Você já sabe que as vitaminas são de extrema importância para o corpo humano independentemente da idade, certo? Porém, os pequenos merecem uma atenção especial, já que seus corpinhos estão passando por um processo acelerado de crescimento, demandando toda ajuda possível para passar por isso de modo saudável e sem riscos para a saúde.
Por isso, hoje, vamos comentar sobre a importância das vitaminas do complexo B para crianças e como elas agem em seus corpos em desenvolvimento. Nada mais justo, papai e mamãe, do que conhecer grandes aliadas da saúde do seu filho, não é mesmo?
Então, ao longo deste texto, você vai, finalmente, compreender:
- o que são as vitaminas do complexo B;
- para que serve o complexo B infantil;
- o que a falta de vitamina B pode causar nas crianças;
- como dar vitaminas do complexo B para crianças;
- se criança pode tomar complexo B.
Achou os temas válidos? Então, continue com a gente para entender tudo sobre essa família de vitaminas que intercedem, e muito, para o crescimento saudável dos seus filhos! Faça uma boa leitura!
Vitaminas do complexo B: o que são?
Você já deve ter ouvido falar sobre vitamina B1, B2 e até mesmo sobre uma B12, certo? Todas essas vitaminas fazem parte do complexo B, que é um grupo de nutrientes hidrossolúveis1.
Por serem solúveis em água, as vitaminas B não ficam retidas no corpo, como as lipossolúveis, que podem ficar armazenadas nas células de gordura. Então, é necessário que o ser humano reponha todos os dias a quantidade ideal desses nutrientes1.
Ao todo, existem oito vitaminas dentro do complexo B, sendo elas: tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), vitamina B6 , ácido fólico (B9) e vitamina B122.
Basicamente, elas fazem parte do complexo B por conta da semelhança de suas características, como serem solúveis em água e terem ações semelhantes dentro do corpo humano2.
No geral, as vitaminas do complexo B podem ser consumidas em carnes, já que são as fontes mais fáceis de serem absorvidas. Entretanto, esses nutrientes também podem ser encontrados em vegetais e, é claro, por meio da suplementação1 2.
Para que serve o complexo B infantil?
Agora que você já está ciente sobre o que são essas vitaminas, precisamos falar sobre quais são as funções dos nutrientes do complexo B para crianças.
Antes de mais nada, precisamos ressaltar que as vitaminas B trabalham como coenzimas2. O que isso quer dizer? Simples: elas participam de maneira ativa em inúmeras catalizações de enzimas, que exercem papéis fundamentais no corpo humano, principalmente das crianças2.
Mas, que tal debater sobre o que as mais importantes vitaminas do complexo B representam para os nossos pequenos? Vamos lá!
Vitamina B1
A tiamina é uma das responsáveis pela transformação do carboidrato em energia dentro das células1! Isso quer dizer que elas são essenciais no momento da respiração celular, que distribui a energia para o nosso corpo2.
Portanto, especialistas afirmam que a vitamina B1 é muito importante, principalmente, em momentos em que o corpo necessita de mais energia, como a gravidez, a lactação e, é claro, a fase de crescimento1.
A tiamina também participa da transmissão de impulsos nervosos1 e trabalha ativamente na estrutura e função das membranas de neurônios2.
Vitamina B2
A riboflavina também está associada ao crescimento, já que ela participa na geração de energia para o corpo e, consequentemente, está ligada ao crescimento e reprodução das células1.
Seu filho, provavelmente, já sofreu algum pequeno acidente que causou um cortinho em sua pele, certo? A vitamina B2 é uma das responsáveis pela fácil regeneração do tecido. Sua participação no transporte de elétrons para a respiração celular é uma das razões que mantém o seu metabolismo estável.
Além disso, esse nutriente está presente na saúde ocular, ou seja, zelando pela boa visão do seu pequeno.
Vitamina B3
A niacina age ativamente no metabolismo de três macronutrientes essenciais para a saúde humana: os lipídeos, as proteínas e os carboidratos. Portanto, ela também se encontra na produção de energia, no funcionamento do metabolismo e no reparo do DNA2.
Vitamina B6
A vitamina B6 está relacionada ao bem-estar psicológico das nossas crianças. Afinal de contas, ela está ligada à síntese de neurotransmissores como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina2.
Vitamina B9
O ácido fólico é muito importante para a formação das células do sangue, incluindo os anticorpos. Portanto, sua presença no corpo ajuda o organismo a fortalecer as suas defesas contra vírus e bactérias.
Além disso, a vitamina B9 ajuda, e muito, no crescimento normal da criança, sendo indispensável para este momento da vida dos pequenos.
Vitamina B12 para crianças
A vitamina B12 é uma das mais importantes para o organismo. Juntamente com o ácido fólico, essa dupla dinâmica oferece muitos benefícios para o corpo, tal como a reparação neural. Além disso, contribui para diminuir as chances do desenvolvimento de câncer e o surgimento de doenças cardiovasculares.
A vitamina B12 para crianças também ajuda na produção das células do sangue e no crescimento dos pequenos.
Falta de vitamina do complexo B para crianças
Como você viu anteriormente, as vitaminas do complexo B são extremamente importantes para o bom desenvolvimento das crianças.
A sua falta pode causar um mal conhecido e temido por muitos pais: a anemia infantil. De acordo com pesquisas, 57% das crianças com esta doença apresentavam falta de vitamina B9. Outro estudo também mostrou que este número chega a 77% quando falamos de deficiência na vitamina B63.
Além disso, a deficiência de vitaminas do complexo B para crianças pode retardar os benefícios proporcionados por esses nutrientes, como o crescimento saudável e a participação nas sínteses de enzimas.
No Brasil, de acordo com uma pesquisa da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que 14,2% das crianças menores de cinco anos possuem deficiência de vitamina B12. No grupo de risco, encontram-se os pequenos de famílias de baixa renda.
Confira também:
Quais são as vitaminas que auxiliam a imunidade infantil;
Qual é a vitamina que ajuda na imunidade? Como obtê-la.
Como dar vitaminas do complexo B para crianças?
Bem, existem duas maneiras de você proporcionar bons índices diários de vitamina D para o seu filho ou filha!
A primeira é por meio dos alimentos. É sabido que as vitaminas do complexo B consumidas de origem animal, como as carnes e os derivados, tais quais os leites e ovos, são mais aproveitados pelo corpo humano.
Entretanto, também existem fontes vegetais que podem ser muito benéficas para a saúde do seu filho, como os cereais, algumas folhas verdes e leguminosas.
O outro jeito é por meio da suplementação. Sim, a criança pode tomar vitamina B, desde que ela esteja de acordo com as recomendações médicas.
Então, você precisa conhecer um pouco mais a linha Addera + Imunidade Kids, que foi desenvolvida pela Addera, a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País 5.
Além de impulsionar o sistema imunológico do seu filho, este suplemento conta com doses certas de vitamina B6, B9 e B12, além de outros minerais importantes, como o Ferro e o Zinco. Confira e adquira a sua unidade!
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!