30/09/2022

Quando você vai conhecer uma pessoa, em qual parte do corpo você costuma prestar atenção em um primeiro momento? Há quem diga o rosto, outros podem preferir o cabelo, mas há quem afirme que as mãos são as mais chamativas. Então, nada mais justo que aprender o que é bom para fortalecer as unhas e mantê-las bonitas e saudáveis, não é mesmo?

Unhas bem cuidadas e saudáveis, querendo ou não, chamam atenção. Entretanto, elas também possuem essa característica quando estão quebradiças e gastas. Por isso, é importante garantir que elas estejam sempre cortadas e com a aparência revigorada e nova.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para a manutenção das unhas, deixando-as saudáveis. Para isso, teremos que abordar alguns hábitos que podem ser aplicados no dia a dia e, é claro, sobre questões nutricionais, que são essenciais para quem deseja manter as “garras” perfeitas.

Então, separamos alguns tópicos interessantes que nos guiarão nesta jornada de conhecimento. Dentre eles, estão:

  • a saúde das unhas e o funcionamento do corpo;
  • o que é bom para manutenção das unhas;
  • alimentos para fortalecer as unhas;
  • vitaminas para manutenção das unhas.

Gostou? Então, continue com a gente e aprenda dicas rápidas e simples de medidas que podem ajudar as unhas para que cresçam fortes e saudáveis. Faça uma ótima leitura!

As unhas e suas manifestações de condições clínicas

Você sabia que as unhas podem mostrar que algo de errado pode estar acontecendo com o seu corpo? Hoje, é sabido que algumas condições ungueais, como são chamadas cientificamente, podem ser alertas de outros problemas1.

Em título de curiosidade, vamos citar alguns exemplos. Se você tem as chamadas “unhas de vidro de relógio”, ou seja, aquelas em formato bastante arredondado, pode ser que você esteja desenvolvendo alguma condição pulmonar ou um problema inflamatório no intestino1.

Já o formato de coiloníquia, que possui as laterais mais elevadas como se parecesse uma colher, pode ser um sintoma de anemia1.

Por sua vez, unhas muito quebradiças e fracas podem indicar a falta de nutrientes importantes para a saúde dos agentes dermatológicos2.

Por isso, inicialmente, comece a prestar mais atenção na saúde da sua mão, principalmente em seus dedos.

O que pode ajudar a fortalecer as unhas? Dicas para a sua rotina

Agora que passamos por alguns fatos interessantes sobre a somatização de possíveis sintomas de condições clínicas nas unhas, chegou o momento que vocês estavam esperando. Está na hora de repassar algumas dicas sobre como ajudar a manter as unhas saudáveis e fortes durante o dia a dia.

Em primeiro lugar, você sabia que as unhas começam a ser formadas nas primeiras 13 semanas do feto? Depois do nascimento, elas continuam crescendo livremente3.

Estima-se que as unhas das mãos cresçam cerca de 3 milímetros por mês, o que significa 0,1mm por dia. Muito pouco, não é mesmo? Mas, para quem está acostumado a mantê-las aparadas, essa diferença é gritante3.

Em contrapartida, as unhas dos pés crescem em um movimento mais lento. De acordo com pesquisas, elas crescem cerca de 1 milímetro por mês3.

Agora que você já entendeu como funciona o crescimento das unhas, vamos para as dicas. São elas:

Mantenha as unhas sempre cortadas

Sabemos que unhas compridas estão super na moda. Não é difícil encontrar celebridades utilizando verdadeiras garras de tão longas. Entretanto, quanto mais deixamos nossas unhas naturais crescerem, mais propensas elas ficam a quebras 3.

Por isso, se você deseja evitar a dor de ter que cortar a unha no lugar errado por conta da quebra, a recomendação é sempre a mesma: corte-as sempre que possível. Isso irá facilitar, também, na limpeza 3.

Preze pela higiene

Como já demos uma palhinha na dica anterior, a limpeza é essencial. Por isso, sempre limpe as sujeiras que se acumulam embaixo das unhas. Além disso, evite ficar com um esmalte por muito tempo, sempre retirando-o com um removedor próprio para o cosmético 3.

Evite usá-las com força

Quem nunca quis abrir algo com os próprios dedos? Uma dica para fortalecer a unha é evitar utilizá-la com força bruta, como para abrir potes, raspar superfícies e outras manias que podem enfraquecê-las 3.

Tome muita água

Que 70% do corpo é composto de água, todo mundo sabe. Entretanto, você tinha conhecimento de que o composto também influencia na saúde das unhas? Quando bebemos pouca água, é comum que elas nasçam opacas e sem força, que é o contrário do que desejamos, não é mesmo 3?

Tenha uma alimentação rica em nutrientes

Por último, mas com certeza não menos importante, está a manutenção de uma dieta rica em vitaminas e outros nutrientes. A saúde das unhas é muito influenciada por aquilo que comemos. Por isso, evite ingerir alimentos pobres nutricionalmente e ricos em gorduras 3

Alimentos para ajudar a manter as unhas saudáveis

Chegou o momento de falar sobre alguns nutrientes importantes para a manutenção das unhas. E nada melhor do que citar alguns alimentos que podem ajudar nesse processo, não é verdade 2?

Por isso, neste primeiro momento, vamos citar três minerais importantes para a saúde das unhas:

  • ferro. Como já dito anteriormente, a falta de ferro (anemia ferropriva) causa mudanças físicas nas unhas, deixando-as com um aspecto de colher e quebradiças. Este mineral pode ser encontrado em carnes, feijão e outros vegetais verdes2;
  • selênio. Por sua vez, esse nutriente age como antioxidante, eliminando os radicais livres que prejudicam o crescimento saudável das unhas. Castanhas e nozes são fontes de selênio2;
  • zinco. Ajuda a manutenção das unhas e no reparo dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em castanhas e amendoim2.

Vitamina para ajudar na saúde das unhas

Sabe o que é bom para fortalecer as unhas? Vitaminas! Então, para finalizar o texto, trouxemos algumas vitaminas que exercem esse papel importante.

Dentre elas, estão2:

  • vitamina C. Assim como o selênio, este nutriente é muito antioxidante, eliminando os radicais livres, vilões das células do corpo 2;
  • biotina. Também conhecida como vitamina B7, a biotina é importante para a síntese de queratina, que ajuda na manutenção e crescimento saudável das unhas2;
  • vitamina B3. A niacina participa da síntese da melanina e do colágeno2.

Percebeu como as vitaminas e os minerais são importantes para a manutenção das unhas? Foi pensando nisso que a Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, desenvolveu o Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas.

Além da vitamina D, este suplemento possui zinco e biotina, que ajudam a saúde dos fios e, é claro, das unhas. Confira!