01/08/2022

Você sabe o que é ácido fólico? Bem, talvez você não o conheça por este nome, e sim por vitamina B9, que é o nome pelo qual o nutriente é conhecido popularmente. Assim como os outros compostos do complexo B, o ácido fólico é muito importante para o bem-estar e saúde das crianças e da população de modo geral.

Mas, o que faz o ácido fólico tão especial? Por que precisamos entender para que o ácido fólico é indicado e como garantir um consumo adequado pelas crianças?

Para descobrir isso e muito mais, convidamos você a ficar com a gente e entrar, de uma vez por todas, no maravilhoso e saudável mundo do ácido fólico. Aqui, vamos mostrar como este nutriente age no corpo humano e por que ele deve ser levado a sério.

Para isso, vamos abordar alguns temas, como:

  • o que é ácido fólico;
  • para que o ácido fólico é indicado;
  • para que serve o ácido fólico na gravidez;
  • como tomar ácido fólico.

Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que é ácido fólico?

Se você nunca ouviu falar neste nutriente, não precisa se martirizar. Os cientistas só foram descobrir e reconhecer a importância da vitamina B9 no começo da década de 1930. Ou seja, a ação do ácido fólico é estudada há um pouco menos de um século, mas já apresenta grandes resultados para a Ciência1.

Uma curiosidade interessante é a origem do seu nome, já que o fólico vem de folhas, que é a principal fonte do nutriente na natureza2.

A vitamina B9 recebe dois nomes diferentes dependendo da maneira em que é consumida. Se a sua ingestão for feita por meio dos alimentos, seja tanto de origem animal quanto vegetal, o nutriente é chamado de folato. Entretanto, se ele for proveniente de suplementos e alimentos fortificados (ou seja, de maneira sintética), ele é chamado de ácido fólico

Leia também:

Para que o ácido fólico é indicado?

Agora que você já entendeu o que é ácido fólico, precisamos falar para que ele é indicado. Para começar, a descoberta desse nutriente já diz muito sobre a sua importância para os seres humanos. A vitamina B9 foi um achado para o tratamento de anemia em mulheres grávidas.

Contudo, ele também é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. O ácido fólico é extremamente importante para o crescimento dos pequenos, já que atua diretamente na divisão celular e na síntese proteica2 3.

O nutriente também está presente no metabolismo de aminoácidos e na síntese de ácido nucleico DNA e RNA, que permite uma reprodução saudável das células3.

Há dados que mostram que o ácido fólico também esteja intimamente ligado na formação de anticorpos, que são a principal linha de defesa do organismo e do sistema imunológico.

Para que serve o ácido fólico na gravidez?

No pré-natal, toda futura mamãe deve ser informada sobre a importância de uma boa suplementação de vitamina B9. Isso acontece porque o ácido fólico é essencial para o crescimento e desenvolvimento do feto e para o bem-estar da mãe no período gestacional3.

Como já falamos, o nutriente participa da multiplicação celular. Além disso, sua deficiência está muito ligada à má formação do tubo neural, que acontece entre o 18º e 28º dia após a concepção3.

Seu déficit também está associado a nascimentos prematuros e ao baixo peso do bebê ao nascer. Por último, mas não menos importante, o ácido também é responsável pelo alargamento do útero e crescimento da placenta, fatores indispensáveis para uma gestação saudável2.

Criança pode tomar ácido fólico?

Sim. Caso o consumo de vitamina B9 esteja baixo, as crianças devem tomar ácido fólico por meio de alimentos fortificados ou suplementos alimentares.

Vale sempre ressaltar que, até os seis meses de idade a forma natural de obtenção desse nutriente é através do leite materno.

Para saber a quantidade da vitamina ideal para o seu filho ou filha, procure um médico pediatra de confiança para te orientar e evite a automedicação. 

Como tomar ácido fólico?

Ao longo deste texto, já citamos que um jeito de encontrar a vitamina B9 é pelos alimentos. Mas, em quais ingredientes esse nutriente está presente? Este é o único jeito de consumir o ácido fólico?

Confira a seguir:

Alimentos com vitamina B9

Existem diferentes grupos alimentares que contém o folato. Aqui estão alguns deles2:

  • verduras de folhas escuras, como o espinafre;
  • vegetais, como o feijão branco, aspargos, couve de bruxelas, soja e derivados, brócolis, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua;
  • frutas, tais como a laranja, melão e maçã;
  • ingredientes de origem animal, como a gema de ovo, fígado e peixes.

Mas, você sabia que a quantidade de vitamina B9 presente nos alimentos pode diminuir com o cozimento? Há estudos que mostram que 90% do nutriente pode desaparecer com o prolongamento dos ingredientes no fogo2.

Por isso, sempre que possível, recomenda-se a ingestão das verduras e vegetais crus.

Alimentos fortificados

Entretanto, mesmo estando presente em tantos alimentos que são facilmente encontrados nos mercados e feiras, as quantidades necessárias de ácido fólico são dificilmente alcançadas apenas com base na alimentação.  

Por isso, existem os alimentos fortificados, como farinhas e leites, que servem para tornar os ingredientes mais saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais, como a vitamina B9.

Para saber se o produto que você está comprando tem esse reforço, confira o rótulo2. A legislação brasileira obriga as empresas a notificarem a adição de nutrientes na receita.

Suplementos alimentares para crianças

Outra maneira de garantir a ingestão da quantidade diária de ácido fólico para crianças é por meio dos suplementos alimentares infantis.

Muitos suplementos possuem ácido fólico em sua composição, já que ele é de extrema importância para o crescimento saudável dos pequenos.

Um exemplo deles é a Addera + Imunidade Kids. O suplemento infantil desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5, foi feito para manter a imunidade das crianças em dia, elevando os índices de nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Gostou de saber o que é ácido fólico, sobre a sua importância e como encontrá-lo? Então, saiba mais sobre a Addera e o nosso suplemento alimentar infantil.