14/08/2022

O suplemento alimentar infantil é um recurso importante que pode ajudar nos quadros de carência nutricional em crianças, impactando a saúde e o desenvolvimento dos pequenos.

Neste artigo, vamos mostrar o que é e para que serve o suplemento vitamínico infantil, e quais são os principais nutrientes com recomendação de suplementação para crianças.

Vamos lá?

O que é suplemento alimentar infantil? Para que serve?

Crianças são consideradas mais vulneráveis a deficiências nutricionais, por estarem em fase de crescimento e desenvolvimento rápido, principalmente da fase que vai da gestação aos dois anos de vida, quando precisam de uma grande oferta de nutrientes ¹.

Com isso, em alguns casos, há indicação de suplemento alimentar infantil para reforçar essa nutrição e ajudar a evitar nos casos de déficit nutricional que possa impactar a saúde da criança.

Os suplementos vitamínicos infantis contêm vitaminas e minerais, isolados ou em múltiplas combinações (proteínas do leite ou vegetais (soja), carboidratos, diferentes fibras etc.), necessários ao desenvolvimento da criança ².

Eles podem ser encontrados em diversos formatos que facilitam e até estimulam a ingestão pelos pequenos, como pós saborizados para adição de água ou leite, gomas de mascar, gotas, entre outras formas.

Por último, é importante não confundir suplemento alimentar infantil com fórmulas infantis, utilizadas na ausência do leite materno, ou mesmo com produtos com quebra parcial ou total das proteínas (hidrolisados ou fórmulas de aminoácidos), geralmente utilizados por quem realiza exercícios físicos.

Suplemento vitamínico infantil: qual a recomendação?

De acordo com o Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a respeito da suplementação de nutrientes em crianças, a maioria das recomendações de suplemento alimentar infantil é de vitaminas A e D e os minerais iodo, zinco e ferro, sendo priorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo o mundo.

Além desses, hoje também se configura de vital importância a suplementação de DHA (Ácido Docosahexaenoico).

A seguir, vamos falar sobre cada um deles mais detalhadamente, mostrando sua importância para a saúde das crianças. Acompanhe!

1. Vitamina D para crianças: construindo ossos fortes

A carência de vitamina D é um problema comum em lactentes, crianças e adolescentes. Com isso, é comum a recomendação de suplemento alimentar infantil desse nutriente pelos médicos, tendo início, inclusive, ainda na fase da gestação.

A principal importância da vitamina D para crianças é que ela ajuda a construir ossos fortes, já que tem ação comprovada na mineralização óssea e manutenção equilibrada das taxas de cálcio no organismo ³.

Esse é um nutriente essencial também porque pode ajudar a prevenir o raquitismo, condição de amolecimento dos ossos que pode ocorrer em crianças em crescimento ³.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja feita a suplementação de vitamina D em todas as crianças, pelo menos até os dois anos de idade.

2. Vitamina A para crianças: auxiliando o crescimento saudável

A Vitamina A é outro suplemento vitamínico infantil fundamental, pois é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Além disso, esse é um micronutriente crucial para a manutenção da visão e que atua também no funcionamento adequado do sistema imunológico e na saúde das mucosas, importantes barreiras de proteção contra infecções.

3. Ferro para crianças

O ferro, como suplemento alimentar infantil, é crucial no combate à anemia, problema que pode prejudicar o desenvolvimento mental e psicomotor da criança, além de reduzir sua resistência às infecções.

4. Zinco para crianças

Este é outro suplemento para criança fundamental por sua ação no crescimento, além de sua importância para a manutenção da imunidade e do desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

5. ômega 3 (DHA) para crianças

O DHA, um dos componentes do ômega 3, é um dos principais componentes do cérebro, configurando-se como um macronutriente fundamental para o neurodesenvolvimento nos pequenos. Além disso, cumprem funções energéticas e de reservas metabólicas.

Consulte o pediatra de seu filho para orientações sobre o uso de suplemento alimentar infantil, mediante suas necessidades nutricionais.

Ainda falando sobre suplemento vitamínico infantil, você conhece Addera, a vitaminas mais recomendada pelos médicos do país 4? Nossa linha Addera Kids foi pensada para auxiliar a saúde dos pequenos por meio de nutrientes essenciais ao seu organismo. Conheça!

 

Referências bibliográficas: