01/08/2022

Você já deve ter percebido que existem muitos jeitos diferentes de consumir as suas vitaminas, não é mesmo? Na farmácia, você encontra versões em gotinhas, que podem ser facilmente ingeridas por crianças ou pessoas com dificuldade para engolir. Mas, hoje é o dia de falar da vitamina D em cápsula, uma ótima escolha para quem não gosta de comprimidos.  

As cápsulas são muito confundidas com os famosos comprimidos, mas elas possuem fabricação e uma ação no organismo diferentes.  

Por isso, se você está procurando uma vitamina D para fazer o consumo diário do nutriente, leia este texto antes. Aqui, vamos explicar como as cápsulas podem facilitar a sua suplementação, garantindo muito bem-estar e saúde para a sua vida.

Para entrar de cabeça no assunto, vamos entender um pouco mais sobre a empresa farmacológica e, é claro, sobre a importância da vitamina D para o seu corpo. Por isso, vamos abordar alguns temas, como:

  • como tomar vitamina D em cápsulas;
  • os benefícios das cápsulas de vitamina D;
  • a diferença entre cápsulas e comprimidos;
  • o que é vitamina D;
  • onde conseguir vitamina D.

Achou interessante o assunto? Então, continue essa leitura e entenda melhor como a vitamina D em cápsulas pode ser uma grande aliada para o seu dia a dia.

Vitamina D em cápsulas

A indústria dos suplementos está sempre procurando entender o estilo, o gosto e o perfil dos seus consumidores. Por isso, as cápsulas foram uma maneira que os fabricantes encontraram para facilitar o consumo dos comprimidos, que muita gente tem dificuldade de engolir.

Como você já deve ter visto em algum medicamento ou suplemento, as cápsulas possuem um formato mais estreito, o que facilita a sua deglutição.

Um fato interessante para se analisar é a composição dessas cápsulas, já que algumas podem conter ingredientes de origem animal. A vitamina D em cápsulas gelatinosas, por exemplo, oferecem um ótimo poder de proteção ao produto, são mais fáceis de engolir e são feitas com gelatina, que é feita de proteína animal1.

Por isso, quem possui dietas rígidas contra o consumo de carne precisa estar ciente dos ingredientes presentes em suas cápsulas de vitamina D. Hoje, já é possível encontrar revestimentos de origem vegetal, como tapioca.

Leia também:

Como o princípio ativo atua no corpo?

Serem fáceis de engolir não é o único benefício dos suplementos alimentares em cápsulas. Outro ponto positivo se encontra na fórmula do princípio ativo, que pode conter mais ingredientes benéficos para a retenção dos nutrientes.

Antes de mais nada, precisamos afirmar que a vitamina D é uma substância lipossolúvel, ou seja, precisa da gordura para ser absorvida pelo corpo.

Pensando nisso, a vitamina D em cápsula também possui uma certa quantidade de óleo de soja, que ajuda na digestão do nutriente. Por isso, podemos dizer que este modo de apresentação pode ser um dos mais eficazes para quem procura um bom suplemento da vitamina.

Como tomar vitamina D em cápsulas?

Basicamente, a vitamina D pode ser encapsulada em pó ou no seu estado líquido. Mas, de modo geral, não se deve abrir as cápsulas e ingerir apenas o seu conteúdo. Isso pode prejudicar ou até mesmo impossibilitar a absorção do nutriente pelo corpo.

Portanto, recomendamos que você tome um gole de água antes de ingerir a cápsula, assim você lubrifica a garganta. Depois, impulsione o suplemento com outro gole. Assim, as chances de você engasgar ou sentir incômodo ao engolir serão bem menores.

Qual a diferença entre comprimidos e cápsulas?

No geral, os comprimidos não possuem o revestimento protéico encontrado nas cápsulas. A película externa pode proteger contra a deterioração do suplemento, garantindo uma maior ação do seu princípio ativo.

Quantas cápsulas de vitamina D devo tomar por dia?

Depende. A maior parte dos suplementos possuem dosagens que vão de 1.000UI até 2.000UI, que é o máximo para a suplementação do nutriente.

Entretanto, para saber exatamente quantas cápsulas de vitamina D você deve tomar por dia, um médico deverá ser consultado. Só ele será capaz de dizer a quantidade exata para o seu caso. 

O que é vitamina D?

Agora que você já compreendeu a questão farmacológica que envolve esse nutriente, precisamos falar sobre os seus benefícios, não é mesmo?

A vitamina D é um hormônio essencial para o bem-estar humano. Ela atua em todos os aspectos da vida, desde a boa formação do feto até a fortificação dos ossos durante a terceira idade2.

A principal ação deste hormônio se encontra no sistema esquelético. A vitamina D é uma grande aliada dos dentes e ossos, já que ela ajuda na absorção do cálcio, mineral que estrutura e endurece os ossos2.

Pesquisas apontam que a vitamina D é responsável pela absorção de, pelo menos, 30% do cálcio pelo corpo. Esse número pode mais do que duplicar, chegando de 60% a 80%, quando a pessoa está passando por uma fase de crescimento, como a infância e a adolescência3.

Além disso, o hormônio também está ligado à manutenção do sistema muscular e imunológico, auxiliando na força e proteção para o organismo. 

Onde encontrar a vitamina D?

No fim das contas, existem três métodos para adquirir a vitamina D. São eles:

Banho de sol

O hormônio pode ser produzido pelo próprio organismo. Para isso, a pele precisa entrar em contato com os raios solares, que ativam as enzimas presentes no órgão.

Para uma maior absorção da vitamina D, recomenda-se banhos de sol em horários mais brandos, como antes das 10 horas da manhã e no finalzinho da tarde. Além disso, não se deve passar protetor solar, que pode enfraquecer a ação dos raios na pele.

Alimentos

Além de produzir nossa própria vitamina D, também podemos consumí-la. Alimentos de origem animal, como carne vermelha, fígado, peixes gordurosos (salmão, sardinha e atum) e óleo de fígado de bacalhau, podem ser boas fontes desse nutriente3.

Para quem não come carne e derivados de origem animal, a nutrição recomenda o consumo de cogumelos frescos3

Suplementos alimentares

E, como este texto foi uma grande explicação sobre a vitamina D em cápsulas, não poderíamos nos esquecer deles: os suplementos alimentares.

Eles são responsáveis por proporcionar as doses diárias dos nutrientes quando sua ingestão na alimentação ou na produção pelo corpo não são suficientes. 

A Addera, a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, possui uma linha de Addera D3 em Cápsulas, que proporcionam força, vitalidade e ajudam o corpo a trabalhar de maneira correta. Conheça!