19/10/2022

Piridoxal, piridoxina, piridoxamina ou simplesmente “vitamina B6”. Não importa o nome que você dê para este nutriente, o que importa é que ele traz muitos benefícios para o corpo.

A vitamina B6 faz parte do grande complexo B, que exerce grande importância no organismo. Dentre as funções deste grupo vitamínico, estão a realização do metabolismo energético e o cuidado com a visão.

Então, olhando melhor para cada um desses nutrientes dentro do complexo, qual é a função da vitamina B6? Já podemos falar que ela ajuda - e muito - o bom funcionamento do cérebro humano.

Mas, para explicar melhor os seus benefícios, precisamos desenvolver um pouco mais sobre essa vitamina. Por isso, neste tema, vamos abordar temas importantes, como:

  • o que é vitamina B6;
  • para que serve a vitamina B6;
  • o que acontece se houver falta de vitamina B6;
  • quais alimentos têm vitamina B6.

Gostou desse assunto? Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é vitamina B6?

Como já citado no começo deste texto, a vitamina B6 é um vitâmero da vitamina B. Ou seja, ela faz parte do complexo B porque possui características e benefícios comuns entre os nutrientes.

A piridoxina, como a vitamina B6 também pode ser chamada, é um nutriente hidrossolúvel e é considerado muito importante para o bom funcionamento do cérebro, assim como para o metabolismo de energia.

Ela pode ser encontrada em diversos alimentos, como em carnes e legumes, e está presente em quase 100 reações químicas dentro do nosso corpo1.

Vitamina B6: para que serve?

Assim como os outros nutrientes presentes no complexo B, a vitamina B6 possui algumas ações muito importantes no organismo. Para demonstrar sua ação no corpo, trouxemos três benefícios da piridoxina.

Então, se você quer saber para que serve a vitamina B6, siga o fio:

Ajuda o bom funcionamento do cérebro humano

Sem sombra de dúvidas, a vitamina B6 ficou muito conhecida pela sua ação nas sinapses cerebrais. Tanto que a deficiência deste mineral pode estar ligada com algumas condições do sistema nervoso, como mudanças de humor e até a depressão2.

Para deixar mais conciso, um dos benefícios da vitamina B6 é a sua participação nas sinapses cerebrais. O nutriente faz parte, por exemplo, da síntese de neurotransmissores como a dopamina, serotonina, ácido gama-aminobutírico (mais conhecido como GABA), noradrenalina e o hormônio melatonina2.

A dependência do cérebro em relação à vitamina B6 é tamanha que um dos sintomas para a deficiência do nutriente é a convulsão. Atualmente, médicos traçam a hipótese de que os números baixos de GABA (por conta da falta de piridoxina) podem causar convulsões1.

Além disso, a deficiência do nutriente pode causar uma desregulação da secreção de hormônios, como a melatonina. Isso faz com que outros problemas surjam, como a falta de sono2.

Auxilia a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)

Outro ponto positivo da vitamina B6 está ligado inteiramente às mulheres, já que a vitamina auxilia a diminuição das dores da TPM, que acontecem todos os meses e parecem nunca melhorar3.

Isso acontece por conta das funções da vitamina B6 no nosso cérebro. Sabe-se que alguns hormônios, como a serotonina e a dopamina, sofrem uma queda durante o período pré-menstrual. A piridoxina trabalha para aumentar os níveis dessas substâncias, diminuindo sintomas psicológicos indesejados, como a irritabilidade, estresse e outros3.

Participam no metabolismo energético do corpo humano

Assim como outras substâncias do complexo B, um dos benefícios da vitamina B6 está presente no metabolismo de energia dentro das células. Isso acontece porque essas substâncias ajudam a quebrar células de carboidratos, lipídios e proteínas, transformando-as em energia (ATP)2.

Com essa energia liberada, as células humanas conseguem trabalhar de maneira correta, recebendo o incentivo que precisavam para se desenvolverem e se reproduzirem. A vitamina B6 também tem o papel de regular a quantidade de glicose presente no cérebro humano2.

O que acontece se houver falta de vitamina B6?

Caso o seu corpo se encontre com uma deficiência da vitamina B6, o cérebro será o órgão mais prejudicado. Além das convulsões já citadas, outros sintomas presentes na falta do nutriente são: depressão, irritabilidade e estado de alerta prejudicado2.

Outro fator encontrado em algumas pessoas com deficiência deste nutriente é a anemia. Embora não tenha sido adicionada como um dos benefícios da vitamina B6, ela é uma das responsáveis pela fabricação de células vermelhas1.

Por isso, a falta de vitamina B6 pode causar uma má formação nas hemácias do corpo, o que acarreta uma má absorção do ferro. Desse jeito, o paciente pode desenvolver a anemia1.  

A deficiência do nutriente pode ser causada por uma má absorção, pela falta de outras vitaminas do complexo B, pela idade, por uso de medicamentos anticoncepcionais e, também, pelo excesso de álcool2.

Por isso, durante os seus exames de rotina, peça para o seu médico o teste de vitamina B6, que é feito por meio de amostras de sangue.

Quais alimentos têm vitamina B6?

Como já foi citado anteriormente, esta vitamina, assim como outras do complexo B, está presente em vários grupos de alimentos. Então, já que você entendeu qual a função da vitamina B6 no corpo humano, nada mais justo do que citar em quais ingredientes você pode encontrar este nutriente.

Basicamente, você pode encontrá-la em: carnes vermelhas, de porco e de frango, em fígado, salmão e sardinha, ovos, batata, espinafre, maçã, bananas e uva. A vitamina B6 também pode ser encontrada em algumas oleaginosas, como as nozes, e em alguns cereais, como o arroz1.

Mas, além dos ingredientes naturais, você também pode encontrar o nutriente em suplementos alimentares. A Addera, que é a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5, possui a sua linha de Addera + Energia

Além da vitamina D, que auxilia o bom funcionamento do sistema imune, muscular e esquelético, este suplemento conta com cafeína, que ajuda a melhorar a concentração, e algumas vitaminas do complexo B, como a piridoxina, que ajuda o metabolismo energético.

Confira!