28/10/2022

Como você já deve saber, o sol é a maior fonte de vitamina D que possuímos. Afinal de contas, o corpo é capaz de sintetizar este nutriente quando a pele entra em contato com os raios solares. Com uma fonte inesgotável do hormônio, será que é necessário fazer o uso de suplemento de vitamina D para crianças? 

Pasmem, a suplementação deste nutriente é recomendada por diversos médicos pediátricos. Por quê? Simples: existem alguns fatores que impossibilitam a penetração dos raios solares na pele, o que acaba por diminuir a absorção do pré-hormônio. 

Portanto, quando o sol não é suficiente e a alimentação não consegue prover o restante da vitamina necessária para o dia, a suplementação pode ser (e é) muito bem-vinda. 

Por isso, ao longo deste texto, vamos debater um pouco mais sobre a importância do suplemento de vitamina D para crianças e explicar como escolher o melhor modelo para seu pequeno. 

Para isso, vamos abordar alguns temas importantes, como:

  • para que serve a vitamina D infantil;
  • se criança pode tomar vitamina D;
  • as outras maneiras para se tomar vitamina D;
  • e qual o melhor suplemento vitamínico infantil.

Gostou dos temas? Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura! 

Para que serve a vitamina D infantil?

Você já parou para pensar por que a vitamina D é importante para o crescimento saudável do seu filho? Com o passar do tempo, a ciência acabou descobrindo novas funções do pré-hormônio - e cada uma delas ajuda, e muito, o desenvolvimento dos pequenos.

Por exemplo: pesquisas mostram que o uso de suplemento de vitamina D para criança pode desenvolver uma proteção contra o surgimento do diabetes melito tipo 1. De acordo com esses estudos, a condição pode ser favorecida pela deficiência do nutriente no organismo1.

Interessante, não é mesmo? Mas, quais são os outros benefícios da vitamina D para crianças? Confira:

Ajuda o desenvolvimento saudável dos ossos

A principal ação da vitamina D no organismo ocorre no esqueleto humano. Afinal, ela é uma das responsáveis pela absorção do cálcio pelo corpo, fazendo com que os ossos e os dentes se mantenham saudáveis e fortes2.

Isso faz com que a vitamina D seja muito importante durante a infância, que é uma das fases em que o corpo passa pela sua maior fase de crescimento: o estirão. Assim, muitos médicos recomendam a suplementação do nutriente para evitar o raquitismo, por exemplo2.

Auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico

A vitamina D também garante que o sistema imunológico das crianças funcione adequadamente. Isso se dá porque o nutriente ajuda a produzir células de defesa, como as Natural Killers (NK) e os linfócitos T e B3.

Com os níveis adequados de vitamina D no corpo, podendo aumentar o combate do organismo dos pequenos contra vírus e bactérias3.

Participa do crescimento celular

Por último, mas não menos importante, a vitamina D também é importante para a divisão e a diferenciação celular. Ou seja, ela participa ativamente da reprodução celular, ajudando o corpo a crescer saudável3.

Criança pode tomar vitamina D?

Sim! Como já falamos anteriormente, existem alguns casos que dificultam a produção da vitamina D por meio da radiação solar. Você sabia que, por exemplo, pessoas com a pele negra podem ter mais dificuldade em absorver o nutriente2?

Além disso, as roupas e o protetor solar também são “inimigos” da produção do pré-hormônio. Assim, em alguns casos, a melhor opção para bater os níveis de vitamina D diários é recorrer à suplementação. 

Mas, quais os outros métodos para obter a vitamina D?

Você já sabe que as crianças podem desenvolver a sua própria vitamina D por meio dos raios solares. Então, que tal sair para brincar com elas ao ar livre? Esse pode ser um jeito de conciliar a diversão com a saúde.

Mas, lembre-se: isso deve ser feito em horários de sol mais fraco, como antes das 10h e depois das 16h. Afinal, os raios solares do meio-dia podem ser maléficos até para as crianças.

Outro meio de consumir as suas doses do nutriente é pela alimentação. Alguns ingredientes ricos em vitamina D são peixes gordos e cogumelos. Para mais informações, leia o nosso texto sobre alimentos fonte de vitamina D.

Como sabemos que a vitamina D é muito importante na formação óssea do nosso organismo, a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda a obrigatoriedade da suplementação de vitamina D para todas as crianças até os dois anos de idade.

Isso mesmo, até essa idade, todas as crianças devem tomar vitamina D. E após os dois anos, a suplementação é recomendada apenas para os pequenos que possuem fatores de risco para a deficiência do nutriente, como a baixa exposição solar.

Suplemento de vitamina D para criança: como escolher?

Como já falamos anteriormente, a suplementação é muito bem-vinda para o dia a dia do seu filho - principalmente quando o pediatra a recomenda. Então, você deve estar se perguntando: qual o melhor suplemento vitamínico infantil? 

Sabemos como é complicado escolher um produto quando existem centenas de opções nas farmácias e na internet. Mas, a primeira coisa que você precisa pensar é em adquirir um suplemento de vitamina D para crianças em gotas

Mas por que gotas? Simples: as crianças, geralmente, não conseguem engolir uma cápsula ou um comprimido confortavelmente. Além disso, as opções em filme também devem ser descartadas, já que podem causar mal-estar nos mais novinhos. 

Nesses casos, a melhor opção é procurar um suplemento de vitamina D para crianças em gotas, que pode ser consumido sem quaisquer problemas e sem dor. 

Vitamina D infantil: qual é indicada? 

Então, já que estamos falando sobre suplemento vitamínico em gotas, precisamos citar a Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5

Além da apresentação gotas, Addera também criou um suplemento alimentar voltado especialmente para ajudar o bom funcionamento do sistema imune dos pequenos.  

Estamos falando do Vitamina D Addera + Imunidade Kids, uma vitamina D em gotas enriquecida com diversos nutrientes que também auxiliam o sistema imunológico das crianças. 

Além da vitamina D, esse suplemento alimentar conta com vitamina C, B6, B12, A e outros minerais, como zinco e ferro. 

Esse suplemento foi criado pensando nas crianças, que possuem dificuldades em ingerir cápsulas e comprimidos. Por isso, ele foi feito inteiramente em gotas e acompanha uma seringa em formato de girafa, sendo muito atrativa e divertida para os mais novos, facilitando na hora de tomar o suplemento. 

Com 75ml, este suplemento alimentar pode durar até 30 dias. Confira!