20/07/2023

Você pensa muito na sua terceira idade? Como você se imagina velhinho? Bem, para conseguir alcançar seus 80 ou, quem sabe, passar dos 90 anos, você precisa seguir alguns pilares da longevidade.

Vira e mexe, diversos sites de notícias afirmam conhecer os segredos para envelhecer de maneira saudável. Nesses casos, muitas vezes eles indicam alimentos “milagrosos” que eliminam toxinas e permitem uma terceira idade livre de doenças.

Bem, antes de mais nada, é necessário afirmar que não existe milagre para ter uma longevidade saudável. Para isso, você precisa se livrar de vícios e entrar numa rotina balanceada, ativa, nutritiva e benéfica para o seu corpo.

Parece difícil? Bem, isso demanda força de vontade, que é o motor para a mudança de hábito.

Então, que tal entender quais fatores contribuem para a longevidade de acordo com a ciência?

Neste texto, vamos trazer o que significa longevidade e, principalmente, quais são os pilares da longevidade, ou seja, o que você precisa fazer para alcançar uma terceira idade plena e saudável.

Ficou curioso? Esse é um tópico interessante para você? Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que significa longevidade?

No dicionário, longevidade significa “duração da vida (de um indivíduo, de um grupo, de uma espécie), mais longa que o comum”. Como você pode ver, este é um conceito muito vago, já que a expectativa de vida muda de acordo com a região, país e classe econômica do cidadão.

Vamos trazer esse termo para a realidade do Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos de idade.

Parece bastante, não é verdade? Porém, estudos indicam que a expectativa de vida em Mônaco, um pequeno país da Europa, é de quase 90 anos. No Japão, a idade média também ultrapassa os 80 anos.

Então, teoricamente, no Brasil, a pessoa precisa ter mais de 76 anos para ser considerada “longeva”. E, segundo dados do IBGE, isso está cada vez mais possível. Confira o infográfico abaixo, que compara as idades da população brasileira entre 2012 e 2021:

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Como você pôde analisar, o número de pessoas acima dos 75 anos cresceu para tantos os sexos, o que mostra um quadro de envelhecimento da população - note que o número de pessoas mais novas está em declínio.

Entretanto, o conceito de longevidade engloba outros fatores, como o envelhecimento saudável.

Médicos e outros profissionais da saúde mostram que, o importante, é chegar à terceira idade bem e saudável. Para isso, você precisa desenvolver uma série de hábitos saudáveis, que vamos tratar como “pilares” para um envelhecimento cheio de alto astral.

Pilares da longevidade: quais fatores contribuem para a longevidade?

Os fatores que contribuem para a longevidade são: exercícios físicos constantes, mente saudável, alimentação balanceada e nutritiva, visitas regulares em médicos, largar vícios e a manutenção de rotinas de lazer 1 2 3.

Agora você deve estar pensando: “eu já sabia disso, onde está a novidade?”. Bem, como falamos anteriormente, não existe segredo ou milagre para uma vida longa e saudável. Entretanto, isso não significa que você não possa alcançar a longevidade com hábitos positivos para o seu corpo.

Por isso, vamos explicar melhor como esses pilares da longevidade podem impactar positivamente a sua vida? Confira:

Como ter longevidade com uma alimentação saudável?

A alimentação é o combustível do corpo humano. É por meio dela que o organismo irá repor os nutrientes para continuar funcionando de maneira adequada. Por isso, sem sombra de dúvidas, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais e pobre em gorduras pode ser um dos pilares da longevidade.

Que tal um exemplo de como a alimentação impacta na vida, principalmente na terceira idade? A osteoporose é um problema ósseo grave que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) e outras instituições, acomete cerca de 10 milhões de brasileiros.

A osteoporose acontece quando os ossos não conseguem repor o cálcio perdido. Com a falta do mineral, o esqueleto fica fraco e mais poroso, o que pode ocasionar quedas e fraturas e, em alguns casos, levar até a morte4.

Hoje em dia, sabe-se que um dos fatores para a osteoporose é o baixo consumo de cálcio na alimentação, o que pode ser revertido com ingredientes derivados do leite e diversos legumes4.

Então, uma alimentação pensada para repor os nutrientes essenciais do corpo humano pode ser uma boa estratégia para viver mais e de maneira saudável2.

Longevidade saudável com exercícios físicos

Envelhecimento saudável e sedentarismo não combinam. A falta de práticas de atividades físicas pode trazer muitos pontos negativos para idosos, como perda de massa muscular, problemas ósseos, dores nas articulações, ganho de peso e até desequilíbrio emocional3.

Por isso, além de manter uma alimentação balanceada, você precisa se manter ativo. É claro que o tipo de exercício deve estar de acordo com a sua idade e com as suas limitações. Por isso, caso necessite, procure a ajuda de um instrutor ou educador físico3.

Lazer e saúde mental em dia

Você já ouviu a frase: mente sã, corpo saudável? Bem, ela mostra a importância de se manter a saúde mental em dia - afinal de contas, você precisa encontrar um equilíbrio entre o bem-estar físico e da mente2.

A ansiedade e a depressão são problemas de saúde que afetam boa parcela dos idosos, o que prejudica o envelhecimento saudável. Para tratar esses quadros ou evitá-los, mantenha uma rotina de lazer e, se necessário, busque apoio psicológico ou psiquiátrico2.

Vícios? Tô fora!

O cigarro e o álcool são dois vilões da longevidade. O primeiro é um dos grandes causadores do câncer de pulmão, enquanto o segundo, quando ingerido em grandes quantidades, pode afetar o fígado.

Por isso, especialistas indicam que, para ganhar mais alguns anos de vida, você deve dizer não aos vícios e aos maus hábitos.

Mantenha os exames em dia

Além de seguir todos os pilares da longevidade citados anteriormente, você precisa seguir uma rotina de consultas médicas. E não é por menos: por meio dos exames, você pode verificar se o seu corpo está trabalhando de maneira correta ou se algo está fora de sintonia.

E vale sempre lembrar: um diagnóstico precoce pode aumentar as chances de resultados positivos contra diversos problemas de saúde.

Vitamina é importante para a longevidade?

Sim, as vitaminas são importantes para alcançar a longevidade! Por isso, a sua alimentação deve conter os mais variados tipos de nutriente. E, além disso, manter os exames em dia é uma ótima escolha para verificar se o seu consumo de vitaminas, minerais e macronutrientes está sendo suficiente.

Caso não esteja, talvez seja a hora de apostar em um suplemento alimentar.  A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, desenvolveu o Suplemento Alimentar Vitamina D Addera + Imunidade Max.

Este suplemento alimentar possui todos os benefícios da vitamina D e agora com uma molécula mais tecnológica que permite uma absorção até três vezes mais rápida e eficaz. Além disso, ela conta com doses indicadas de vitamina C, selênio e zinco, nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O suplemento alimentar Addera Max não sobrecarrega o fígado, sendo muito recomendado para pessoas com problemas de má absorção da vitamina D. Confira!