01/08/2022

Você sabe dizer qual é a diferença entre a vitamina D em comprimido e as outras versões do suplemento? E, talvez, como esse nutriente irá agir no seu corpo? Estas são questões importantes. Afinal, não podemos consumir algo sem conhecer os benefícios, não é mesmo?

Portanto, para que você não tenha dúvida sobre o tema, vamos destacar os principais pontos do hormônio.  Além disso, iremos explicar a diferença entre a vitamina D em cápsula ou comprimido com as outras, como a em gotas.

Então, depois de ler este artigo, você saberá:

  • qual a diferença entre comprimido e os outros suplementos;
  • o que é vitamina D;
  • para que serve a vitamina D;
  • quem está no grupo de risco para a deficiência do nutriente;
  • quanto tomar de vitamina D.

Vitamina D injetável ou comprimido? Gotas?

Vamos começar o texto deixando claro que a grande diferença entre esses produtos é a opção do paciente pela apresentação que lhe causa mais conforto ou que é mais indicada para o seu caso. O que isso quer dizer? Simples: cada pessoa pode preferir ingerir o seu suplemento de uma maneira.  

Isso significa que as versões em gota, em cápsula e a vitamina D em comprimido possuem, de maneira geral, o mesmo efeito. O que muda, na verdade, é o conforto do paciente.  

Você faz parte do time que não consegue engolir comprimidos e que prefere as versões em gota? Ou está mais para aquele que gosta mais de ingerir cápsulas diárias?  

Ficamos felizes em contar que, independentemente do seu gosto, você será capaz de encontrar um suplemento de vitamina D que irá desempenhar o seu papel de maneira correta.

Como a vitamina D em comprimidos age no corpo?

Você já parou para pensar como os comprimidos agem no seu organismo? Então, vamos mostrar o caminho do suplemento no seu corpo.

  1. Em primeiro lugar, você deve ingerir o comprimido. Engoli-lo com um copo de água pode ajudar a lubrificar o caminho do suplemento; para a apresentação gotas, não há necessidade de lubrificação do caminho do suplemento. O uso de água após a ingestão é apenas se for da preferência de quem o ingerir. 
  2. Mas, os suplementos são absorvidos, principalmente, no intestino. O princípio ativo do suplemento é levado para as correntes sanguíneas; 
  3. Assim, as artérias são as responsáveis por distribuir a vitamina D para todas as células do corpo. 

Entendeu o processo que o comprimido de vitamina D passa dentro do seu corpo? Agora, está na hora de nos aprofundarmos sobre os benefícios do suplemento para o ser humano.

Leia também:

O que é vitamina D?

A vitamina D é, basicamente, um hormônio que é produzido pelo corpo humano quando a pele entra em contato com a luz do Sol1.

O nutriente está presente em sistemas importantes do organismo. Por exemplo, a vitamina D é responsável pela maior absorção do cálcio nos ossos, possibilitando uma maior força para o esqueleto e evitando que ele fique quebradiço1.

A vitamina D também desempenha um papel importante no sistema imunológico. No geral, o hormônio ajuda desde o primeiro combate contra os vírus e bactérias até na produção de células especializadas para o controle de doenças1.

Vitamina D e o Sol

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de tomar banhos de Sol, certo? Isso se dá por conta da vitamina D, que é produzida, principalmente, por meio deste contato entre a pele e os raios solares.

De acordo com pesquisas, entre 80% a 90% deste hormônio presente no nosso organismo é fruto da exposição ao Sol1.

Embora seja uma delícia sentir as energias sendo recarregadas pelo sol, esse momento demanda certa cautela. O câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é um dos mais comuns no Brasil, chegando a bater 30% dos casos.

O desenvolvimento desta doença pode ser causado pela exposição exacerbada à luz solar em horários de pico, como das 11 horas da manhã às 16 horas.

E, como o uso de protetor não é recomendado para a absorção completa da vitamina D, é indicado tomar banhos de Sol por até 15 minutos em horários menos brandos, como antes das 10 horas da manhã.

Vitamina D e os alimentos

A vitamina D também pode ser encontrada nos alimentos de origem animal. Para os vegetarianos, a única opção se encontra nos cogumelos frescos.

Confira alguns alimentos que podem conter vitamina D: atum, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, ovo (principalmente a gema), fígado de boi e cogumelos2.

Por que e como tomar vitamina D em comprimido?

Embora o corpo produza o hormônio em contato com o sol e você seja capaz de encontrá-lo em alimentos naturais e fortificados, muitas pessoas desenvolvem uma deficiência de vitamina D principalmente pela baixa exposição solar nos dias atuais por conta dos nossos hábitos de vida mais “indoor”, dentro de escritórios e casas a maior parte do tempo. 

Isso pode acontecer porque existem fatores de risco para a absorção do nutriente. Aqui estão alguns deles3:

  • estar obeso, já que a vitamina D é lipossolúvel e fica armazenada na gordura;
  • ser portador de doenças intestinais, pois o hormônio é sintetizado no sistema digestivo;
  • morar em áreas com muita poluição, porque o CO2 filtra os raios solares.

Além disso, pessoas mais velhas e com tom de pele mais escuro podem ter mais dificuldade de produzir a vitamina D pela pele.

Assim, a suplementação do nutriente pode ser uma saída para quem está neste grupo. É difícil ditar uma maneira de como tomar vitamina D em comprimido, já que isso depende da sua necessidade e da disposição do produto.

Mas, você pode encontrar modelos que demandam apenas um comprimido por semana de vitamina D e alguns com doses diárias, que devem ser tomados todos os dias.

Não se esqueça de sempre seguir a recomendação do seu médico. Ele saberá qual é a quantidade e a forma de apresentação da vitamina D mais adequada para você.  

Addera: excelência em vitamina D em comprimidos

A Addera, a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, possui diversos produtos que variam conforme a sua necessidade. Não deixe de seguir as ordens médicas e sempre olhar a bula.