01/08/2022

Você já tomou vitamina D em gotas? Provavelmente, ao falarmos do nutriente, você deve pensar em cápsulas de óleo de fígado de bacalhau ou em grandes comprimidos. Mas, existem versões que apresentam a mesma eficácia do suplemento, mas no formato de líquido.

Bem, todo mundo conhece alguém que tem dificuldade em engolir comprimidos, certo? Talvez você seja uma delas. Geralmente, essas pessoas preferem triturar as cápsulas ao invés de ingeri-las da maneira correta, ação que, na maioria das vezes, não é a recomendada. 

É por isso que muitas indústrias do ramo da saúde fazem variações de seus remédios e suplementos em gotas, uma vez que eles podem ser administrados sem dificuldade.

Portanto, atingir a sua meta de vitamina D todos os dias ficou muito mais fácil. Mas, você sabe por que deve incluir essa prática em sua rotina? Além disso, você sabe como calcular a vitamina D em gotas?

É para isso que estamos aqui! Ao longo deste texto, vamos abordar temas importantes para a sua saúde, como:

  • o que é vitamina D;
  • qual a importância da vitamina D;
  • como calcular vitamina D em gotas;
  • como tomar vitamina D em gotas;
  • para quem é indicado o suplemento.

Como você bem sabe, conhecimento nunca é demais, principalmente quando estamos falando de saúde. Por isso, faça uma boa leitura e continue conosco.

O que é vitamina D?

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que a vitamina D é, na verdade, um hormônio1. Nas farmácias, você pode encontrá-lo com a nomeclantura colecalciferol, que é o nome da famosa vitamina D3, umas das mais recomendadas por médicos de todo o mundo pelo seu maior desempenho e fácil absorção pelo corpo.

Este hormônio é produzido pela pele humana quando entra em contato com a radiação do Sol. Depois disso, a vitamina D é transportada pelo sangue para o sistema digestivo, no qual é sintetizada direcionada para todo o corpo1.

De acordo com pesquisas, o Sol é responsável pela fabricação de cerca de 80% a 90% de toda vitamina D do organismo humano. Em contrapartida, os alimentos são os responsáveis pela complementação1.

Na natureza, há pouquíssimos alimentos verdadeiramente ricos em vitamina D2. Por exemplo, não existem frutas e verduras com o nutriente. Os principais ingredientes para uma dieta rica no hormônio são de origem animal ou fungi.

Alguns exemplos de alimentos fontes de vitamina D são: salmão, sardinha, ovo e gema de ovo2 3. Confira os valores de alguns deles!

Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia3

Para que serve a vitamina D em gotas?

Agora que você já conhece a fundo a vitamina D, precisamos falar sobre os seus benefícios. Afinal de contas, o nutriente participa de reações importantes no corpo humano. Por isso, ele é indispensável para o desenvolvimento do seu bem-estar.

Por exemplo, a vitamina D está intimamente ligada à absorção do cálcio nos ossos. Portanto, pode-se dizer que, sem o hormônio, os índices de osteoporose e problemas relacionados a ossos frágeis poderiam aumentar consideravelmente1 2.

Além disso, não podemos esquecer a importância do nutriente no funcionamento do sistema imunológico. Afinal, a vitamina D funciona para que os dois tipos de imunidade trabalhem: tanto a inata quanto a adquirida1.

A primeira é responsável pelo primeiro contato entre o corpo e os invasores. A segunda, por sua vez, se dá pelas células de defesa criadas propriamente para matar o agente.

Mas, já existem registros da atuação do hormônio no bom desenvolvimento das crianças e das gestantes. A vitamina D também pode ser de boa ajuda para o tratamento de doenças imunes, como o diabetes. 

Vitamina D em gotas: por que tomar?

Como você deve ter percebido, essa vitamina tem uma importância fundamental para a saúde humana. E, como a própria pele produz o hormônio, é comum pensar que não existe deficiência de vitamina D no Brasil, certo?

Errado, pois estudos mostram que, mesmo em um país com tanto sol, 60% dos adolescentes; 40% e 58% entre adultos jovens e entre 42% e 83% em idosos3 possuem níveis baixos de vitamina D do que o ideal.

Quando o risco de falta é identificado, os médicos podem recomendar o uso de suplementos vitamínicos, que suprem a baixa exposição solar e a alimentação pobre em vitamina D. 

Mas, como falamos no começo deste texto, não é todo mundo que consegue tomar comprimidos. É daí que veio a necessidade de criar a vitamina D líquida.

Leia também:

Como calcular a vitamina D em gotas?

Este é o momento que você precisa olhar para o produto que você escolheu. Afinal, a quantidade de vitamina D líquida é definida pela tampinha, que possui um medidor. Cada gota possui uma quantidade certa de UI do hormônio, que é definido por cada fabricante.

Como tomar vitamina D em gotas?

A quantidade de vitamina D que deve ser administrada para você deve ser passada por um médico. Ela será definida levando em consideração seu peso, sua idade, presença de fatores de risco e os resultados do seu exame de sangue.

No geral, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) criou uma tabela para embasar a dose diária dos níveis de vitamina D para cada idade. Confira:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Independentemente de quanto for a sua dosagem, o ideal é que as gotas sejam despejadas em uma colher e sem diluir na água.

Para quem é indicada a vitamina D em gotas?

Não existe contraindicação de quem pode ou não consumir os suplementos de vitamina D. Eles podem ser ministrados para crianças, adultos e idosos. Mas, é claro, a quantidade indicada pelo médico deve ser seguida para evitar a hipervitaminose, que é uma intoxicação do corpo contra quantidades abusivas do hormônio.

Addera em gotas: para qualquer dosagem

Se você chegou até aqui, percebeu que a vitamina D em gotas pode ser uma aliada importante para o seu corpo. Portanto, queremos recomendar a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5: a Addera.

A Addera conta com uma coleção de suplementos em gotas, com balanceamento desde 132UI até 1000UI. É só escolher a mais indicada para a sua necessidade em conjunto com orientação médica. Conheça mais a nossa linha de vitamina D em gotas!