28/10/2022

Os seus fios estão caindo em excesso ou estão nascendo quebradiços e sem vida? Você está se olhando no espelho e se perguntando o que fazer para o cabelo crescer de maneira saudável? Então, este artigo foi feito especialmente para você.

Nós sabemos que o brasileiro se importa - e muito - com as suas madeixas. Em nosso país, tanto os homens quanto as mulheres são muito vaidosos quando falamos sobre os fios, o que gera uma grande variedade de penteados.

Mas, além de escolher qual corte combina mais com o nosso rosto, precisamos aprender a como saber se o cabelo está saudável e, principalmente, o que fazer para o cabelo crescer desta maneira. Afinal de contas, de nada adianta um penteado maravilhoso com os fios ressecados e sem vida.

Por isso, ao longo deste texto, vamos dar algumas dicas de como fazer o cabelo crescer saudável. Então, vamos abordar alguns temas importantes, como:

  • o que é um cabelo saudável;
  • como saber se o cabelo está saudável;
  • o que fazer para o cabelo crescer saudável;
  • vitamina que ajuda a crescer cabelos saudáveis.

Gostou dos assuntos que serão tratados ao longo deste texto? Então, continue com a gente e saiba, de uma vez por todas, como manter os fios exalando saúde e bem-estar. Faça uma ótima leitura!

O que é um cabelo saudável?

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o que é um cabelo saudável. Para isso, precisamos entender sobre o funcionamento dos fios, o que implica saber um pouco mais sobre a estrutura capilar.

Basicamente, os cabelos são conglomerados de queratina e proteínas. Eles são divididos em três camadas, que são as cutículas (camada mais externa), córtex (área de maior peso e concentração de queratina) e medula (parte mais central do fio)1.

As células que formam os folículos capilares possuem bastante rotatividade, fazendo com que os cabelos caiam para o surgimento de novos fios1. Para se ter uma ideia, uma pessoa pode ter até 130 mil fios em seu couro cabeludo2. É muita coisa, não é mesmo?

Para manter a saúde do cabelo em dia, o corpo repassa diversos macronutrientes, como as proteínas, e micronutrientes, como as vitaminas e os sais minerais, para os fios todos os dias1.

Como saber se o cabelo está saudável?

Bem, pode parecer óbvio, mas o melhor jeito de saber se a saúde do seu cabelo está em dia é olhando para as suas madeixas. Afinal de contas, você consegue sentir um cabelo danificado por meio do toque e da visão.

A principal diferença presente em um cabelo não saudável é o ressecamento dos fios. Isso acontece quando as madeixas estão com “frizz”, ou seja, mais frágeis, sem uma coloração viva e com o surgimento de pontas duplas.

Outro jeito de perceber se o seu cabelo está saudável é prestando atenção à queda dos fios. Ela pode acontecer por conta de fatores genéticos, mas também pode ser provocada pela má nutrição dos fios.

O normal é que caiam, no máximo, até 120 fios por dia, sendo necessário um estado de alerta para qualquer número acima do indicado2.

É claro que é impossível contar cabelinho por cabelinho para saber se a sua queda está excessiva. Entretanto, isso pode ser notado com um aumento repentino de fios na escova, por exemplo.

O que fazer para o cabelo crescer saudável?

Agora que já introduzimos o tema, vamos dar algumas dicas sobre o que fazer para o cabelo crescer saudável. Você irá perceber que alguns pontos são comuns em relação a uma rotina de hábitos saudáveis para o corpo com um si.

Se você quiser aprender a como fazer o cabelo crescer com a saúde em dia:

Evite fumar

Para fazer com que seu cabelo cresça de maneira saudável, decidimos trazer um primeiro ponto muito comum em listas de bem-estar do corpo, que é não fumar. Isso acontece porque, além de ser um vilão para a saúde das vias respiratórias, ele é um risco para a pele e para os cabelos3.

Há muitos estudos que mostram que a nicotina e algumas das mais de quatro mil substâncias tóxicas do cigarro causam a degradação dos fios3.

Faça um cronograma capilar para cabelo saudável

Entrando um pouco mais no mundo dos cuidados capilares, muitos cabeleireiros e dermatologistas recomendam a criação de um cronograma capilar para cabelo saudável.

Basicamente, isso se dá quando uma pessoa executa três passos para a restauração da viçosidade dos fios. São eles: restauração (reposição das fibras capilares), nutrição (reposição dos nutrientes das madeixas) e hidratação (reposição da água presente nos cabelos).

Há testes caseiros para saber qual tratamento o seu cabelo precisa, mas você pode - e deve - procurar a ajuda de um profissional para saber qual o próximo passo para a recuperação da saúde dos fios.

Mantenha uma alimentação saudável

Como citamos, os macronutrientes e os micronutrientes, que são absorvidos pelo corpo por meio da alimentação, são de extrema importância para a saúde dos fios3.

Por isso, você deve evitar os dois extremos do mundo nutricional: as dietas muito restritivas e a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, ultra processados e pouco nutritivos3.

A manutenção de uma dieta saudável e rica em vitaminas e sais minerais ajuda o seu corpo a mandar os nutrientes para os fios, garantindo a saúde das madeixas3.

Minerais e vitaminas que ajudam a crescer cabelos saudáveis

O tópico anterior é tão importante que precisa ser debatido com mais detalhes. Afinal de contas, já falamos que os micronutrientes são importantes para a saúde capilar, mas quais são essas substâncias? Como elas atuam nos fios?

Então, agora que você já sabe o que fazer para o cabelo crescer de maneira saudável, você precisa conhecer alguns dos micronutrientes que ajudam as madeixas. Dentre eles, estão1:

  • vitamina C. Atua como um poderoso antioxidante e também auxilia na síntese das fibras do colágeno presente nos fios;
  • selênio. Ajuda a manter os fios saudáveis e atua como antioxidante;
  • biotina. Mais conhecida como vitamina B7, ela ajuda a produzir queratina, um dos principais alicerces do cabelo. Essa substância também é antioxidante;
  • zinco. A queda do cabelo é um dos sintomas comuns na deficiência deste mineral, que é conhecido por ajudar a manter a saúde dos fios;
  • vitamina D. Conhecido como vitamina do sol, hoje sabe-se que este hormônio ajuda a formação do cabelo em recém-nascidos.

Pensando nessa lista de vitaminas que ajudam a manter os fios saudáveis, a Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, desenvolveu o Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas.

Além da vitamina D, que também ajuda a manter a imunidade em dia, este suplemento alimentar possui zinco e biotina, que auxiliam a saúde dos fios. Confira!