22/08/2022

Você sabia que o corpo humano é formado por mais de 600 músculos? Eles são responsáveis por quase metade do seu peso e são a razão pela qual você consegue correr, andar, dançar, ficar em pé e se movimentar. Então, por que não falar um pouco mais sobre a formação muscular?

O sistema muscular está em constante desenvolvimento, sendo base de preocupações tanto em relação à saúde quanto à estética. Por serem tão importantes para o ser humano, as pessoas estão em uma constante busca para tonificar os seus músculos, tornando-os saudáveis e, de quebra, aparentes.

A fim de trazer uma maior consciência sobre a saúde desses órgãos, neste texto, nós vamos ampliar os seus conhecimentos acerca do sistema muscular, indo muito além do fisiculturismo.

Para isso, vamos abordar temas muito importantes, como:

  • o que é músculo;
  • o que é formação muscular;
  • quais são as doenças relacionadas aos músculos;
  • como facilitar a formação muscular;
  • se existe suplemento para ajudar na formação muscular.

Gostou dos tópicos que iremos abordar? Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que é músculo?

Os músculos são órgãos feitos de fibras (chamadas cientificamente de miofibras). Eles são encontrados ao longo de todo o corpo e envolvem ossos, ligamentos, cartilagens e fascias1.

É possível encontrar três tipos de músculo no organismo humano2:

  • liso, que está presente nas artérias e em parte do sistema digestivo e não estão sob o controle do Sistema Nervoso Central;
  • cardíaco, que forma o coração;
  • esquelético, que são a maioria no corpo e são aqueles que podem ser contraídos.

No geral, eles são divididos em duas grandes categorias e chamados de voluntários e involuntários2.

Como você deve imaginar, os músculos involuntários2 são aqueles que trabalham sem a nossa vontade. Você não consegue fazer com que suas artérias parem de contrair para transportar o sangue, certo? Pois então!

Por outro lado, existem os músculos voluntários, que são aqueles que dominamos 2. Tente fazer um “muque” agora. Para isso, você contraiu seus bíceps e o tríceps, músculos que ficam no braço.  Ou seja, usou seus músculos voluntários!

O que é formação muscular?

A formação muscular é conhecida cientificamente como hipertrofia, que é o aumento do tamanho das fibras que compõem o músculo. É por isso que pessoas que malham regularmente são “definidas” 3.

Os músculos ficam maiores por conta de um acúmulo de proteínas dentro das células musculares. Sendo assim, os órgãos também ficam mais fortes, aumentando a força do indivíduo3.

Problemas relacionados aos músculos

Bem, agora que já introduzimos o assunto e explicamos um pouco mais sobre o que é formação muscular, precisamos trazer alguns problemas que estão relacionados a este sistema.

Como você bem sabe, quando falamos de saúde, tanto o excesso quanto a falta podem ser igualmente maléficos. Portanto, abaixo, traremos duas condições causadas por um esforço físico em exagero e um que pode ser impulsionado pela falta de exercícios.

Contratura muscular

Os músculos possuem um movimento de contração e relaxamento. Quando o órgão se tenciona e não volta ao seu lugar, chamamos isso de contratura muscular. Ela pode ser muito dolorosa e causar muito incômodo4.

Ela geralmente acontece pelo excesso de ácido lático, que é produzido pelos músculos durante a prática de exercícios4.

O tempo de recuperação da contratura muscular pode durar alguns dias. É importante fazer compressas quentes nos primeiros dias dos sintomas. Caso a dor esteja muito forte, pode ser utilizado um relaxante muscular4.

Estiramento muscular

No caso do estiramento, o que acontece é mais grave, já que as fibras musculares são rompidas e lesionadas. Esse problema pode surgir com um esforço físico intenso ou na repetição de movimentos4.

 Para o estiramento é recomendado, geralmente, bastante repouso e compressas de água gelada. O médico também pode prescrever alguns tipos de medicamentos específicos. 

Sarcopenia

A sarcopenia, por sua vez, é a perda de força muscular ocasionada pela diminuição da massa magra (músculos). Esse problema pode estar ligado, principalmente, ao envelhecimento e causar fraqueza muscular. Porém a sarcopenia pode ter outras causas, como doenças crônicas, uso de algumas medicações ou até períodos longos de imobilidade.

Um dos meios de melhorar a sarcopenia é praticando exercícios físicos regularmente, incluindo a musculação. Assim, você incentiva a formação muscular e aumenta a força do sistema como um todo.

Como facilitar a formação muscular?

Quem não quer uma fórmula mágica para fazer com que os músculos fiquem hipertrofiados e ostentar com um corpo definido, não é mesmo? Bem, isso não existe.

Com uma rotina regrada e saudável, você é capaz de aprender a como facilitar a formação muscular. Mas, já adiantamos que isso demanda muita disciplina e força de vontade.

Acompanhe três pilares que podem ajudar você a potencializar a sua força muscular:

Mantenha uma rotina de exercícios físicos

O primeiro deles não poderia ser diferente, não é mesmo? Como falamos, as atividades físicas estão conectadas à formação muscular. Portanto, estabelecer treinos com um profissional qualificado pode resultar em muitos benefícios para o seu corpo.

Capriche na alimentação

Você sabia que os alimentos também podem ajudar a facilitar a formação muscular? Além de serem a principal maneira de ingestão de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo e de evitar a obesidade, alguns ingredientes são excelentes antioxidantes5.

Durante os exercícios físicos e em momentos de estresse corporal, o organismo produz radicais livres, grandes vilões das células humanas, incluindo as musculares. Por sua vez, essas substâncias podem contribuir para o aumento dos danos musculares5.

Para combater os radicais livres, nada melhor do que alimentos antioxidantes, como as frutas cítricas e ingredientes ricos em vitamina A, C e E5.

Você pode usar suplemento para ajudar na formação muscular

Estudos comprovam que o uso de determinados suplementos alimentares pode ajudar na formação muscular. Isso acontece porque eles proporcionam nutrientes importantes para o corpo, sendo uma ótima forma de complementação da alimentação6.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil7 e a mais recomendada pelos médicos no País8, desenvolveu o Suplemento Alimentar Addera + Muscular. Além de proporcionar vitamina D, este suplemento alimentar também é enriquecido com HMB, que auxilia no bom funcionamento dos músculos. Confira!