Muito se fala sobre a importância dos minerais para o bom funcionamento do corpo humano e como eles estão presentes em diversos alimentos, principalmente quando mantemos uma dieta balanceada. Mas, você sabe o que são minerais e quais são as suas funções em nosso organismo?
Se você nunca tinha parado para pensar nisso, você veio no lugar certo. Aqui, entendemos que conhecimento nunca é demais, principalmente quando estamos falando sobre um assunto tão importante quanto a sua saúde.
Por isso, ao longo deste texto, vamos debater sobre o que são os minerais e por que eles não podem faltar na sua alimentação. Além disso, traremos um resumo completo de alguns nutrientes essenciais para o bem-estar do seu corpo.
Então, aqui, você vai conferir:
- o que são micronutrientes;
- o que são minerais;
- para que servem os minerais no organismo;
- quais são os alimentos ricos em vitaminas e minerais;
- o uso dos minerais em suplementos alimentares.
Achou interessante? Então, embarque com a gente nesta jornada para entender, de uma vez por todas, o que são minerais. Faça uma ótima leitura!
O que são micronutrientes?
Antes de mais nada, precisamos explicar que as vitaminas e os minerais são considerados “micronutrientes”. O que isso quer dizer? Simples: eles estão presentes no corpo humano, mas em menores quantidades.
Pense o seguinte: as proteínas, os carboidratos e os lipídios são chamados de macronutrientes, já que precisam ser consumidos todos os dias em grandes quantidades, geralmente contabilizados em “gramas”.
Por outro lado, quando você olha as recomendações diárias de vitaminas e de sais minerais, ela sempre fica na casa do "miligrama".
O que são minerais?
Minerais são micronutrientes encontrados em alimentos e que possuem funções importantes em diversos sistemas do corpo humano. Você deve conhecer alguns deles, como:
- cálcio;
- selênio;
- ferro;
- magnésio;
- zinco.
Mas esses não são os únicos sais minerais presentes no corpo humano. Atualmente, esta família conta com mais de 10 nutrientes essenciais.
Qual a principal função das vitaminas e dos sais minerais?
Mas, então, para que servem os minerais no organismo? Para responder essa pergunta, precisamos trazer um dado muito interessante.
De acordo com pesquisas, 7,3% dos problemas de saúde em escala global são causados pela deficiência em micronutrientes. Para você ter uma noção, 20 milhões de bebês nascem, todos os anos, com deficiências mentais por conta da falta de iodo durante o período da gravidez1.
Em todo o mundo, a desnutrição causada pela falta de ferro e iodo representa uma questão de saúde pública. E, mesmo que os minerais estejam presentes em alimentos naturais e de fácil acesso, a pobreza alimentar afeta milhões de pessoas no Brasil e no Mundo1.
Então, como você já deve ter percebido, a principal função das vitaminas e dos sais minerais é promover saúde e bem-estar para o corpo, fazendo com que ele funcione de maneira correta.
Minerais para pele, ossos, sangue e muito mais!
Agora que nós já conversamos sobre o que são minerais e para que servem os minerais no organismo, que tal conhecermos alguns desses micronutrientes de pertinho?
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre alguns dos minerais mais importantes para o corpo humano, explicar as suas funções e, é claro, onde você pode encontrá-los. Ou seja, também vamos mostrar quais são os alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Confira alguns deles:
Cálcio
Você já deve ter ouvido falar que, para ter ossos fortes e saudáveis, você deve consumir muito cálcio. Bem, é verdade. Este mineral está intimamente ligado com o bom funcionamento do esqueleto humano, além de manter os dentes rígidos2.
Estudos mostram que até 2% de todo o nosso peso é composto, exclusivamente, pelo cálcio. É muita coisa, não é mesmo? Outro dado interessante: 99% do nutriente está presente em nossos ossos, sendo ele o mineral mais abundante no corpo humano2.
Para além das suas funções no esqueleto, o cálcio também ajuda a contração muscular e a liberação de ATP, que é a principal forma de energia do corpo2.
A absorção de cálcio só acontece com a presença da vitamina D. Por isso, se você deseja otimizar a distribuição do mineral em seu corpo, não se esqueça de estar com as doses de vitamina D em dia.
Alimentos ricos em cálcio
A primeira fonte de cálcio do ser humano é o leite materno. Mas, a partir da infância, podemos encontrar este mineral no leite de vaca e seus derivados. Vegetais de folhas verdes, tais como a couve e os brócolis, também são conhecidos como boas fontes de cálcio1.
Magnésio
Os benefícios do magnésio para o organismo são muitos. O quarto mineral mais abundante do corpo humano possui inúmeras funções, tais como:
- ajuda a otimizar a ação da vitamina D, segundo um artigo da revista The American Journal of Clinical Nutrition;
- auxilia a saúde do sistema ósseo, já que a vitamina D é um nutriente importante para a absorção do cálcio;
- ajuda o sistema cardíaco a funcionar corretamente, dentre outras funções.
Alimentos ricos em magnésio
A lista de alimentos com magnésio é enorme. Entretanto, é possível que os ingredientes percam suas doses do mineral no processo de cozimento ou de preparação do alimento. Dentre eles, estão: amêndoas, cajus, nozes, milho e alguns vegetais verdes1.
Ferro
Ele é conhecido como o mineral do sangue, já que a falta de ferro está ligada diretamente com o surgimento de anemias. Isso acontece porque cerca de 80% do nutriente presente no corpo está presente nas células do sangue, as hemácias1.
O suplemento de ferro é indicado para pessoas com baixos níveis do mineral, evitando o surgimento de complicações médicas.
Alimentos ricos em ferro
Além dos suplementos alimentares, você pode encontrar este mineral no fígado de boi, em alguns frutos do mar, como ostras e moluscos, outros miúdos, como rim e coração e no feijão1.
Zinco
O zinco também possui mil e uma utilidades. Hoje em dia, sabe-se que ele participa de mais de 300 reações químicas em todo o corpo. Mas, seu principal benefício se dá na imunidade, sendo importante para a produção de células de defesa1.
Além disso, o zinco ajuda o corpo a se desenvolver de maneira saudável, sendo um ótimo aliado para crianças em fase de crescimento1.
Alimentos ricos em zinco
Dentre os alimentos que têm zinco, podemos citar carne vermelha, fígado de boi, ovo, queijo, ostra e chocolate.
Selênio
Você sabe o que é selênio? Esse mineral possui uma poderosa ação antioxidante, protegendo as células do corpo contra radicais livres. Além disso, ele torna o sangue mais “líquido”, evitando o surgimento de coágulos1.
Alimentos ricos em selênio
Este mineral pode ser encontrado em peixes e frutos do mar, na castanha-do-Pará, carne vermelha e em alguns vegetais1.
Suplemento alimentar rico em minerais
Chegamos ao final deste texto. Se você chegou até aqui, você já sabe de cor e salteado o que são os minerais e o motivo deles serem tão importantes para o organismo.
Então, nada mais justo do que finalizar este texto falando sobre um suplemento alimentar que possui dois minerais que foram citados anteriormente.
O Vitamina D Addera + Imunidade foi desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no país4, auxiliando o bom funcionamento do seu sistema imunológico.
Para isso, contamos com a ajuda de vitaminas, como a D, C e E, assim como dos minerais zinco e selênio. Confira!
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!