28/10/2022

Papais e mamães de primeira viagem, sejam bem-vindos! Sabemos que esse momento é mágico, excitante e emocionante, mas que também pode se tornar angustiante. Afinal de contas, a saúde do bebê depende unicamente dos nossos cuidados.

Mas, fiquem calmos! A arte de ser pai e mãe não precisa ser feita sozinha. A cada dia que passa, vocês vão aprender coisas diferentes e, no final, o saldo será muito positivo. Por exemplo, neste texto, você vai entender, de uma vez por todas, quando e como dar vitamina D para recém-nascido.

Você já deve ter ouvido falar sobre como esse nutriente é muito importante para o bom funcionamento do corpo. Então, vale a pena pensar como deve ser a absorção deste nutriente nas primeiras horas de vida, não é mesmo?

Ao longo de todo este artigo, vamos debater a para que serve a vitamina D para bebê, além de trazer alguns nutrientes que não podem faltar na alimentação do seu pequeno em seus primeiros meses.

Para isso, vamos abordar alguns temas importantes ao longo do texto, como:

  • o que é vitamina D para recém-nascidos;
  • para que serve a vitamina D para bebê;
  • dose de vitamina D para recém-nascido;
  • como dar vitamina D para recém-nascido;
  • como escolher um suplemento vitamínico para o seu bebê.

Se você gostou do tema, continue com a gente para uma deliciosa compreensão sobre a importância da vitamina D desde a mais tenra idade.

Faça uma ótima leitura!

Vitamina D para recém-nascido: o que é?

A primeira coisa que você precisa entender é que a vitamina D é um pré-hormônio que é produzido por meio do contato dos raios solares e a nossa pele. Na cútis humana, existem pequenas substâncias que absorvem a radiação do sol, mas a síntese do nutriente só acaba nos rins1.

Ao ser metabolizada em calcitriol, nome dado para a vitamina D ativa, a substância é dispersada pelo corpo. Assim, ela atua em diversos sistemas, como o ósseo, o muscular e o imunológico.

Para que serve a vitamina D para bebê?

Bem, chega de falar sobre as características deste nutriente. Afinal de contas, chegou a hora de comentar sobre os benefícios da vitamina D para recém-nascidos. Como já foi comentado no tópico anterior, a substância ajuda alguns sistemas a funcionar de maneira adequada.

Então, vamos comentar para que serve a vitamina D para bebês e quais são as suas funções no corpo humano. São elas:

Ajuda a formação saudável dos ossos

A primeira coisa que você precisa entender é que a vitamina D e o cálcio são almas gêmeas. Ou seja, um precisa do outro para funcionar. Por exemplo, o corpo não consegue absorver o cálcio presente no organismo sem a presença do pré-hormônio2.

Então, a vitamina D está muito ligada ao crescimento saudável do esqueleto humano. Tanto que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça que, assim como acontece na adolescência, os primeiros meses de idade do bebê são exigem um crescimento acelerado dos ossos3.

Auxilia o desenvolvimento correto do sistema imunológico

Outro benefício da vitamina D para recém-nascidos se encontra no sistema imunológico dos bebês. O nutriente é importante para o desenvolvimento de algumas células de defesa do organismo, como os anticorpos T e B, além das Natural Killers (NK)4.

Além disso, há indícios de que a vitamina D também ajude a prevenir alguns males do corpo, como o diabetes4.

Qual é a dose de vitamina D para recém-nascido?

Para responder essa pergunta, vamos recorrer, novamente, para a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SBSP). De acordo com a instituição, esses são os valores recomendados de vitamina D para bebês:

  • 400UI para lactentes com até 12 meses;
  • 600UI para os bebês com mais de um ano de idade.

Os níveis de vitamina D podem variar de acordo com algumas condições físicas, como problemas gastrointestinais que limitam a absorção do nutriente. Para saber quanto dar de vitamina D para seu filho, não deixe de consultar o seu pediatra.

Como dar vitamina D para recém-nascido?

Bem, agora estamos prontos para responder a pergunta de um milhão de dólares: como você pode administrar a vitamina D para o seu bebê. Bem, existem três maneiras de você proporcionar o nutriente para os pequenos. São eles:

  • leite materno. Embora apenas o aleitamento materno não seja suficiente para bater as doses diárias de vitamina D, o leite é uma fonte do nutriente. Por isso, as mamães também precisam prestar atenção se os seus níveis de vitamina D estão em dia;
  • exposição solar . Como já foi falado, nosso corpo consegue produzir a vitamina D por meio da exposição ao sol. Entretanto, para não machucar a pele do bebê, os banhos de sol precisam ser curtos e em horários com pouca radiação, como de manhãzinha e no final da tarde, de acordo com a orientação do pediatra;
  • suplementos alimentares. Os suplementos são uma forma de repor os nutrientes que não são consumidos pela alimentação.

Vale ressaltar que não citamos os alimentos fonte de vitamina D por conta da dieta restrita dos pequenos.

Quais vitaminas o bebê deve tomar? Saiba como escolher!

Chegamos ao final deste texto. Como você deve ter percebido, a vitamina D é importante para a saúde dos recém-nascidos e precisa ser consumida diariamente.

Então, não se assuste caso o seu pediatra recomende a suplementação da vitamina D para o seu bebê. Afinal de contas, ele não pode ficar sem o nutriente para crescer de maneira saudável.

E, para se ter uma noção, essa substância é tão importante para os pequenos que a ciência produziu um modelo de suplementação que facilita o consumo do nutriente: a vitamina D em gotas!

Afinal de contas, você não vai oferecer uma cápsula ou um comprimido para o seu bebê, não é mesmo? Isso faz com que você opte pela vitamina D para recém-nascidos em gotas, que pode ser consumida sem qualquer desafio. 

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, possui alguns produtos voltados para o público infantil.

Uma delas é a Vitamina D Addera D3 400UI Gotas. Com apenas uma gota por dia, você garante a dose diária recomendada do nutriente para o seu pequeno.

Além disso, você também encontra a Vitamina D Addera + Imunidade Kids. Além da vitamina D, esse suplemento alimentar conta com vitamina C, B6, B12, A e outros minerais, como zinco e ferro.

Essa vitamina ajuda o bom funcionamento do sistema imunológico dos pequenos. Para isso, ela está disponível em gotas e ainda acompanha uma seringa em formato de girafa, sendo muito atrativa para os mais novos.

Confira!