro, ossos, coração e músculos, por exemplo, desempenhem suas funções1 3.

Os microminerais são necessários em quantidades mínimas. Os sais minerais desse grupo são incluídos nos processos metabólicos realizados por hormônios e enzimas3.

Tanto os micros como os macrominerais precisam estar em níveis equilibrados no organismo, pois o excesso de ambos é prejudicial3.

Qual a principal função das vitaminas e dos sais minerais?

A função dos principais sais minerais e vitaminas é colaborar nos diferentes processos metabólicos básicos do corpo humano, que dão suporte para o funcionamento correto das células do organismo. Os micronutrientes estão envolvidos em atividades, como produção de energia, transporte de oxigênio, síntese de DNA, entre outras4.

Quando acontecem desequilíbrios nos níveis de vitaminas e minerais, o corpo tem dificuldades para manter o seu desempenho ideal. Isso pode influenciar processos cognitivos e psicológicos, causando, por exemplo, fadiga mental e física4.

De acordo com um relatório publicado pela UNICEF, a deficiência desses nutrientes afeta um terço da população mundial. O documento destaca que os países do Hemisfério Sul são os mais afetados5.

A publicação ainda alerta que a carência dos principais sais minerais e vitaminas faz com que 2 bilhões de pessoas tenham seu potencial físico e mental comprometidos5.

Leia mais: Qual a função das vitaminas no organismo? E dos minerais?

Exemplos de vitaminas e sais minerais

Agora que você já entendeu o que são, as funções gerais e a importância, listamos abaixo exemplos dos principais sais minerais e vitaminas por grupos. Confira!

Vitaminas lipossolúveis

As principais vitaminas lipossolúveis são armazenadas no fígado e no tecido adiposo. Por isso, é fundamental manter uma ingestão equilibrada de gordura ajuda. Pessoas com síndrome de má absorção devem fazer um acompanhamento médico para evitar a deficiência de nutrientes6.

As principais vitaminas desse grupo e suas funções são:

Vitamina A

Auxilia na visão, no funcionamento do sistema imune, no metabolismo do ferro, na manutenção de mucosas, no processo de diferenciação celular, além de contribuir para a manutenção da pele7.

Vitamina D

Auxilia na formação de ossos e dentes, na absorção de cálcio e fósforo, no funcionamento do sistema imune e muscular, na manutenção de níveis de cálcio no sangue e no processo de divisão celular7.

Vitamina E

É uma vitamina antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, produto do metabolismo que, em excesso, resulta no estresse oxidativo do organismo7.

Vitamina K

Auxilia na coagulação do sangue e na manutenção dos ossos7.

Vitaminas hidrossolúveis

Entre as vitaminas hidrossolúveis, aquelas que se dissolvem em água, estão:

Vitamina B

As das principais vitaminas do complexo B são:

  • Biotina: auxilia no metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras e contribui para a manutenção do cabelo, da pele e das mucosas7;
  • Ácido fólico: auxilia na formação do tubo neural do feto durante a gravidez, na síntese de aminoácidos, no processo de divisão celular, entre outras funções7;
  • Vitamina B6 (piridoxina): auxilia no metabolismo de proteínas, glicogênio, carboidratos e gorduras7;
  • Vitamina B12 (cobalaminas): auxilia na formação de células vermelhas do sangue, no funcionamento do sistema imune e no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras7.

Vitamina C

É um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, na absorção de ferro dos alimentos e na formação do colágeno7.

Leia também: Qual é a vitamina que ajuda na imunidade? Como obtê-la?

Quais são os sais minerais mais importantes?

Os sais minerais mais importantes para o bom funcionamento do organismo no grupo dos microminerais são cálcio, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio. Entre os macrominerais estão cromo, cobre, flúor, iodo, ferro, manganês, molibdênio, selênio e zinco1.

Fique atento aos níveis de sais minerais e vitaminas

Os check-ups periódicos com seu médico de confiança ajudam a monitorar os níveis dos principais sais minerais e vitaminas e, quando necessário, suplementá-los.

Uma vitamina D de uso diário e que contém 19 micronutrientes importantes para o corpo é a Vitamina D Addera + Vitaminas, que foi desenvolvido por Addera, vitamina D número 1 do Brasil8 e a mais recomendada pelos médicos no país9

O suplemento alimentar possui um total de oito minerais e 11 vitaminas em sua composição, como os nutrientes do complexo B, vitamina D, A, C e E.

Com Addera + Vitaminas, você encontra os principais sais minerais e vitaminas para manter uma nutrição adequada. Confira!

1. Youdim A. Vitaminas e minerais [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-nutri%C3%A7%C3%A3o/vitaminas-e-minerais. Acesso em maio de 2023.


2. Manual Prático para uma Alimentação Saudável [Internet]. Prefeitura de São Paulo; 2014. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/arquivos/arte_final/manual_de_nutricao.pdf. Acesso em maio de 2023.


3. Johnson LE. Considerações gerais sobre minerais [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/minerais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-minerais. Acesso em maio de 2023.


4. Tardy AL, Pouteau E, Marquez D, Yilmaz C, Scholey A. Vitamins and minerals for energy, fatigue and cognition: A narrative review of the biochemical and clinical evidence. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):228. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31963141/. Acesso em maio de 2023.


5. Laurenti R. Deficiência de vitaminas e de minerais afeta um terço da população mundial. Revista da Associação Médica Brasileira. 2004 Sep;50(3):236–7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/yR845XjyFMM4wtFZ6bBKRkG/?lang=pt. Acesso em maio de 2023.


6. Johnson LE. Considerações gerais sobre vitaminas [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022 Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-vitaminas. Acesso em maio de 2023.


7. Ministério da Saúde -MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA [Internet]. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/3898888/IN_28_2018_COMP.pdf/db9c7460-ae66-4f78-8576-dfd019bc9fa1. Acesso em maio de 2023.


8. Close-up Dezembro/ 2020


9. QVIA PMB Dezembro/2020