21/07/2023

Você cuida da saúde das unhas? Pare um minutinho e repare na aparência das suas. Estão firmes, com a cor uniforme e a lâmina ungueal tem alguma textura ou descamação?

Unhas bonitas não são apenas um detalhe estético. Alterações nas características básicas podem indicar desde um distúrbio orgânico até problemas com produtos que causam alergia ou um trauma temporário.

Para te ajudar a manter as unhas saudáveis, reunimos neste artigo dicas de cuidados, como fortalecê-las e quando uma vitamina para manutenção das unhas pode ser indicada.

Boa leitura!

Qual a cor das unhas saudáveis?

O padrão de cor das unhas saudáveis é rosado em pessoas mais claras e mais escuro em pessoas negras. Essa é a característica da pele que fica embaixo da lâmina ungueal, chamada de leito ungueal. A textura da lâmina, a unha em si, deve ser firme e compacta com a base e pontas arredondadas1 2.

As mudanças na coloração, formato e textura são sinais de alerta para investigar a causa que pode estar relacionada a um quadro de anemia, carência de zinco e de proteínas, micoses, dermatites, psoríase e até casos mais específicos, como doenças renais ou pulmonares1.

A idade também afeta o aspecto das unhas. Enquanto nos mais jovens a superfície é lisa, depois dos 50 anos, características como aspereza e descamação costumam acontecer. Nas mulheres, essas mudanças são comuns a partir das alterações hormonais causadas pela entrada na menopausa1.

Fazer um diagnóstico a partir das alterações visíveis nas unhas requer bastante cuidado tanto do paciente quanto do médico, pois é fundamental descobrir a causa para que esse seja o foco do tratamento.

O autoexame das unhas, de acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), envolve três etapas:

  • Mudanças na cor: o escurecimento sinaliza um possível problema na circulação sanguínea1;
  • Características de textura: o ideal é que esteja rígida e resistente para dar proteção1;
  • Alterações no formato da unha: o tipo de corte feito pode influenciar as mudanças1.

Como cuidar da saúde das unhas?

Para cuidar da saúde das unhas, você deve incluir alguns hábitos na rotina, assim como evitar outros que desfavorecem o bom crescimento e desenvolvimento. Separamos algumas dicas de cuidados que você pode incorporar:

1. Faça uma pausa entre uma esmaltação e outra

Um cuidado ainda considerado mito por muitas pessoas é a pausa entre uma esmaltação e outra para ficar um tempinho sem nada cobrindo as unhas.

Isso é importante porque o uso contínuo de esmalte causa ressecamento, além de deixar as unhas fracas, quebradiças e com manchas. Outro problema é que a cobertura “abafa” a lâmina ungueal, o que aumenta as chances de desenvolver micoses3.

O indicado para manter a saúde das unhas é remover o esmalte antigo três dias antes da nova esmaltação. Nesse período sem esmalte, capriche na hidratação3.

2. Evite a exposição a agentes químicos

O uso de detergente, água sanitária, desinfetantes, solventes, sabão em pó e outros produtos químicos usados na limpeza e em outras atividades domésticas pode prejudicar a saúde das unhas.

Essas substâncias afetam a adesão das células da lâmina ungueal. Por isso, o recomendado é proteger as mãos com uma luva durante o manuseio para evitar o ressecamento4.

Além disso, é importante ter em mente quanto maior é a exposição aos produtos químicos, maiores são os danos, pois o efeito é cumulativo4.

3. Use removedores de esmalte sem acetona

Quem faz a unha com frequência precisa ter atenção ao tipo de removedor utilizado para preservar a saúde das unhas.

A recomendação é usar um produto sem acetona na formulação para evitar o ressecamento das unhas4.

4. Não lixe a parte de cima das unhas

Outro cuidado importante é não lixar ou polir a parte de cima das unhas. Essa é uma prática que muitas manicures fazem com o objetivo de uniformizar a superfície.

Porém, o que esse procedimento faz é a remoção das camadas de queratina, o que fragiliza e afina as unhas. A presença de estrias e descamações deve ser avaliada por um dermatologista e tratada. Então, evite soluções paliativas como essa5.

5. Atenção aos métodos de alongamento

Existem diversos métodos de alongamento no mercado — acrigel, fibra de vidro, acrílico, gel, entre outros — e com os cuidados certos é possível manter a saúde das unhas.

O principal cuidado é se certificar de que suas unhas estejam saudáveis e sem nenhuma alteração na cor, formato ou textura. Evite as técnicas se tiver pele sensível, com psoríase, alergias ativas e micose6.

Escolha uma profissional capacitada no método escolhido e cheque se os produtos utilizados são aprovados pela Anvisa. Além disso, respeite o prazo de manutenção e tenha cuidado com descolamentos e infiltrações6.

Evite unhas muito compridas, pois elas geram um efeito alavanca que provoca o descolamento das lâminas ao fazer atividades simples como digitar no computador6.

Como deve ser uma unha saudável?

A unha saudável deve ter a superfície lisa, permitindo visualizar a lúnula, a meia lua branquinha que fica próxima à cutícula, que é a parte visível da raiz. Outros sinais de saúde são a ausência de estrias, fendas, cor e formato uniforme e pele sem descamação em volta da unha3.

Como fortalecer as unhas?

O primeiro passo para fortalecer as unhas é investigar o que está enfraquecendo o aparelho ungueal. Ao perceber uma mudança na aparência das unhas ou na pele ao redor, o recomendado é procurar um dermatologista.

O apoio do especialista é importante porque alterações sistêmicas podem afetar a saúde das unhas e enfraquecê-las. Um exemplo é a carência de ferro que amolece as lâminas e causa coiloníquia (unha em formato de colher)3.

As doenças e quadros que prejudicam a circulação sanguínea e causam grande estresse no organismo, como eczemas, psoríase nos dedos, alopecia, infecção generalizada e deficiência de zinco podem reduzir ou parar temporariamente o crescimento saudável das unhas3.

Descoberta a causa, começa o protocolo para fortalecer as unhas. Quando o enfraquecimento pode estar ligado a deficiências nos principais sais minerais e vitaminas do organismo, uma alternativa é fazer a suplementação dos nutrientes em baixa.

Um exemplo de suplemento alimentar dessa categoria de tratamento é a Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas, desenvolvida por Addera, vitamina D número 1 do Brasil7, e a mais recomendada pelos médicos no país8.

A fórmula possui vitamina D que auxilia no processo de divisão celular, trabalhando, por exemplo, na diferenciação de queratinócitos, responsáveis pela síntese da queratina. Além disso, tem biotina que contribui para a manutenção do cabelo e da pele e zinco que ajuda na manutenção da saúde das unhas.

Com os cuidados certos e o acompanhamento de um dermatologista, é possível fortalecer as unhas e mantê-las saudáveis, nutrindo seu corpo com elementos necessários para o seu bom funcionamento.