14/06/2022

Os sintomas de gripe em crianças podem ser ainda mais fortes do que em adultos, não é mesmo? Além disso, é muito comum que bebês e crianças desenvolvam mais resfriados do que os adultos e adolescentes. Mas por que isso acontece? Então, se está se perguntando “meu filho vive gripado, o que fazer?", este texto foi feito especialmente para você!

É comum que fiquemos preocupados com a saúde física de nossas crianças, principalmente quando estamos falando de papais e mamães de primeira viagem! Mas, já podemos adiantar que esta preocupação é natural e que é sempre melhor prevenir do que remediar!

Portanto, ao longo deste texto, vamos explicar um pouco mais sobre a relação dos nossos pequenos com a gripe e, principalmente, sobre como evitar o surgimento desses resfriados. Por isso, vamos abordar assuntos como:

  • o que é a gripe;
  • sintomas de gripe em crianças;
  • quanto tempo dura uma gripe infantil;
  • quantas vezes a criança pode gripar no ano;
  • o que pode ser uma gripe com frequência;
  • alimentação para a criança não gripar;
  • suplementação infantil contra gripes.

Achou os temas interessantes? Então, continue esta leitura! Aqui, preparamos um apanhado de informações importantes para a saúde da sua criança. Boa leitura!

O que é a gripe?

A gripe é, basicamente, uma doença respiratória leve. Em todas as idades, podemos encontrar sintomas como a congestão nasal, coriza, tosses, espirros, dores de garganta e dores no corpo1.

A gripe é causada pela infecção do vírus Influenza, microorganismo unicelular que pode causar muito desconforto e dor quando se espalham pelo nosso corpo.

Sintomas e complicações de gripe em crianças

Anteriormente, nós já falamos um pouquinho sobre os sintomas mais comuns causados por essa infecção viral em nosso corpo. Quer uma tabela com os sintomas de gripe em crianças? Confira a seguir os mais comuns:

Fonte: Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM - MG)2 

Uma possível complicação que pode acontecer nesses casos é a otite. Este quadro pode ser caracterizado por uma dor no ouvido devido a uma infecção da orelha média. De acordo com pesquisas, esta é uma reclamação constante entre crianças em idade pré-escolar e escolar1.

Quanto tempo dura uma gripe infantil?

Neste quesito, as crianças estão equiparadas com nós, adultos. Afinal, não existe uma diferença muito grande, sendo que os sintomas se fortalecem entre dois e três dias e costumam demorar entre 7 e 10 dias ate os sintomas desaparecerem1 3.

Quantas vezes a criança pode ficar gripadas no ano?

As crianças são mais suscetíveis à gripe por conta do seu sistema imunológico. Isso acontece porque elas ainda não desenvolveram totalmente a sua imunidade adquirida, que é responsável por travar uma batalha contra os vírus invasores4.

Conforme temos o contato com os vírus, este sistema adquirido forma a chamada “memória imunológica”, que fica responsável por já saber lidar com esta ameaça. Como as crianças ainda estão em processo de desenvolvimento, é comum que seu sistema imunológico não reconheça o vírus, atrasando a defesa e, assim, ficando suscetível à gripe4.

De acordo com pesquisas, é comum que crianças entre zero e dois anos tenham, em média, seis gripes anuais, ou até 10 episódios de infecções de vias aéreas superiores. Na idade pré-escolar, este número cai para cinco. A média continua caindo conforme a criança vai envelhecendo, chegando a três gripes anuais nas idades entre dez e 14 anos1.

Confira o gráfico para mais informações:

Fonte: The common cold1

Gripe com frequência: o que pode ser?

Bem, um sinal baixa imunidade pode ser episódios frequentes de gripe. Isso quer dizer que o seu filho ainda não desenvolveu anticorpos suficientes ou uma memória imunológica boa para combater estes vírus.

Entretanto, uma criança que fica resfriada constantemente também pode representar uma certa falta de higiene! Mas não vamos culpá-los: todo mundo já foi criança um dia e lavar as mãos era a última coisa que pensávamos fazer. Outro fator importante é a convivência com muitas crianças como ocorre em creches e nas escolas, onde as crianças acabam transmitindo as doenças respiratórias entre si com mais frequência.

Por isso, o ideal é que você ensine boas maneiras de higiene para o seu pequeno, como higienizar sempre as mãos e não colocar nada sujo na boca!

Meu filho vive gripado: o que fazer?

Como você pode ter visto anteriormente, é comum que as crianças fiquem mais doentes. Entretanto, existem algumas maneiras de ajudar a evitar que seu filho viva gripado. Quer saber mais? Então, continue com a gente!

Alimentação que auxilia as a criança a ficarem gripadas com menos frequência!

Estamos entrando na parte mais saborosa e prazerosa deste texto: vamos falar sobre comida! Como você deve saber, a nossa alimentação influencia diretamente no bem-estar do nosso corpo. Afinal de contas, os alimentos são os combustíveis que fazem os sistemas humanos trabalharem com harmonia e perfeição!

Por isso, existem alimentos que são muito recomendados para incrementar a imunidade de adultos e, é claro, crianças!

Os ingredientes citados a seguir foram retirados de um levantamento da Associação Brasileira de Nutrição! Confira:

Frutas

As frutinhas são ótimas opções para lanches e sobremesas por serem ótimas fontes de vitaminas e nutrientes.

Nesta categoria, você deve prestar atenção, principalmente, nas frutas cítricas, como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango. Isso acontece porque elas são ricas em vitamina C, que ajuda a impulsionar a nossa imunidade5!

Nas outras frutas, sempre que possível, recomendamos o consumo com a casca, já que ela é uma ótima fonte de fibras, que também auxilia no sistema imunológico.

Leites e iogurtes

Aqui, estamos falando sobre probióticos, que são microorganismos que auxiliam no trato intestinal. O bom desempenho do intestino pode ser fundamental na nossa imunidade, já que é nele que absorvemos os nutrientes e vitaminas dos alimentos.

Peixes

Você sabia que alguns peixes são ricos em ômega-3 e em vitamina D? Estes dois nutrientes são essenciais para a vida humana e ajudam diretamente na nossa imunidade5 6. Seguem quatro alimentos essenciais para a sua dieta: salmão, atum, sardinha e cavala.

Folhas verdes

Salada nunca é demais, não é mesmo? Recomendamos fortemente as folhas mais escuras, como a rúcula e o agrião, que são fontes de ácido fólico, mais conhecidos como vitamina B.

Suplementação para crianças

Como falamos anteriormente, a vitamina D é uma ótima aliada do nosso sistema imunológico, sendo usada para ajudar a manter a imunidade em dia.

Este nutriente é produzido por meio da absorção da luz solar pela nossa pele ou por meio de alimentos. Mas, quando isso se mostra insuficiente, precisamos escolher um suplemento alimentar indicado para o uso pediátrico!

Você conhece Addera, vitamina D número 1 do Brasil7 e a mais recomendada pelos médicos no País8? Nossa linha Addera + Imunidade Kids foi pensada para auxiliar a imunidade das crianças por meio de nutrientes essenciais ao sistema imune. Conheça!