Você já deve estar ciente sobre a importância que a vitamina D exerce no corpo, certo? Afinal de contas, ela é conhecida pela sua capacidade de fortalecer os ossos e, é claro, de aumentar a imunidade contra a invasão de vírus, bactérias e outros agentes externos. Então, se este nutriente é tão essencial para adultos, a vitamina D infantil se torna ainda mais necessária.
Mas por que isso acontece? Qual é a quantidade certa para o seu filho? O que a falta de vitamina D causa em crianças? Sim, são muitas perguntas, mas estamos aqui para elucidá-las!
Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a importância da vitamina D infantil e sobre como este nutriente age no corpo dos pequenos. Além disso, não podemos deixar de passar algumas dicas para que a dosagem diária seja batida, certo?
Por isso, neste texto, vamos abordar temas como:
- para que serve a vitamina D infantil;
- o que a falta de vitamina D causa em crianças;
- qual a dosagem diária ideal de vitamina D para crianças;
- como encontrar vitamina D na natureza;
- se criança pode tomar vitamina D.
Achou os assuntos interessantes? Quer aprender a como turbinar a saúde dos pequenos? Então, continue com a gente e saiba mais sobre a vitamina D infantil!
Para que serve a vitamina D infantil?
Antes de mais nada, precisamos falar sobre o momento da vida em que as crianças estão passando.
A infância está muito atrelada ao crescimento e ao desenvolvimento do corpo e da mente dos pequenos. Por isso, é de extrema importância que eles mantenham os níveis de nutrientes ideais para que este processo seja o mais saudável possível.
Nesta trajetória, um dos grandes aliados do bem-estar das crianças é, sem sombra de dúvidas, a vitamina D infantil! Ela é responsável pelo bom desenvolvimento dos ossos, já que auxilia na absorção do cálcio. Assim, o esqueleto pode crescer forte!
Mas este não é o único benefício da vitamina D nas crianças. Hoje em dia, sabemos que este nutriente é responsável pelo funcionamento correto do metabolismo celular. Ou seja, a vitamina D auxilia na multiplicação das células humanas.1
Também, não podemos nos esquecer da influência do nutriente no sistema imunológico, já que a vitamina é um poderoso agente, que fortalece a nossa imunidade.
O que a falta de vitamina D causa em crianças?
Como você já deve ter ouvido falar, o corpo humano é uma máquina perfeita. Por isso, para que ele funcione de maneira correta, é necessário que todos os nutrientes estejam presentes na quantidade correta.
A falta de vitamina D pode acarretar vários problemas, principalmente no esqueleto e nas juntas. Por isso, é comum que a escassez deste nutriente impulsione doenças ósseas, como a osteoporose, o que deixa o esqueleto frágil e quebradiço, e males autoimunes, como a artrite e a artrose.2
A falta de vitamina D também causa um aumento das gripes e resfriados. Afinal, com a falta do nutriente, o corpo produz menos células de defesa, ficando mais suscetível a bactérias, vírus e germes.
Além disso, estudos recentes citam uma ligação da deficiência de vitamina D com o diabetes melito tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, hipertensão arterial e com o surgimento de alguns tipos de cânceres.5
Dosagem de vitamina D para crianças
Existem muitas controvérsias em relação à dosagem ideal de vitamina D para crianças. Entretanto, é certo que este valor varie entre 400UI até 1000UI.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças com menos de um ano de vida devem receber até 400UI de vitamina D por dia.3
Ainda de acordo com a SBP, crianças de um a dois anos devem consumir até 600UI para prevenir doenças.3 Para facilitar, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)4 criou uma tabela com a recomendação para cada idade.
Vale lembrar que a quantidade de vitamina D é medida em Unidades Internacionais (UI), que vale no mundo todo.
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Onde encontrar a vitamina D para seu filho?
Você já deve ter entendido como este nutriente é muito essencial para o bom desenvolvimento das crianças, não é mesmo? Por isso, nos basta encontrar maneiras de consumir a vitamina D infantil.
Aqui estão três opções ideais para quem deseja se manter saudável e, é claro, vitaminado!
Leia também:
- O leite materno tem vitamina D para o bebê e para a lactante?
- O que é suplemento alimentar infantil? Para que serve?
- Quais são as vitaminas que auxiliam a imunidade infantil?
Tome banhos de sol
As crianças são elétricas por natureza e podemos utilizar esta característica a favor da saúde dos pequenos!
A vitamina D também é conhecida como “vitamina do Sol”, já que o nosso corpo consegue metabolizá-la quando as enzimas da nossa pele entram em contato com os raios solares e com a radiação ultravioleta (UV).
Então, nada mais justo do que tomar um bom banho de sol para repor a vitamina no organismo. Mas, calma, preste muita atenção: exposição solar em excesso pode causar doenças sérias na pele, como o câncer.
Por isso, é recomendado que leve seu filho para tomar banhos de sol antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. E, vale lembrar, sem protetor solar!
Quer saber como juntar a prática de exercícios físicos e aumentar o metabolismo de vitamina D? Então, confira 4 exercícios ao ar livre para praticar e aumentar sua exposição solar!
Consuma alimentos ricos em vitamina D
Mas, se a exposição solar não é suficiente, sempre podemos recorrer aos alimentos! No mundo animal, existem alguns itens que são ricos em vitamina D, como o salmão, a sardinha, a cavala e o atum. Além disso, você pode recorrer para o famoso óleo de fígado de bacalhau.1
Para dietas vegetarianas, você pode utilizar cogumelos frescos e ovos. Infelizmente, no mundo vegetal, não existem frutas e legumes ricos neste nutriente.
Confira a quantidade exata de vitamina D nestes alimentos.
Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia4
Use vitamina D infantil gotas
Por último, mas não menos importante, você pode encontrar a vitamina D em suplementos alimentares! No mercado, há inúmeras variantes do nutriente, como a vitamina D infantil gotas, perfeita para crianças que não estão acostumadas a ingerir comprimidos. E, sim, a criança pode tomar vitamina D!
Portanto, se tem uma coisa que nós entendemos, é sobre suplementação de vitamina D!
Falando nisso, você conhece a Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País7? Aqui, você encontra diversos produtos, desde vitamina D para adultos até a nossa linha Addera + Imunidade Kids, que fortalece o sistema imunológico das crianças.
Confira as nossas linhas e escolha a ideal para você!
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!