27/10/2022

Muito se fala sobre a importância das vitaminas e dos sais minerais para o corpo humano, mas pouco é debatido sobre como cada um desses nutrientes age nos sistemas e quais são os seus benefícios. Por isso, se está querendo saber para que serve o zinco no organismo, você veio para o lugar certo!

Se você nunca ouviu falar sobre os benefícios do zinco para a saúde, nós precisamos conversar melhor. Afinal de contas, esse mineral é muito importante para nós, seres humanos. Uma prova disso é que o nutriente participa de mais de 300 reações químicas no organismo1. Um número impressionante, não é mesmo?

Por isso, criamos esse texto para que você entenda, de uma vez por todas, o que o zinco faz no organismo e por que você deve prestar atenção à suplementação deste nutriente.

Então, vamos abordar alguns pontos cruciais para ajudar o seu entendimento, como:

  • o que é zinco;
  • a quantidade diária de zinco recomendada;
  • os alimentos que contém zinco;
  • para que serve o zinco no organismo;
  • os benefícios do zinco e vitamina D no corpo.

Gostou dos temas? Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é zinco?

Para começo de conversa, o zinco é um mineral muito importante para o corpo humano e pode ser encontrado em inúmeros alimentos, tanto animais quanto vegetais. Na tabela periódica, esse nutriente é representado com o símbolo Zn.

Para você ter uma noção, você possui, mais ou menos, duas gramas de zinco espalhadas pelo seu corpo2. Grande parte do mineral, cerca de 90%, está presente nos músculos, ossos, na pele e no fígado3.

Além disso, ele também pode ser encontrado nos cabelos e nas unhas3, já que o mineral ajuda o crescimento saudável dos fios. Entretanto, vamos abordar esse assunto mais profundamente no decorrer deste artigo.

Qual é a quantidade recomendada de zinco por dia?

Antes de explicar para que serve o zinco no organismo, precisamos falar qual a recomendação diária de ingestão (RDI) deste mineral. Afinal de contas, para manter as propriedades do zinco, você deve consumir uma quantidade específica de zinco por dia.

Hoje em dia, a comunidade médica mundial recomenda a ingestão diária de 11mg de zinco para homens e 8mg para mulheres1.

Entretanto, esse valor pode mudar de acordo com a fase da vida da pessoa. Por exemplo, mulheres grávidas podem precisar de quantidades maiores do mineral em sua dieta, assim como crianças que estão passando pela puberdade e idosos1.

Por isso, é sempre recomendado procurar um médico ou nutricionista para saber o quanto consumir de zinco todos os dias.

Onde é encontrado o zinco?

Vamos falar de coisa boa? Chegou o momento de falar sobre os alimentos que têm zinco[1]  em sua composição - e já podemos adiantar que vem muita coisa gostosa por aí.

Para começar, vamos citar a carne vermelha, os miúdos, o fígado e derivados, como ovos, queijos e leite. Para a preocupação dos veganos e vegetarianos, as principais fontes de zinco são alimentos de origem animal1 3.

Embora não esteja tão presente no cardápio diário do brasileiro, o zinco pode ser encontrado em abundância nas ostras3.

Nos vegetais, você pode encontrar o mineral nas nozes, no feijão, em algumas castanhas e amêndoas e em sementes. Entretanto, a absorção do zinco por meio dos vegetais pode ser dificultada por conta da presença de outras substâncias, como as fibras1 3.

Então, pode ser que você precise repor a quantidade de zinco com a ajuda de suplementos alimentares. 

Para que serve o zinco no organismo?

Agora que você já compreendeu o que é esse mineral, nós já podemos explicar o que o zinco faz no organismo, fazendo com que ele seja um dos nutrientes mais importantes para os seres humanos.

Como já falamos anteriormente, o Zn participa de mais de 300 reações químicas em todo o organismo. Portanto, não é surpresa alguma que suas funções envolvam sistemas importantes do corpo.

Mas, sem mais delongas, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios do zinco para a saúde:

Ajuda o desenvolvimento saudável dos seres humanos

O zinco é um participante ativo na síntese do DNA e do RNA. Portanto, é possível dizer que o mineral ajuda a reprodução celular, que acontece por meio da divisão das células e de seus materiais genéticos1.

Estudos mostram que o período da puberdade, no qual as crianças passam pelo estirão, pode ser influenciado de acordo com os níveis de zinco no corpo1.

Auxilia o crescimento saudável da pele, cabelo e unhas

Hoje em dia, é sabido que o zinco também ajuda, e muito, o cabelo e as unhas a crescerem de maneira saudável. Isso acontece porque o mineral atua nas células epiteliais, que estão presentes nas unhas, nos fios e, é claro, na pele2.

A queda de cabelo, a dificuldade de cicatrização e unhas quebradiças aparecem entre alguns dos sintomas mais comuns da falta de zinco no corpo2.

Ajuda o bom funcionamento do sistema imune

Como já falamos anteriormente, um dos benefícios do zinco para a saúde é o seu auxílio à divisão celular. Essa característica também se faz presente no sistema imunológico, já que o mineral é conhecido por ajudar o desenvolvimento de células de defesas, como as Natural Killers (NK) e os linfócitos T4.

Além disso, é possível notar que o zinco também ajuda a eliminar os invasores do corpo humano, como os vírus e bactérias. Muitos estudos mostraram que as células não conseguem trabalhar de maneira correta quando estamos com deficiência do nutriente1.

Por isso, é possível notar que a deficiência de zinco também pode deixar o corpo suscetível a sofrer com mais infecções1.

Auxilia o combate aos radicais livres

Finalizando o nosso debate sobre para que serve o zinco no organismo, precisamos falar sobre o seu papel importante no combate aos radicais livres (RL). Isso faz com que o zinco seja um bom agente antioxidante1.

O envelhecimento precoce é um dos sintomas do estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Mas, é possível que alguns cânceres também surjam por conta da falta de antioxidantes, já que eles ajudam a manter o bom funcionamento da divisão celular1.

Zinco e vitamina D: as propriedades do zinco com o hormônio

Pronto, agora você já entendeu para que serve o zinco no organismo. Ao longo deste texto, nós citamos alguns dos benefícios deste minério, mas vale ressaltar que suas funções não param por aqui.

Então, é sempre importante garantir que os seus níveis do mineral estejam em dia. Caso apenas a alimentação não esteja sendo suficiente, você pode recorrer aos suplementos alimentares.

Então, precisamos recomendar a Addera, que é a vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos de todo o País6.

Em nosso mix de produtos, você encontra a Vitamina D Addera + Cabelos & Unhas. Nele, além das doses recomendadas de vitamina D, você encontra o zinco e a vitamina B7, conhecida também como biotina.

Com ele, você ajuda a manter o crescimento saudável dos seus cabelos e unhas. Conheça!