21/07/2022

O frio pode causar um aumento no número de infecções virais e bacterianas, o que nos leva a um questionamento importante: quais são os níveis de vitamina D indicados para você?

A vitamina D é muito associada ao fortalecimento do sistema imunológico, já que está intimamente ligada à criação de células que ajudam a combater os invasores do organismo1.

Por exemplo: o hormônio é um dos responsáveis pelo estímulo das células Natural Killers (NK), que são uma das primeiras linhas de defesa do corpo humano. Além disso, eles participam do aumento do número de células T e células B, que são a “artilharia” da imunidade contra os parasitas1.

Portanto, nada mais justo do que compreender um pouco mais sobre os níveis normais de vitamina D no organismo, não é mesmo?

Ao longo deste texto, vamos explicar como você pode descobrir se sofre de deficiência do nutriente. Já sabe que sim e quer como aumentar seus níveis de vitamina D? Pois você irá conferir isso também!

Então, aqui, abordaremos temas como:

  • quais são os níveis normais de vitamina D;
  • como saber os níveis de vitamina D do seu corpo;
  • quais são os fatores de risco para a deficiência do nutriente;
  • como fica o índice de vitamina D no inverno;
  • como aumentar níveis de vitamina D.

Gostou dos assuntos que iremos abordar aqui? Então, faça uma boa leitura e coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.

Quais são os níveis normais de vitamina D?

A quantidade de vitamina D pode variar de acordo com cada pessoa. Isso acontece porque cada corpo é único, mas podemos traçar uma média por meio de estudos científicos.

A tabela abaixo foi desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e mostra a quantidade, em Unidades Internacionais (UI), de vitamina D diárias de acordo com a faixa etária. Confira:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2

 

Embora essa tabela possa ser usada como base, o seu médico será responsável por afirmar qual a quantidade ideal do nutriente para você. 

Como saber os níveis de vitamina D?

Você pode saber os seus níveis de vitamina D com um simples exame de sangue. Ele é chamado de exame bioquímico da 25-hidroxivitamina D3 e pode ser feito em qualquer laboratório.

Para fazer este teste, recomenda-se as famosas oito horas de jejum. Basicamente, o resultado é dado por meio de uma reação de quimioluminescência, que permite a contagem do nutriente por meio da luz. Os valores internacionais e nacionais para definir a deficiência de vitamina D é de 30 ng/ml de sangue. 

Grupo de risco para a deficiência de vitamina D

Na figura acima, você viu que os níveis de vitamina D podem variar de acordo com as chances das pessoas de desenvolverem uma deficiência do nutriente. Mas, quem se encaixa neste grupo?

Para começar, precisamos falar que pessoas negras possuem uma maior dificuldade em produzir a vitamina D. Isso acontece por conta da melanina, que está mais presente em peles negras4. Por isso, como cerca de 80%1 de todo nutriente é fornecido pela luz solar, é necessário que se tome mais atenção em relação à suplementação.

Além disso, pessoas com problemas gastrointestinais, fibrose cística, obesidade, problemas no coração e renal podem ter mais probabilidade de desenvolver a deficiência de vitamina D4.

Como fica o indíce de Vitamina D no inverno?

Como você já viu, o Sol é, realmente, a maior fonte de vitamina D que podemos encontrar na natureza. Então, o que acontece com os níveis de vitamina D no organismo quando os dias ficam mais escuros e curtos?

Essa é a definição do inverno, a estação mais fria do ano. No Brasil, ele acontece de junho a setembro e traz os dias com menos duração e noites mais geladas.

O gráfico abaixo foi produzido por meio de um estudo com crianças e adolescentes de baixa estatura. Ele mostra a relação entre a média de insolação (horas do dia com emissão de luz solar) e a absorção de vitamina D. Confira:

Fonte: Variação sazonal de níveis de 25-hidroxivitamina D sérica e ingestão dietética de vitamina D em crianças e adolescentes com baixa estatura5

 

Como você pode analisar no gráfico, existe uma diminuição nos níveis de vitamina D durante o inverno. Isso está intimamente ligado a menor emissão solar e, assim, banhos de Sol menos constantes.

Como aumentar os níveis de vitamina D?

Então, o que fazer quando o céu não colabora para a manutenção dos níveis normais de vitamina D no corpo? Bem, existem dois métodos que podem proporcionar o nutriente para o seu organismo. São eles:

1.   Alimentos

A alimentação é a responsável por complementar os níveis do nutriente que não foram absorvidos pela pele. Portanto, na natureza, você encontra alguns ingredientes que são ricos em vitamina D.

A maioria deles é de origem animal. Portanto, infelizmente, você não encontrará frutas e legumes com a vitamina. Mas, se a sua dieta não for restritiva, você poderá consumir o nutriente em4:

  • salmão;
  • sardinha;
  • atum;
  • cavala;
  • gema de ovo;
  • fígado de boi;
  • óleo de fígado de bacalhau.

Se for vegano ou vegetariano, recomendamos incluir cogumelos frescos e selvagens na sua dieta. Eles também são ótimas fontes de vitamina D.

2.   Suplementos alimentares

Por último, mas não menos importante, estão os suplementos alimentares. Eles são ideais para quem não consome as doses diárias do nutriente, mas podem ser de grande ajuda durante os meses mais frios do ano.

Para garantir uma boa absorção da vitamina, recomenda-se a utilização da variação D3. O corpo, conhecidamente, recebe e aproveita melhor a vitamina D3, dando mais qualidade de vida para o organismo.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País7, possui uma série de produtos para aumentar os seus níveis de vitamina D e manter-se saudável. Confira.