21/07/2023

A resistência, o brilho e a qualidade dos fios ou a ausência dessas características podem estar relacionadas à deficiência de vitaminas e minerais essenciais. A biotina e zinco servem para auxiliar na manutenção do cabelo são os micronutrientes mais comentados e relacionados a essas questões.

Quadros de queda de cabelo intensa, enfraquecimento dos fios, formação de falhas, entre outros problemas, podem estar relacionados a desequilíbrios nos níveis dessas substâncias no organismo.

Por isso, encontrar a causa do distúrbio é o principal para definir a melhor estratégia, além de exames para verificar se os nutrientes estão em quantidades adequadas.

Se você tem alguma questão com suas madeixas, já deve ter encontrado referências sobre os benefícios da biotina e zinco para manutenção do cabelo, certo?

Neste artigo, explicamos para que serve cada um desses nutrientes, suas funções, como eles contribuem para a saúde dos fios e do organismo e qual vitamina tomar para ajudar na manutenção do cabelo.

Continue e boa leitura!

Qual a função da biotina?

A biotina, ou vitamina B7, é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, cuja função é auxiliar a metabolizar as proteínas, carboidratos e gorduras dos alimentos ingeridos, transformando-os em energia para o organismo1.

Por estar ligada à síntese de proteínas, especificamente da queratina, a biotina contribui para o crescimento saudável dos fios e das unhas2.

Sua ação antioxidante também é importante para o desenvolvimento do folículo piloso. Por isso, a biotina é incluída no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo, como a dermatite seborreica. Outros quadros no quais a vitamina contribui são alopecia e despigmentação dos cabelos2.

Uma pesquisa com 541 mulheres verificou que 38% das que relataram queda de cabelo possuíam deficiência de biotina2.

Como não é produzida pelo organismo, a biotina é obtida por meio de alimentos, como a carne vermelha, gema de ovo e frutas oleaginosas. A dose diária recomendada para adultos é de 30 μg/dia, uma quantidade possível de ser obtida com uma dieta equilibrada.

Saiba mais sobre as funções desse micronutriente no artigo: Para que serve a biotina? Função + benefícios.

Qual a função do zinco?

O zinco é um sal mineral e o segundo elemento mais presente no organismo humano. Uma de suas funções é participar da síntese de queratina e de ácidos graxos que protegem o folículo piloso dos fios de cabelo, contribuindo para sua recuperação e impedindo sua regrassão2.

 

Quando o organismo apresenta deficiência do mineral, alguns dos efeitos percebidos são afinamento do cabelo, fios quebradiços, perda de brilho e coloração avermelhada2.

A presença do zinco no organismo também contribui para a integridade das membranas celulares e o funcionamento do sistema imune. Além disso, é um antioxidante que ajuda a proteger dos danos causados pelos radicais livres2 3.

Os alimentos ricos em zinco são carnes vermelhas, frutos do mar, cereais integrais, castanhas, tubérculos, entre outros2.

Estudos realizados com mulheres descobriram níveis menores de zinco nas que possuíam alopecia. Uma pesquisa que avaliou homens e mulheres com alopecia areata, tratados com suplementação do mineral, obteve melhora no quadro2.

Zinco faz bem para o cabelo?

A resposta é sim, o zinco faz bem para o cabelo. Como esse sal mineral tem uma função importante no processo de produção da queratina, proteína essencial para a composição dos fios, e de ácidos graxos que atuam no folículo piloso, onde acontece a produção e crescimento do pelo, a presença do mineral é importante para ter cabelos saudáveis 2.

Para que servem biotina e zinco no cabelo?

A biotina e o zinco combinados servem de auxílio para a saúde dos cabelos. O último   é um dos oligoelementos mais estudados quando o assunto é desordem capilar, enquanto a biotina é um dos suplementos mais prescritos no tratamento dessas condições4.

A integridade e a beleza dos fios são consequência de uma ingestão nutricional adequada e equilibrada. Quando uma pessoa tem uma alimentação desregrada, problemas, como a queda excessiva de cabelo, podem acontecer4.

A deficiência desses nutrientes já foi estudada e relacionada a vários problemas capilares, como eflúvio telógeno crônico (aumento da queda diária), alopecia de padrão feminino (APF), calvície masculina e alopecia areata4.

Por isso, a biotina e o zinco para manutenção do cabelo é uma dupla frequente sugerida nos protocolos de tratamento quando as causas estão relacionadas a níveis baixos desses micronutrientes.

Como destacamos acima, o zinco atua no ciclo do folículo piloso, contribuindo para o seu crescimento. A atuação da biotina no processo de síntese de proteínas e na produção de queratina explica sua colaboração para o crescimento saudável dos cabelos (e das unhas!)4.

3 benefícios da biotina e zinco para o cabelo

Ao incluir biotina e zinco para manutenção do cabelo, alguns dos potenciais benefícios alcançados são:

Prevenção da queda capilar

Como a biotina e o zinco atuam na formação do folículo piloso e da queratina, eles contribuem para a saúde do cabelo, podendo trazer benefícios, como a prevenção da queda excessiva, melhora do brilho, do volume, da espessura dos fios e do couro cabeludo.

Os estudos que avaliaram o papel desses nutrientes mostram que a deficiência de biotina está relacionada com a perda de cabelo5.

Estudos que analisaram pessoas com baixos níveis de biotina ou problema na absorção de zinco relacionaram esses eventos a perda da resistência da haste capilar e alopecia5.

Dessa forma, os pesquisadores consideram a hipótese de prevenir e tratar essas deficiências para evitar os problemas que levam à queda dos fios5.

Leia também >>> Queda de cabelo feminino: 6 causas para a perda dos fios

Crescimento saudável dos fios

O crescimento saudável é outro benefício da biotina e zinco para manutenção do cabelo. Um estudo da Universidade da Califórnia avaliou mulheres que sofriam com queda excessiva durante 180 dias.

Nesse período, o grupo tomou um suplemento à base de biotina regularmente e apresentou um crescimento significativo e visível após o final dos testes6

Proteção do couro cabeludo

A associação de biotina e zinco também pode proteger o couro cabeludo, deixando-o mais saudável.

Um estudo feito com uma paciente com alopecia, dermatite seborreica no couro cabeludo e com deficiência de biotina, constatou melhora no aspecto dos fios e do couro cabeludo após três meses de suplementação da vitamina7.

Como obter e evitar ausência de biotina e zinco?

A ausência de biotina e zinco, como vimos acima, pode estar relacionada a diversos problemas capilares, e a melhora pode ser obtida com a suplementação, quando indicado.

Os suplementos são inseridos de forma complementar à alimentação diária para que o déficit dos nutrientes seja superado. Por isso, é importante o apoio médico para confirmar se a alimentação não está sendo realmente suficiente ou se existe uma deficiência que valide a suplementação2.

Entre as opções desse tipo de suplemento alimentar, está a Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas, desenvolvido por Addera, vitamina D número 1 do Brasil8, e a mais recomendada pelos médicos no país9.

Os comprimidos são enriquecidos com biotina e zinco para ajudar na manutenção do cabelo, da pele e de unhas mais fortes e saudáveis. Clique no link e conheça o produto!

1. Office of Dietary Supplements - Biotin [Internet]. Nih.gov. 2017. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-Consumer/. Acesso em maio de 2023.


2. Cruz P, Suzuki VY, Carvalho Jamil L, Torres Madeiro Leite JA, Leite de Freitas LC, Rocha Oliveira C, et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences. 2020 Sep 16;1(1):33–40. Disponível em: https://ansj.com.br/journal/index.php/1/article/view/5. Acesso em maio de 2023.


3. Ministério da Saúde -MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA [Internet]. Disponível em: http://antigo.anvisa.gov.br/documents/10181/3898888/IN_28_2018_COMP.pdf/db9c7460-ae66-4f78-8576-dfd019bc9fa1. Acesso em maio de 2023.


4. Elu2010Esawy FM, Hussein MS, Ibrahim Mansour A. Serum biotin and zinc in male androgenetic alopecia. Journal of Cosmetic Dermatology. 2019 Feb 3;18(5):1546–9. Disponível em: https://piel-l.org/blog/wp-content/uploads/2019/03/El-Esawy-et-al.-2018-Serum-biotin-and-zinc-in-male-androgenetic-alopecia.pdf. Acesso em maio de 2023.


5. Novaes, Vitória Vilela. Uso da biotina na prevenção e tratamento da queda capilar: uma revisão da literatura. Pucgoiasedubr [Internet]. 2020; Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3391. Acesso em maio de 2023.


6. Glynis A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology [Internet]. 2012 Nov 1;5(11):28–34. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3509882/. Acesso em maio de 2023.


7. Trüeb R. Serum biotin levels in women complaining of hair loss. International Journal of Trichology. 2016;8(2):73. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27601860/. Acesso em maio de 2023.


8. Close-up Dezembro/ 2020


9. QVIA PMB Dezembro/2020