30/09/2022

Quando um homem começa a perder cabelo, é muito comum associar este evento com a calvície. Afinal de contas, há 50% de chance de uma pessoa desenvolver ou não esta condição, tornando o assunto pouco debatido. Por outro lado, a queda de cabelo feminino está, na maioria das vezes, ligada a outros problemas do corpo1.

Isso acontece porque a alopecia androgenética, nome científico para a calvície, é muito menos comum em mulheres 1. Por isso, a queda de cabelo nessas pessoas pode estar associada com o desregulamento do organismo, sendo um dos sintomas para diversas condições.

Então, criamos esse texto para explicar quais são as outras causas que envolvem a queda de cabelo feminino. Ao longo de todo este artigo, vamos abordar temas importantes para o seu bem-estar e para a manutenção dos fios cheios de vida, volume e saúde 1.

Dentre os pontos que vamos debater, estão:

  • como notar a queda de cabelo em mulheres;
  • o que causa a queda de cabelo feminino;
  • o que é bom para a queda de cabelo feminino;
  • vitamina para a queda de cabelo feminino.

Achou interessante? Então continue com a gente para aprender o que pode estar causando a perda de suas madeixas. Faça uma boa leitura!

Queda de cabelo feminino: como notar?

Imagine só poder chegar diante ao seu espelho e perguntar “Espelho, espelho meu, será que meus fios estão caindo em excesso?”. Bem que esta poderia ser a realidade, não é mesmo? Entretanto, enquanto essa tecnologia não é criada, precisamos ter um olhar mais apurado para perceber a queda demasiada dos cabelos femininos 1.

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que é normal o cabelo caía todos os dias. No final das contas, as madeixas mais velhas dão lugar para novos fios, mais saudáveis e mais fortes. Mas, é importante que percebamos quando isso começa a acontecer em excesso 1.

A primeira dica é começar a notar um possível aumento dos fios acumulados no pente. Além disso, sempre cheque se o seu cabelo começou a cair sem aplicação de força, como em momentos de repouso e quando se está trabalhando ou estudando 1.

Quando você começar a suspeitar da queda excessiva de cabelo, o dermatologista e o tricologista serão os seus melhores amigos. Esses são os médicos especialistas em queda de cabelo feminino, sendo a tricologia uma área da dermatologia 1.

É muito importante entender que devemos evitar, a todo custo, a automedicação. Portanto, procure um médico especialista e siga o tratamento recomendado.

O que causa a queda de cabelo feminino?

Bem, a queda capilar feminina pode ser causada por inúmeras condições. Elas variam desde o seu estado emocional, seus hábitos alimentares e até mesmo a condições climáticas do bairro ou cidade da pessoa 1.

Como você bem sabe, o bom funcionamento do corpo exige um equilíbrio. Quando esse balanceamento é quebrado, alguns sintomas podem aparecer, como a queda capilar. Por isso, vamos trazer algumas das possíveis causas para a perda dos fios 1.

Dentre eles, estão1:

Estresse

É inegável que a rotina está cada vez mais caótica. Um dos sintomas de dias mais corridos é o estresse. Este sentimento também está ligado a outras condições, como à depressão e à ansiedade 1.

Hoje, sabe-se que o estresse pode causar a queda de cabelo. Estar estressado pode afetar diversos sistemas do corpo, desde a liberação excessiva do hormônio cortisol, que afeta a saúde dos folículos capilares, até a má absorção de nutrientes pelo intestino 1.

Administração de anticoncepcional

O uso do anticoncepcional, que é um método contraceptivo, também está ligado à liberação excessiva do cortisol, o hormônio do estresse. Nestes casos, a melhor alternativa é manter hábitos saudáveis para compensar este aumento, como alimentação balanceada e rica em vitamina 1s 1.

Fumar

O cigarro é um conhecido vilão dermatológico. Ele causa estragos na pele, nas unhas e, é claro, no cabelo. Suas mais de quatro mil substâncias tóxicas podem causar o ressecamento e envelhecimento do cabelo, dando um aspecto “desgrenhado” aos fios e impulsionando a sua queda 1.

Excesso de radicais livres

Os radicais livres também são conhecidos pelos seus danos à pele e ao cabelo. Essas substâncias podem se proliferar por conta da má alimentação, excesso de exercícios físicos e até mesmo pela poluição da cidade 1.

Os radicais livres causam envelhecimento precoce das células, podendo interferir, inclusive, na saúde dos fios 1.

Pós-parto

Depois de dar à luz, a saúde da mulher pode passar por algumas turbulências hormonais. Por isso, é comum que o cabelo perca um pouco a sua saúde, que era resultado de uma “injeção” de hormônio durante a gravidez2.

Isso, por sua vez, causa a perda em excesso do cabelo durante o pós-parto, período que pode levar até três meses de duração. Especialistas ressaltam que é importante cuidar da saúde dos fios nesta fase, já que as madeixas também estão ligadas à autoestima e à prevenção de depressão2.

Dietas restritivas ou pouco nutritivas

Por último, mas não menos importante, precisamos citar o cuidado com a alimentação. Dietas muito restritivas, ou seja, que excluem nutrientes por conta de um maior déficit calórico, podem causar a fraqueza dos fios, ocasionando na queda capilar 3.

Afinal de contas, a alimentação é a porta de entrada para diversos nutrientes que ajudam na saúde do cabelo, como o zinco, o ferro, o silício e algumas vitaminas3.

Além de regimes restritivos, dietas pobres em nutrientes, como excesso de alimentos industrializados e poucos ingredientes naturais, também podem causar a queda de cabelo feminino 3.

Vitaminas para a queda de cabelo feminino

Como estávamos falando da alimentação, nada mais justo do que trazer algumas vitaminas que podem ajudar na perda excessiva dos fios. Alguns nutrientes que possuem ação comprovada no tratamento da queda capilar são3:

  • vitamina C. Presente em frutas cítricas, o nutriente é um poderoso agente antioxidante, que elimina os radicais livres. Além disso, ele também atua na síntese das fibras do colágeno 3;
  • vitamina B7. Também conhecida como biotina, o nutriente ajuda a produção da queratina, que auxilia no crescimento saudável dos fios, além de ser antioxidante 3;
  • vitamina D. Estudos recentes mostram que o hormônio pode ser um nutriente para ajudar a saúde dos fios recém nascidos 3.

Todas essas vitaminas são encontradas na natureza. Entretanto, quando a alimentação não é balanceada o suficiente para promover estes nutrientes, especialistas recomendam a suplementação.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, desenvolveu o Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas. Além da vitamina D, este suplemento possui zinco e biotina, que ajudam a saúde dos fios.

E não esqueça: procure um médico especialista em queda de cabelo feminino e mantenha-os saudáveis e lindos!