14/08/2022

Asvitaminasdo complexo B, auxiliam o metabolismo e a produção de energia no organismo.

O dia a dia da maioria das pessoas é corrido, tomado por uma sucessão de obrigações e afazeres. Essa rotina muitas vezes é fatigante, levando ao cansaço e podendo impactar seus níveis de energia.

Por isso, adotar hábitos que possam atenuar o impacto da rotina em sua vida, como incluir algum tempo de lazer em sua semana, exercitar-se etc., é fundamental.

Além disso, é essencial dar atenção à sua nutrição, prezando por uma alimentação saudável e equilibrada, já que os nutrientes podem fazer diferença em seus níveis de energia.

Neste artigo, vamos mostrar, além de uma lista com asvitaminasque ajudam na obtenção de energia pelo corpo, como o cuidado com sua nutrição pode ajudá-lo a melhorar sua performance no dia a dia e enfrentar os desafios da vida.

Vamos lá?

Mais que vitaminas: como uma dieta equilibrada pode auxiliar seus níveis de energia?

Uma alimentação equilibrada, que contenha nutrientes essenciais ao organismo, ajuda a fornecer a energia necessária para você realizar suas atividades diáriascom disposição¹.

O principal nutriente responsável por fornecer energia para o organismo é o carboidrato, que está presente em alimentos como cereais integrais, legumes, frutas etc. ¹.

Fontes saudáveis de proteínas, como carnes magras, oleaginosas etc., também devem estar incluídas em uma dieta contra o cansaço, pois estes nutrientes são importantes para a recuperação e a regeneração muscular ¹.

Além disso, você não deve se esquecer dos alimentos ricos em vitaminas, já que elas são micronutrientes essenciais para o funcionamento do metabolismo, processo orgânico fundamental para decompor nutrientes e obter energia².

Para ficar mais fácil visualizar o que seria uma dieta saudável e equilibrada, que oferece a energia que seu organismo precisa para enfrentar os desafios diários, você pode tomar como exemploo &ldquoPrato: Alimentação Saudável&rdquo (figura abaixo), criado por especialistas em nutrição daHarvard T.H. ChanSchoolofPublicHealth³:

 class=

Vitaminas do complexo B

As oito vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B8, B12) podemajudar seusníveis de energia, daí estarem aqui, nesta lista dasvitaminas para o cansaço.

As vitaminas B desempenham um papel importante no metabolismo, transformando os alimentos ingeridos em energia utilizável, além de serem essenciais para a saúde do cérebro4.

Boas fontes alimentares de vitaminas do complexo B incluem:

  • grãos
  • carnes
  • legumes
  • ovos
  • laticínios
  • e verduras.

 

Vitamina C

A vitamina C também não poderia faltar nesta lista dasmelhores vitaminas para o cansaço. Isso porque elaé importante para ajudar amanter os níveis de energia do corpo regulados.

Além disso, desempenha vários papéis importantes para nosso organismo, tais como5:

  • metabolismo das proteínas
  • formação de colágeno
  • e proteçãoaos radicais livres (função antioxidante).

Você encontra vitamina C principalmente nas frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.

Vitamina D

A vitamina D tambémé importante poisauxilia seu sistema imunológico6, ajudando seu organismo a se recuperar dos desafios diários.

Você consegue manter níveis adequados de vitamina D principalmente através da exposição solar7.

As fontes alimentares de vitamina D são escassas, mas ela está presente principalmente em peixes gordurosos, tais como salmão, cavala e sardinha7.

Leia também:Como obter vitamina D do sol: qual o melhor horário e o tempo de exposição?

Ferro

Apesar de ser um mineral, e não uma vitamina,o ferro é importante para mantermos a saúde emdia.Afinal, eleatua na síntese da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio (que será transformado em energia) para todo o corpo8.

Alimentos ricos em ferro incluem:

  • mariscos
  • fígado
  • gema de ovo
  • carne vermelha.

Quando suplementar vitaminas que ajudam na obtenção de energia?

Como mostramos no tópico anterior, a maioria dessas vitaminas está presente em fontes alimentares e, no caso da vitamina D, você a obtém principalmente por meio da exposição solar.

Portanto,para mantermos os níveis adequados de vitamina D,é importantemanter uma alimentação nutritiva e alguns minutinhos diários ao sol, quando possível.

Porém, algumas pessoas podem ter dificuldade em manter uma dieta equilibrada do dia a dia, além detrabalhar erealizar a maioria de suas atividades em ambientes fechados. E ainda, certas condições de saúde podem dificultar a absorção desses nutrientes.

Portanto, o ideal é consultar um médico para saber se você precisa suplementar algumavitamina para o cansaço.

Addera, a vitamina D número 1 do Brasil9e a mais recomendada pelos médicos no país10, possui oAddera+Energia, um complexo rico em vitaminas para ajudá-lo a ter mais disposição em seu dia-a-dia.

Referências bibliográficas: