23/01/2023

Você já se perguntou quais são os principais tipos de suplementos alimentares, suas funções no corpo humano e como saber qual deles é imprescindível tomar? Bem, são muitas perguntas…

E é muito comum que elas surjam, já que esse mercado está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Como? Simples: por meio das redes sociais.

Você, provavelmente, já se deparou com um influenciador digital recomendando um suplemento - ainda mais quando estamos falando sobre as milagrosas gomas de mascar, não é mesmo?

Então, estamos aqui para explicar em detalhes o assunto, destacando pontos como:

  • o que são os suplementos alimentares;
  • qual a importância dos suplementos alimentares;
  • como saber qual suplemento alimentar devo tomar;
  • quais são os tipos de suplementos alimentares.

Continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que são os suplementos alimentares?

Basicamente, os suplementos alimentares são produtos que oferecem vitaminas, minerais e macronutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Eles são facilmente encontrados em farmácias e na internet em diversos formatos, como gotas, comprimidos, cápsulas e até em filmes.

Mas, cuidado. Embora sejam vendidos em farmácias de todo o Brasil, os suplementos alimentares não são medicamentos. Ou seja, eles não são indicados para tratamentos de problemas de saúde. Então, na teoria, qualquer pessoa pode fazer uso dos suplementos alimentares.

Qual a função dos suplementos alimentares no corpo?

Como acabamos de falar, os suplementos não são medicamentos, entretanto é costume do brasileiro tratá-los assim. Fale a verdade: você já tomou vitamina C quando estava com gripe, não é mesmo?

Mas então, se esses produtos não são capazes de tratar condições que causam danos para o corpo humano, qual é a importância dos suplementos alimentares?

A principal função dos suplementos alimentares é garantir que o organismo esteja com as doses de vitamina e sais minerais em dia.

Vamos citar um exemplo: você trabalha em casa e, por isso, sai muito pouco ao ar livre. Assim, embora não seja por querer, você se expõe muito pouco ao sol, o que pode ocasionar em uma deficiência de vitamina D.

Nesse contexto, é válido lembrar que cerca de 80% deste nutriente é sintetizado por substâncias presentes na nossa pele, mas isso acontece apenas com a presença dos raios solares1.

Então, para evitar uma possível falta de vitamina D, especialistas recomendam a reposição por meio dos suplementos alimentares.

Então, suplementos alimentares previnem problemas de saúde?

Já que esses produtos não são capazes de “tratar”, eles podem prevenir os problemas de saúde? Afinal de contas, se uma pessoa tomar suas doses indicadas de vitamina D, ela vai prevenir condições causadas pela deficiência de vitamina D, certo?

Bem, também não podemos dizer que os suplementos possuem esse poder. Como já falamos, sua função é manter o bom funcionamento do corpo.

Por que estamos ressaltando isso? Simples: você deve desconfiar de propagandas que vendem suplementos alimentares como “fórmula mágicas”, isto é, que prometem fazer milagres em seu corpo.

Como saber qual suplemento alimentar devo tomar?

Agora que já alinhamos o que são os suplementos alimentares e qual a sua função no corpo humano, vamos debater se você precisa ou não desses produtos.

Como você deve saber, as vitaminas, minerais e macronutrientes no geral, como proteínas e carboidratos, são adquiridos por meio da alimentação. Por isso, especialistas recomendam refeições com variados grupos alimentares.

Entretanto, apenas uma alimentação balanceada não é capaz de garantir que todos os nutrientes sejam absorvidos. Além disso, não podemos esquecer que o Brasil vive tempos de insegurança alimentar, retornando ao Mapa da Fome.

Por isso, para saber se precisa, de fato, de uma suplementação, o mais recomendado é que você procure um médico. Isso porque por meio de uma avaliação e de exames de sangue, ele poderá saber se há algum tipo de déficit de nutriente.

Desse jeito, ele poderá te indicar um suplemento alimentar individual, como vitamina C, vitamina D ou qualquer outro. Entretanto, ele também pode recomendar um multivitamínico.

Tipos de suplementos alimentares: 5 opções

Seja nas prateleiras das farmácias ou nas páginas dos e-commerces, você encontra variados tipos de suplementos alimentares. Isso acontece porque o mercado descobriu uma maneira de reunir nutrientes que atuam, juntos, para um fim comum.

Ficou confuso? Então, a seguir, vamos trazer alguns tipos de suplementos alimentares e as suas funções no corpo. Confira:

Suplemento para os ossos

Você sabia que, sem a vitamina D, o corpo não consegue absorver todo cálcio ingerido na alimentação? Estudos indicam que este nutriente pode fazer com que 40% a mais de cálcio sejam aproveitados pelo organismo2.

Por isso, os suplementos para os ossos, que visam manter a saúde do esqueleto, possuem doses indicadas de cálcio e vitamina D, além de outras substâncias importantes, como o magnésio e o fósforo.

Suplemento para os músculos

Frequentar uma academia para hipertrofiar e tonificar os músculos está na lista de resoluções de Ano Novo da maioria dos brasileiros. E, para isso, muitas pessoas procuram vitaminas e nutrientes que ajudam a manter a saúde dos músculos em dia.

É o caso dos os suplementos de proteína, conhecidos como Whey Protein. Esse macronutriente é muito importante para a formação muscular, já que está presente em abundância nos músculos, sendo responsável pelo seu “crescimento”.

Suplemento para a imunidade

Costuma ficar gripado com mais frequência do que outras pessoas? Isso pode estar acontecendo por falta de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Voltando para a vitamina D, ela é uma substância importante para a nossa imunidade, já que ajuda a fabricar as células de defesa1. Além disso, outros nutrientes, como a vitamina C, zinco e o selênio, também são indispensáveis para a manutenção da resposta imunológica.

Suplemento para os cabelos e unhas

Para que os cabelos e as unhas cresçam de maneira saudável, é importante a ingestão adequada de alguns nutrientes, como a biotina e o zinco4. Por isso, os suplementos alimentares voltados para a saúde capilar visam à reposição dessas substâncias.

Suplemento alimentar multivitamínico

Como você percebeu com os exemplos acima, existem diversos tipos de suplementos alimentares. Mas, não podemos nos esquecer daqueles que são fabricados com nutrientes variados, os chamados multivitamínicos.

Um deles foi desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6. Estamos falando sobre o Vitamina D Addera + Vitaminas.

Em sua fórmula, você encontra 12 vitaminas e oito minerais. Assim, você garante que seu corpo irá receber as doses indicadas dos nutrientes todos os dias. Confira!