14/08/2022

Conhecer as vitaminas que auxiliam a imunidade infantil é fundamental se você deseja manter as defesas do seu filho em dia.

Suprir a criança de nutrientes benéficos ao sistema imune é imprescindível, já que sua imunidade ainda está em desenvolvimento nessa fase da vida.

De acordo com especialistas, as principais vitaminas para auxiliar a imunidade da criança - assim como de pessoas em qualquer idade, aliás - são¹:

  • vitamina A
  • vitamina C
  • vitamina D
  • vitamina E
  • ferro
  • zinco.

É sobre esses nutrientes que vamos nos debruçar neste artigo. Vem com a gente!

6 principais vitaminas que auxiliam a imunidade infantil

1- Vitamina A

A principal contribuição da vitamina A é sua atuação na renovação de diversos tecidos do organismo, tais como pele, ossos, dentes e mucosas.

Dessa forma, ela auxilia a imunidade infantil, já que muitas dessas estruturas funcionam como barreiras para a entrada de microorganismos no corpo da criança.

Além disso, apoia a atividade de diversas células do sistema imune, auxiliando o organismo a passar por seus desafios.

A vitamina A é encontrada na forma de retinol em alimentos de origem animal, como fígado, peixe, leite e derivados.

Outras fontes são os vegetais ricos em carotenoides que são convertidos em vitamina A no organismo, como Inhame, couve, espinafre, melancia, pimentão, tomate, cenoura e manga.

2- Vitamina C

Quando o assunto é a imunidade, ou a falta dela, logo vem à cabeça a vitamina C, não é mesmo?

A vitamina C é realmente um micronutriente importante ao sistema imunológico. Mas como então a vitamina C pode auxiliar na imunidade infantil?

Basicamente, ela apoia a função de várias células imunes, como por exemplo os fagócitos, responsáveis pela fagocitose, processo celular que engloba e elimina agentes patogênicos, combatendo e prevenindo infecções.

A vitamina C também funciona como um importante antioxidante e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos oxidativos causados por radicais livres.

Esta vitamina para auxiliar a imunidade da criança está presente principalmente em frutas cítricas, como acerola, limão e laranja.

3- Vitamina D

A vitamina D é outra grande aliada da imunidade do seu filho, pois ajuda a regular a resposta imunológica do organismo.

Como uma vitamina que auxilia a imunidade infantil, ela age:

  • auxiliando na proliferação das células de defesa do organismo
  • apoiando a produção de substâncias antimicrobianas que auxiliam na eliminação de bactérias, vírus entre outros agentes infecciosos
  • ajudando a controlar a liberação de substâncias inflamatórias e também a produção de anticorpos contra si mesmo (autoanticorpos).

A vitamina D é encontrada em alguns alimentos, como em alguns peixes gordurosos e nos cogumelos selvagens. Porém, sua principal fonte é a síntese proveniente da exposição da pele aos raios solares.

4- Vitamina E

O consumo adequado de vitamina E também é importante para manter a imunidade infantil em dia.

Isso porque esse nutriente auxilia e até estimula a atividade das células de defesa, principalmente os linfócitos, responsáveis por reconhecer e destruir microorganismos causadores de infecções.

Boas fontes de vitamina E incluem:

  • avelã, nozes, amêndoa
  • gérmen de trigo
  • óleos vegetais como o azeite de oliva
  • e semente de girassol.

 

5- Ferro

O ferro é um mineral essencial, sendo fundamental para a produção de hemoglobina e a oxigenação do corpo.

Além disso, faz parte da composição de diversas outras proteínas e enzimas essenciais ao bom funcionamento do organismo.

Quanto à sua relação direta com a imunidade, estudos têm apontado que a deficiência de Ferro compromete a proliferação, diferenciação, o número e até a função de algumas importantes células imunes, como leucócitos T, neutrófilos e natural killer (NK).

Boas fontes de ferro incluem principalmente as carnes vermelhas e vísceras, pois possuem maior quantidade de ferro heme, tipo do mineral mais biodisponível.

6- Zinco

Das vitaminas que auxiliam a imunidade infantil, há que se prestar bastante atenção a esse mineral essencial, pois ele é imprescindível ao bom funcionamento do sistema imune.

O zinco é essencial ao crescimento e desenvolvimento das células imunes, mais especificamente as células T, além de desempenhar um papel importante na resposta inflamatória e proteger barreiras de tecidos no corpo que ajudam a prevenir a entrada de agentes infecciosos ¹.

Alguns exemplos de fontes de zinco são carnes vermelhas, frutos do mar, castanhas e outras oleaginosas, chocolate meio amargo e grão de bico.

Como fortalecer a imunidade infantil?

O aleitamento materno e a vacinação são as bases para fortalecer a imunidade infantil. Mas vamos entender o porquê disso?

A amamentação é fundamental para auxiliar a imunidade da criança, já que o leite materno é capaz de fornecer ao bebê células de defesa, além de muitos outros nutrientes fundamentais ao seu desenvolvimento 2.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida, e de forma complementar até os dois anos.

Outro fator crucial para a imunidade infantil são as vacinas, que vão ser essenciais para a produção de anticorpos contra diversos agentes infecciosos ao longo da vida 2.

Além disso, uma alimentação adequada - a partir da introdução alimentar aos seis meses de idade - que forneça os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança também é fundamental sempre para manter a imunidade infantil em dia ³.

Falaremos mais sobre a relação entre dieta e imunidade no próximo tópico, continue acompanhando!

Alimentos para imunidade infantil: o que realmente ajuda?

O que realmente auxilia a imunidade da criança, e seu desenvolvimento, quando se trata de alimentos, é manter uma dieta balanceada, equilibrando todos os grupos nutricionais no prato: proteínas, gordura, carboidratos e vitaminas e minerais essenciais ³.

O Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde adota algumas diretrizes para uma alimentação infantil saudável 4. Resumimos e listamos as 5 principais para você:

  1. Oferecer à criança alimentos de diferentes grupos nutricionais, estimulando o consumo diário de frutas, verduras e legumes, leite e derivados, além de carnes, aves, peixes e ovos, distribuindo esses alimentos em pelo menos três refeições e dois lanches por dia

 

  1. Evitar alimentos gordurosos e frituras, dando preferência sempre aos assados, grelhados ou cozidos

 

  1. Usar sal com moderação ao preparar os alimentos e evitar oferecer açúcar, café, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, principalmente nos primeiros anos de vida

 

  1. Estimular a criança a beber bastante líquido ao longo do dia, principalmente água e sucos naturais de frutas, para manter a hidratação

 

  1. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

Além disso, outro ponto fundamental apontado é a preocupação para que a criança não se torne sedentária, passando muitas horas assistindo TV, jogando videogame etc. É importante estimular brincadeiras mais ativas, que movimentam o corpo.

Suplemento para imunidade infantil: quando usar?

Como vimos, uma dieta balanceada, com o consumo de alimentos ricos em vitaminas que auxiliam a imunidade infantil, além de outros nutrientes essenciais ao corpo da criança, geralmente são suficientes para suprir suas necessidades nutricionais.

Porém, há alguns casos de nutrientes com recomendação de suplementação infantil pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Isso acontece, por exemplo, com a vitamina D e o ferro 4. Consulte o pediatra do seu filho para orientação sobre suplementos e dosagens a serem ministradas.

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Referências bibliográficas: