01/08/2022

Os pequenos já possuem uma predisposição a desenvolverem algumas doenças, como gripes e resfriados. Entretanto, como diferenciar algo normal de uma criança com imunidade inadequada?

Todo papai e mamãe sabem como uma simples tosse pode causar noites sem dormir, não é mesmo? Afinal de contas, a preocupação é muito presente na paternidade. Isso é normal: o instinto do ser humano é proteger aqueles que amamos, principalmente os filhos.

Essa preocupação a mais traz perguntas que são extremamente importantes, como se é normal a criança desenvolver muitas gripes durante o ano ou como saber se a criança tem imunidade inadequada.

E foi pensando nisso que criamos este texto. Ao longo deste artigo, você conseguirá distinguir estas duas situações, além de aprender a como deixar a imunidade da criança em dia e tornar a sua vida saudável.  

Por isso, vamos abordar alguns pontos, como:

  • o sistema imunológico das crianças; 

  • como saber se a criança tem imunidade inadequada; 

  • como ajudar a imunidade da criança a ficar em dia; 

  • a importância do suplemento alimentar infantil.

Gostou dos temas? Então, continue a sua leitura e lembre-se: nada substitui os conselhos de um médico pediatra. Por isso, mantenha as consultas com este especialista dentro da sua rotina.

O sistema imunológico das crianças

Você já parou para pensar por que as crianças estão mais propensas a desenvolver gripes e resfriados?

De acordo com pesquisas, um bebê pode ter o dobro de infecções em um ano do que um adolescente de 15 a 19 anos. Comparando com essa mesma faixa etária, crianças de 3 a 4 anos possuem 66% mais gripes, resfriados e outras doenças do que os jovens1.

O gráfico abaixo mostra a diferença entre o número de doenças por ano conforme o tempo. Note que este valor tende a cair conforme a pessoa vai envelhecendo. Confira o gráfico completo: 

Fonte: The common cold1

 

Isso acontece por conta do sistema imunológico humano, que é dividido em duas partes. E, para entender se sua criança está com imunidade inadequada, você vai precisar conhecer essas duas imunidades intimamente. São elas: a inata e a adquirida.

Imunidade Inata

A imunidade inata é responsável por ser a primeira linha de defesa do corpo contra antígenos, como vírus e bactérias.

Ela é composta, principalmente, por barreiras físicas2, como a mucosa do nariz, a pele e os pelos do corpo, e células de defesa3, como as Natural Killers (NK), células feitas para eliminar qualquer agente que possa fazer mal para o organismo.

Imunidade Adquirida

Depois do primeiro contato entre o sistema inato e o organismo invasor, o corpo prepara a sua “cavalaria” para agir contra o agente. Essas células são direcionadas para eliminar o antígeno propriamente dito, sendo muito mais assertivo do que as células generalistas da imunidade inata3.

Além disso, o grande benefício da imunidade adquirida é a chamada “memória imunológica”4. Ela funciona como se o corpo guardasse uma foto do invasor e estivesse preparado caso fosse contaminado novamente por ele.

Entretanto, essa memória imunológica se desenvolve conforme o organismo vai sendo infectado por diferentes agentes e vai ficando mais forte com o passar dos anos. Portanto, as crianças ainda não adaptaram seu corpo como os adultos, o que pode resultar em um maior número de infecções.

Como saber se a criança tem imunidade em dia?

A resposta para essa pergunta pode parecer estranha e relativamente simples, mas é por meio da repetição que podemos saber se a criança tem imunidade que não funciona adequadamente.  

O que isso quer dizer? Basicamente, este é um fato que pode ser percebido em casa conforme as crianças vão adoecendo. Se os casos de infecção estão aumentando consideravelmente e em um curto período, algo pode estar acontecendo.

Por isso, é extremamente importante que você consulte o pediatra do seu filho e evite medicá-lo. Cuidar e manter a imunidade em dia nessa fase é essencial para o crescimento saudável e para o bem-estar da criança. 

Leia também:

Como aumentar a imunidade da criança?

Não existe uma receita mágica que pode fazer com que a criança com imunidade baixa parar de gripar do dia para a noite. Este é um trabalho de formiguinha, no qual cada passo importa.

No geral, podemos dizer que uma boa imunidade é conquistada por meio da manutenção de hábitos saudáveis. Por isso, muitos dos conselhos dados para manter o sistema imunológico trabalhando adequadamente devem ser seguidos por todos, desde os mais novos até os mais velhos.  

Confira alguns passos para aumentar a imunidade da criança:

Observação: além dos pontos que citaremos a seguir, a carteirinha de vacinação dos pequenos deve estar sempre completa. Ajude a erradicar doenças no Brasil e proteja a saúde do seu filho.

1. Incentive a higiene pessoal

Nós sabemos que não é sempre que a criança estará sendo vigiada por membros da família. Por isso, é essencial que você ensine seu pequeno hábitos simples de higiene pessoal, como lavar sempre as mãos, tossir cobrindo a boca com um braço e evitar colocar os objetos na boca.

2. Ofereça uma alimentação balanceada

De acordo com uma planilha da Sociedade Brasileira de Pedagogia (SBP), crianças com dificuldades alimentares podem desenvolver, além de diversos problemas, uma imunidade inadequada.

Isso acontece porque a alimentação é o combustível do corpo e é por meio dela que o organismo retira nutrientes importantes para o seu desenvolvimento.

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) listou alguns alimentos que podem ser importantes para os pequenos, como:

  • laranja, abacaxi e acerola, por serem ricas em vitamina C, importante nutriente para auxiliar o sistema imunológico;
  • peixes, como o salmão, o atum, a cavala e a sardinha, por serem ricos em vitamina D e ômega 3;
  • folhas escuras, como a rúcula, por conterem doses consideráveis de ácido fólico, uma vitamina do complexo B.

Aqui foram listados apenas alguns alimentos que ajudam na imunidade. Entretanto, toda criança deve ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e pobre em gorduras ruins.

3. Estimule o pequeno a se movimentar

Além de comer bem e de maneira correta, as crianças precisam estar ativas. Energia elas têm de sobra, o que falta é o incentivo para a prática de atividades saudáveis e divertidas.

Fazer exercícios físicos pode acarretar outro benefício: a absorção de vitamina D. Esse hormônio é produzido pela pele humana ao entrar em contato com o sol e é essencial para a saúde dos ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico5.

Por isso, incentive a realização de exercícios ao ar livre e em horários com o sol mais fraco, como antes das 10 horas da manhã.

4. Ministre um suplemento alimentar infantil

A criança com a imunidade que não funciona adequadamente, pode estar passando por algum problema na obtenção de nutrientes ou está ingerindo poucos alimentos realmente nutritivos. Portanto, uma solução pode ser a suplementação dessas vitaminas e sais minerais.  

Caso o seja recomendada a suplementação de minerais e vitaminas, um suplemento alimentar infantil que pode ajudar você a deixar o sistema imunológico do seu filho em dia é a Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País7.

A linha Addera + Imunidade Kids foi pensada para auxiliar a imunidade das crianças por meio de nutrientes essenciais ao sistema imune. Conheça!