14/06/2022

Você já se perguntou quais são os alimentos fontes de vitamina D? Este nutriente é muito conhecido como “vitamina do Sol”, já que o nosso corpo consegue metabolizá-la por meio de enzimas presentes na pele. Entretanto, mesmo com esta fonte inesgotável disponível para todos, os casos de insuficiência de vitamina D ainda são preocupantes e muito frequentes

Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto de Pesquisas René Rachou, da Fiocruz, estima-se que cerca de 875 mil pessoas com mais de 50 anos possuem baixa quantidade deste nutriente no corpo1. Então, quando a exposição solar necessária não é possível, vale a pena se perguntar: “em quais alimentos encontro vitamina D?”.

Leia também: 4 exercícios ao ar livre para praticar e aumentar sua exposição solar

Ao longo deste texto, vamos abordar alguns pontos importantes, como:

  • os benefícios da vitamina D;
  • dose recomendada de vitamina D;
  • lista de alimentos fonte de vitamina D;
  • alimentos de origem vegetal fonte de vitamina D;
  • quanto tomar suplemento de vitamina D;

Os benefícios da vitamina D

Você sabia que, muito além da saúde do nosso esqueleto, auxiliando no fortalecimento dos ossos, estudos afirmam que a vitamina D também pode ajudar no bom funcionamento do metabolismo celular? Segundo as pesquisas, este nutriente seria um catalisador da multiplicação e da diferenciação das células do nosso corpo.2

Além disso, esta vitamina está muito ligada à prevenção de gripes e doenças graves, como a osteoporose, a sarcopenia (que representa uma diminuição da massa muscular, principalmente dos idosos) e outras autoimunes, como a artrite.3

Dose recomendada de vitamina D

Como podemos perceber, a vitamina D é muito importante para a saúde. Por isso, precisamos ter a certeza de que o nosso corpo recebeu a sua dose diária deste nutriente. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)4, esta quantidade pode variar para cada pessoa.

Observe a tabela da SBEM abaixo. A quantidade está em UI, que significa “Unidade Internacional”.  

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Alimentos fonte de vitamina D

Para alcançar a quantidade deste nutriente, temos, é claro, o Sol e os suplementos. Entretanto, na natureza, podemos encontrar algumas das principais fontes de vitamina D, auxiliando na sua reposição em nosso organismo.

Confira, abaixo, alguns alimentos fonte de vitamina D!

Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia4

Salmão

Você gosta de comida japonesa? Então, ficamos felizes em contar que o salmão é uma ótima fonte de vitamina D3. Esta categoria de nutriente é considerada uma das principais vitaminas do complexo D, já que é produzida diretamente pelo contato dos raios solares com a nossa pele.5

Por isso, o consumo do salmão pode ser uma ótima adição para a sua dieta rica em vitamina D. Ele pode ser ingerido cru, o qual preserva a maior quantidade de nutrientes e é considerado uma iguaria da cozinha oriental, assado, grelhado ou defumado.

Portanto, evite fritar o salmão, o que fará bem para a sua saúde e, de quebra, manterá os benefícios encontrados neste peixe. 

Além disso, como visto anteriormente, o salmão selvagem pode conter até quatro vezes mais vitamina D3 do que o criado em cativeiros. Pesquisas mostram que, geralmente, esta quantia fica entre 75% e 90% de diferença.5

Sardinha, cavala e atum em conserva

Os alimentos em conserva são uma mão na roda na hora de preparar uma refeição, não é mesmo? Além de deliciosos, eles podem ser muito saudáveis, já que pesquisas mostram que alguns ingredientes em conserva podem conter mais nutrientes essenciais para o nosso dia a dia.6

Peixes como a sardinha, a cavala e o atum são exemplos de alimentos que se beneficiam quando estão enlatados. Estes ingredientes são ricos em ômega 3, sais minerais e, é claro, vitaminas do complexo D.

Óleo de fígado de bacalhau

Você sabia que o óleo de fígado de bacalhau já foi utilizado como tratamento para a tuberculose? De acordo com estudos datados em 1840, a vitamina D presente neste suplemento poderia diminuir consideravelmente os sintomas da doença.7

Por conta do seu ótimo histórico, podemos considerar o óleo de fígado de bacalhau uma das principais fontes de vitamina D encontradas na natureza, contendo até 1000 UI da categoria D3.

Gema do ovo

A gema do ovo é outra fonte de vitamina D, que pode chegar a 20UI por unidade. Para a manutenção de uma vida saudável, é recomendado o consumo deste alimento cozido ou mexido, evitando sempre a fritura.

Cogumelos

Se você está se perguntando “qual alimento é a principal fonte de vitamina D”, a resposta pode ser o cogumelo! Não sendo nem animal nem planta, o fungo, quando exposto à luz solar entre 15 minutos e duas horas, pode gerar vitamina D2 suficiente para a suplementação diária.8

Por isso, sempre que puder, escolha cogumelos frescos expostos à luz solar. Mas, caso não tenha essa opção, os fungos frescos disponibilizados no varejo continuam sendo ótimas fontes de vitamina D.

Confira também: alimentos que ajudam a imunidade!

Alimentos de origem vegetal fonte de vitamina D: e os vegetarianos?

Você deve ter percebido que a maioria dos alimentos fonte de vitamina D são de origem animal, não é mesmo? Isso acontece porque eles fazem o metabolismo deste nutriente por meio da pele, assim como os humanos.

Então, você não encontrará frutas e legumes ricos em vitamina D. Uma ótima opção continua sendo o cogumelo colhido diretamente do solo, o ovo e o leite fortificado.

Quando tomar suplementos de vitamina D?

A suplementação de vitamina D é uma ótima adição para pessoas que não consomem a sua dose diária recomendada por meio da alimentação ou exposição solar.

Se este é o seu caso, a Addera é a vitamina D número 1 do Brasil9 e a mais recomendada pelos médicos no País10.

Em nosso mix de produtos da linha Addera D3, você encontra desde gotas de 132UI até comprimidos de 2.000UI. Ou seja: temos sempre a dosagem certa para a sua necessidade! Confira!

FAPESP. Baixos níveis de Vitamina D. 2020. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/baixos-niveis-de-vitamina-d/ Acesso em: março de 2022.


Fehér J, Kovács I, Corrado BG. Csukamájolaj. Cod liver oil. A natural Vitamin D for preserving health. 2011. Disponível em: https://akjournals.com/view/journals/650/152/9/article-p323.xml?body=pdf-23898 Acesso em: março de 2022.


Carlberg C. Nutrigenomics of Vitamin D. Nutrients. 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/11/3/676 Acesso em: março de 2022.


Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Endocrinol Metab. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/fddSYzjLXGxMnNHVbj68rYr/?lang=pt Acesso em março de 2022.


Holick MF, Chen TC, Lu Z, Sauter E. Vitamin D and skin physiology: a D-lightful story. Disponível em: https://asbmr.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1359/jbmr.07s211 Acesso em: março de 2022.


Comerford KB. Frequent Canned Food Use is Positively Associated with Nutrient-Dense Food Group Consumption and Higher Nutrient Intakes in US Children and Adults. Nutrients. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4517017/ Acesso em: março de 2022.


McCullough PJ, Lehrer DS. Vitamin D, cod liver oil, sunshine, and phototherapy: Safe, effective and forgotten tools for treating and curing tuberculosis infections - A comprehensive review. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0960076017301929?via%3Dihub Acesso em: março de 2022.


Cardwell G, Bornman JF, James AP, Black LJ. A Review of Mushrooms as a Potential Source of Dietary Vitamin D. Nutrients. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6213178/ Acesso em: março de 2022.


Close-up Dezembro/ 2020


IQVIA PMB Dezembro/2020