A falta de vitamina D na adolescência e, principalmente na infância, pode trazer problemas relacionados ao desenvolvimento ósseo e crescimento, já que esta vitamina está diretamente ligada ao metabolismo do cálcio no organismo¹.
Além disso, essa vitamina desempenha outros papéis importantes no organismo, seja de crianças, adolescentes ou adultos.
A vitamina D em sua forma ativa, o hormônio calcitriol, participa³:
- dos mecanismos de força muscular e equilíbrio
- dos processos de proliferação e diferenciação celular
- da resposta imunológica.
Mas você sabe quanta vitamina D os adolescentes precisam em seu dia a dia e o que pode causar a falta desse nutriente fundamental? Não? Então continue acompanhando para descobrir!
De que quantidade de vitamina D os adolescentes precisam? Como obtê-la?
De acordo com o documento Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D, adolescentes precisam de doses de manutenção diárias de vitamina D de 600 U.I².
Veja a tabela retirada do documento da SBEM:
Isso também é o que preconiza a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em seu documento que trata da falta de vitamina D na adolescência e na infância ¹.
Aliás, este mesmo documento orienta que os adolescentes devem ser estimulados &ldquoa prática de atividades ao ar livre associada à exposição solar segura&rdquo para obter a vitamina D de que precisam, já que a síntese cutânea é a principal maneira de obter esse nutriente.
Além disso, devem adotar hábitos alimentares saudáveis, incluindo o consumo de alimentos fonte de vitamina D, que você pode conferir na tabela abaixo:
Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia
Sobre a necessidade de suplementar vitamina D em adolescentes, falaremos mais adiante neste artigo. Continue acompanhando!
O que causa a falta de vitamina D nos adolescentes?
Para entender o que causa falta de vitamina D na adolescência, vamos observar alguns fatores de risco que podem afetar os níveis adequados desse nutriente no organismo.
De acordo com o documento de recomendações da SBEM, algumas condições de saúde aumentam o risco de deficiência de vitamina D², entre elas estão:
- obesidade
- doença renal crônica
- síndromes de má-absorção (fibrose cística, doença inflamatória intestinal, doença de Crohn)
- raquitismo/osteomalácia, osteoporose e hiperparatiroidismo secundário.
Além disso, de acordo com a SBEM, indivíduos com baixa exposição solar constituem-se na principal população com hipovitaminose D².
Isso é explicado pelo fato de que, como já explicamos no tópico anterior, a principal maneira de se obter vitamina D é através de sua síntese cutânea, que acontece quando os raios UVB solares entram em contato com a pele1.
Porém, atualmente, os hábitos &ldquoindoor&rdquo, com a maioria das atividades sendo realizadas em ambientes fechados pelos adolescentes, não favorecem a exposição solar adequada para a produção de vitamina D.
Adolescente pode tomar vitamina D?
A suplementação de vitamina D para adolescentes é geralmente indicada em casos específicos, como em condições de saúde que aumentem o risco de deficiência.
Mais especificamente, o documento da SBP trata como grupos de risco os adolescentes¹:
- com pele escura
- com exposição ao sol limitada e necessidade de rigorosa fotoproteção
- com má-absorção de gorduras
- com insuficiência renal e síndrome nefrótica
- em uso de drogas como rifampicina, isoniazida e anticonvulsivantes (fenitoína e fenobarbital).
A dose mínima diária preconizada para prevenção é de 600 UI com monitoramento periódico e reajuste quando necessário¹.
Tratamento com doses maiores podem ser iniciados em situações de deficiência (concentrações séricas de 25-OH-D inferiores a 20ng/mL)¹.
De toda forma, procure o médico responsável pelo adolescente para investigar suas necessidades nutricionais e a necessidade de suplementação.
Falando em suplementos, você conhece Addera, a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5?
Nossa linha ADDERA + possui diversos suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes imprescindíveis para sua saúde. Confira!
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!