30/11/2022

Se você é habituado a ler os conteúdos publicados em nosso blog, já deve ter percebido como falamos, com frequência, das vitaminas do complexo B. Afinal de contas, elas possuem inúmeras funções no organismo, que vão desde a manutenção da saúde do cabelo até a produção de energia pelo corpo. Por isso, hoje, vamos falar sobre o que é tiamina.

Se você não conhece esse nutriente pelo seu nome científico, talvez a reconheça pelo jeito em que ela é chamada popularmente: vitamina B1. As mamães, provavelmente, já ouviram falar sobre ela, já que as pessoas geralmente recorrem aos suplementos de tiamina durante a gravidez.

Por isso, ela deve ser muito importante para o corpo humano, não é mesmo? Sim, ela é. E, para explicar qual a função da tiamina no organismo, vamos precisar entrar em alguns tópicos essenciais. São eles:

  • o que é tiamina;
  • para que serve a tiamina;
  • onde encontrar a tiamina na alimentação e em suplementos;
  • qual a quantidade diária de tiamina recomendada.

Gostou dos temas que serão abordados ao longo deste artigo? Então, se você deseja saber mais o que é tiamina e qual a sua função, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é tiamina?

Antes de mais nada, a tiamina é uma das vitaminas do complexo B. Isso se dá porque ela compartilha semelhanças entre os outros nutrientes da família, o que chamamos cientificamente de “vitâmeros”.

Assim como as outras vitaminas B, a tiamina, também chamada de vitamina B1, é hidrossolúvel. Ou seja, ela se dissolve em água, sendo essa uma característica muito benéfica para o corpo, já que o excesso do nutriente é facilmente eliminado pela urina ou, até mesmo, pelo suor.

Ela é facilmente encontrada em alimentos consumidos no dia a dia do brasileiro, mas pode ser “destruída” dependendo do modo de preparo. Mas, falaremos melhor sobre isso mais ao longo deste artigo1.

A absorção da tiamina é feita no intestino humano, podendo ser por transporte ativo ou difusão passiva. Depois disso, ela fica armazenada em alguns órgãos, como no fígado, no coração e no cérebro, mas em maior quantidade nos músculos esqueléticos, que permitem a nossa movimentação1.

Quer saber mais sobre as funções das vitaminas do complexo B? Então, leia também:

Função da tiamina no organismo

Agora que você já sabe o que é tiamina, nada mais justo do que falarmos como essa vitamina atua no corpo humano, não é mesmo?

Então, para que serve a tiamina? Bem, ela é conhecida, principalmente, por dois benefícios muito importantes para o bem-estar de nós, seres humanos. São eles:

Ajuda o metabolismo energético

Uma das principais funções da tiamina no organismo é auxiliar a produção de energia por meio das células. Como isso é possível? Simples: a vitamina B1 participa do metabolismo dos carboidratos (açúcares), que são convertidos em energia no processo de respiração celular1.

Por conta dessa sua característica, ela é muito importante para pessoas que estão em fase de crescimento ou precisam de “energia extra”. Dentre elas, estão: crianças, mulheres grávidas e em períodos de lactação1.

Além disso, temos que citar que, além dos carboidratos, a tiamina também ajuda o metabolismo de lipídeos (gorduras) e algumas proteínas2.

Auxilia o bom funcionamento das células nervosas

Outra função da tiamina está na manutenção dos estímulos nervosos do cérebro humano. Alguns estudos mostram que a vitamina B1 pode ser uma das responsáveis pelo desenvolvimento e bom funcionamento das funções cerebrais1 2.

Onde encontrar a tiamina?

No nosso check-list, já falamos sobre o que é tiamina e sobre as suas principais funções no organismo. Então, já está na hora de você saber em quais alimentos a vitamina B1 está presente.

Aqui estão os ingredientes que possuem tiamina em sua composição1 2:

  • leveduras;
  • farelo de trigo;
  • cereais integrais;
  • castanhas;
  • carnes vermelhas;
  • nozes;
  • ovo;
  • carne de frango;
  • hortaliças;
  • frutas;
  • ovo.

Viu só? E ainda existem mais alimentos que possuem o nutriente, mas em menor quantidade, como o leite1.

Entretanto, aqui vai um aviso: a vitamina B1 é muito sensível ao calor. Portanto, pode ser que alguns ingredientes percam as suas doses de tiamina durante o processo de cozimento1.

Por isso, sempre que puder, opte por alguns ingredientes que sejam capazes de serem ingeridos sem fogo, como hortaliças, frutas e as oleaginosas.  

Quanto tomar? Saiba a quantidade diária de tiamina recomendada

Chegamos ao final deste texto. Mas, antes de nos despedirmos, precisamos mostrar qual a quantidade diária de tiamina recomendada pelos médicos.

Basicamente, o valor irá mudar dependendo do seu sexo, da sua idade e do seu momento de vida. Homens de 19 anos ou mais, por exemplo, precisam de 1,2 mg/dia de tiamina, enquanto as mulheres da mesma idade necessitam de 1,1 mg/dia. Isso pode variar por conta do consumo de energia1.

Por esse mesmo motivo, os médicos recomendam que mulheres grávidas aumentem o seu consumo do nutriente para 1,4 mg/dia, enquanto as mamães em fase de lactação devem consumir 1,5 mg/dia de vitamina B1.

Para consumir suas doses recomendadas de tiamina, você também pode recorrer aos suplementos alimentares. Um deles é a Addera + Energia, que foi desenvolvido pela Addera, a vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no país4

Este suplemento alimentar contém doses de vitamina D, um importante nutriente para a imunidade e para a saúde dos ossos e dos músculos. Além disso, ele também possui cafeína, que ajuda a concentração.

Para auxiliar o metabolismo energético, seus comprimidos possuem vitaminas do complexo B, como a própria tiamina, assim como as vitaminas B2, B6 e B12.

Quer conhecer mais sobre o Addera + Energia? Então, não deixe de clicar no link acima e conferir os seus benefícios. Além disso, não deixe de conhecer mais o nosso blog, onde publicamos assuntos interessantes sobre saúde e bem-estar.