01/08/2022

Você já deve saber que a vitamina D é produzida pela pele humana quando entra em contato com o Sol, certo? Mas, então, por que existem suplementos alimentares voltados apenas para este nutriente?

Aqui, vamos dar ênfase em uma das apresentações dessa suplementação, que é feita de maneira oral, sem dor e sem engasgar: a vitamina D em filme.

Não, não estamos falando das longas metragens de cinema.  Estamos nos referindo a um tipo de medicamento desenvolvido, principalmente, por farmácias de manipulação e indústrias de suplementos.

É muito provável que você já tenha tomado algum remédio ou alguma guloseima em formato de filme, mas não sabia que este era o nome oficial.

Por isso, ao longo deste texto, vamos desvendar um pouco mais sobre as propriedades desta apresentação e os seus benefícios.

Para isso, vamos abordar alguns temas, como:

  • o que é vitamina D em filme;
  • quais os benefícios da vitamina D em filme orodispersível;
  • por que se preocupar com os níveis de vitamina D no sangue;
  • quais são os benefícios do nutriente para o organismo.

Gostou? Então, continue lendo e conheça este novo jeito de tomar o suplemento.

O que é a Vitamina D em filme?

Você já deve ter percebido que algumas pessoas possuem dificuldades em engolir comprimidos e as cápsulas de medicamentos e suplementos. Foi pensando nesses pacientes que especialistas criaram uma nova apresentação: os filmes orodispersíveis (ODFs)1.

A vitamina D em filme, por exemplo, é produzida por polímeros, que são incrementados com o princípio ativo da suplementação. Assim, cria-se um pequeno e finíssimo filme, que parece uma folha de papel1.

Ao entrar em contato com a saliva, esta vitamina D em lâmina se dissolve. Depois, é só engolir o resíduo formado pelo filme.

Este estilo de suplemento foi desenvolvido na década de 1960, mas atualmente está sendo mais estudado e aprimorado, chegando a novas categorias da indústria farmacêutica.

Leia também:

Benefícios da vitamina D em filme orodispersível

Basicamente, podemos afirmar que o maior benefício desta apresentação do nutriente é, sem sombra de dúvidas, a sua forma de consumo. Os filmes orodispersíveis dispensam a deglutição, um ato que pode ser difícil para pessoas sensíveis1.

Além disso, ela é uma opção para quem não gosta das famosas gotinhas. Por serem de fácil dissolvimento, a pessoa não chega a sentir o seu consumo, mas, no final, conta com os benefícios do nutriente. 

Por que se preocupar com as doses de vitamina D?

Mas, afinal de contas, por que se preocupar com as doses de vitamina D dentro do seu organismo? Bem, a resposta é muito simples: o seu bem-estar pode depender dos níveis deste nutriente.

Sim, a deficiência de vitamina D pode causar muitos problemas para a saúde. Esses malefícios são intensificados quando falamos sobre pessoas em idade de crescimento, como crianças e adolescentes, e gestantes.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios do hormônio? Vamos nessa!

Vitamina D e o sistema imunológico

O hormônio pode estar intimamente ligado com o bom funcionamento do seu sistema imunológico. Isso acontece porque a vitamina D está presente no aumento de inúmeras células de defesa.

O corpo humano possui uma imunidade dividida entre inata e adquirida. A primeira é a primeira resposta contra as infecções e a vitamina D ajuda na liberação de células Natural Killers (NK), que são uma das responsáveis pela primeira “batalha” contra os invasores do corpo humano2.

A segunda, como o próprio nome já denuncia, é adquirida com o passar do tempo, criando uma memória imunológica. A imunidade adquirida fica responsável por atacar os vírus e bactérias de maneira mais assertiva, já que suas células são fabricadas para este único objetivo2.

Neste caso, o hormônio pode estar presente no aumento da produção de células B e células T, que são importantes soldados do corpo humano2.

Portanto, podemos dizer que a vitamina D é uma poderosa aliada contra a infecção e o desenvolvimento de gripes e resfriados.

Vitamina D e o esqueleto humano

O hormônio é muito conhecido pela sua participação no fortalecimento de ossos e dentes. Isso acontece porque a vitamina D é uma das responsáveis pela absorção do cálcio pelo esqueleto2 3.

De acordo com pesquisas, cerca de 30% de todo o cálcio é absorvido por intermédio do hormônio. Esse número pode chegar a 80% quando nos referimos a crianças e adolescentes, que se encontram na fase de crescimento3.

Com a ajuda da vitamina D, os ossos e dentes ficam mais calcificados, evitando torná-los esfarelados e ocasionar possíveis quebras. Por isso, o hormônio também está ligado à prevenção da osteoporose.

Vitamina D e os músculos

Este tópico é interessante também para quando falamos em saúde muscular, pois a vitamina D tem um papel importante na regeneração muscular e no bom funcionamento dos músculos. 

Além disso, estudos dizem que a deficiência de vitamina D pode estar relacionada com fraquezas musculares e até mesmo miopatia, que é uma doença que causa descontrole das fibras dos músculos4.

Addera Flash: a vitamina D que dissolve na boca

Como já falamos sobre a importância do nutriente para o corpo humano e citamos os benefícios da vitamina D em filme orodispersível, nada mais justo do que citar a Addera, a vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no País6.

Disponível no sabor menta e morango, a linha Addera Flash possui 30 filmes. Você pode encontrar suplementos de 800UI ou 2.000UI. A quantidade perfeita para você dependerá da indicação do seu médico.

Conheça mais a linha Addera Flash e encontre novas possibilidades de ingerir a sua vitamina D diária.