28/06/2022

Este texto é destinado para todos os papais e mamães de primeira viagem que ficam nervosos com cada sintoma que aparece em seus bebês. Sabemos que esta não é uma fase fácil e que tudo é muito preocupante, mas estamos aqui para mostrar que as viroses respiratórias são, provavelmente, as “vilãs” da história.

Você já deve ter sido diagnosticado com algum tipo de viroses na vida, certo? Afinal de contas, esta palavra é muito utilizada como um termo guarda-chuva, já que não existe apenas um tipo de virose.

Neste texto, iremos tratar apenas as viroses respiratórias, que são as principais causas de doença infantil no mundo todo!

Seu filho vive gripado e você não sabe mais o que fazer? Ao longo do artigo, vamos abordar alguns temas que podem lhe ajudar, como:

  • o que são viroses respiratórias;
  • os principais casos de doenças respiratórias em crianças;
  • por que crianças estão mais suscetíveis a contraírem uma virose;
  • quanto tempo uma criança pode transmitir vírus;
  • como evitar as doenças respiratórias em crianças.

Gostou dos temas? Eles podem ajudar você a lidar com os espirros repentinos e choros de febre que partem o coração. Por isso, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que são viroses respiratórias?

Em um primeiro momento, precisamos desmentir que “virose” é uma doença em si. Esta palavra é um conceito que engloba todos os males causados por meio de uma infecção de vírus.

Ficou confuso? Calma, porque vamos exemplificar. A gripe, que é causada pelo vírus Influenza, é uma virose, assim como a dengue e a covid-19O.

Como você deve ter percebido, esse termo pode englobar, realmente, diversos males. E, quando falamos em viroses respiratórias, estamos nos referindo àquelas doenças que atacam, principalmente, o pulmão, nariz e garganta.

Principais casos de doenças respiratórias em crianças

Agora que você já sabe o que significa viroses respiratórias, precisamos mostrar algumas das doenças mais comuns na infância que são causadas por vírus.

Confira a seguir:

Gripe

Como já falamos anteriormente, a gripe é causada pelos variados tipos de mutação da Influenza, mais conhecido como “vírus da gripe”. Destas mutações, você pode encontrar algumas doenças muito conhecidas, como a H1N1, H1N2 e H3N2.

A Influenza é responsável por 5% a 15% dos casos de viroses respiratórias causadas durante todo o ano1.

Resfriados

Não, não podemos colocar a gripe e o resfriado na mesma caixinha. Afinal de contas, enquanto a gripe é causada apenas pela Influenza, os resfriados podem ser consequência da infecção de inúmeros vírus, como o rinovírus e até mesmo o coronavírus.

Um estudo1 fez uma análise de quais vírus eram responsáveis pelas doenças respiratórias no mundo. Confira o resultado:

Fonte: The common cold1

Amigdalite

Embora se pareça muito com os outros resfriados e com a gripe, a amigdalite tem como principal sintoma a inflamação das amígdalas, que ficam localizadas na garganta. Além disso, o paciente pode desenvolver mau hálito e febre.

A maioria dos seus casos é causada por vírus, mas também pode ser acarretada por uma infecção bacteriana.

Por que crianças são mais suscetíveis a contraírem uma virose?

Para responder esta pergunta, precisamos pensar sobre como a gripe é transmitida. Basicamente, podemos definir a transmissão das viroses respiratórias de dois jeitos: pelo tato e pelo ar2 3.

Então, não precisamos ir muito além para entender por que as crianças são tão suscetíveis a contraírem uma infecção viral, não é mesmo?

No fim de contas, os pequenos são extremamente curiosos e possuem uma mania incorrigível de colocar tudo que é “novo” na boca. Então, se porventura este objeto estiver contaminado, as chances de eles adquirirem a virose é muito grande.

Além disso, se a sua criança frequenta a escolinha ou a creche, é muito provável que ela tenha contato com alguns amiguinhos doentes, que podem passar muito facilmente a virose.

As crianças e o sistema imunológico

Muito provavelmente, você está pensando: “Mas eu também tenho contato com pessoas doentes, mas nem sempre pego a doença”.

E sim, faz sentido. Mas, não podemos nos esquecer de que as crianças ainda não possuem um sistema imunológico adquirido muito desenvolvido, sendo que esta é a principal arma do corpo no combate aos vírus4.

Por exemplo: quando você contrai uma gripe, a sua imunidade adquirida conhece intimamente o vírus. Ou seja, da próxima vez que ele entrar no seu corpo, o seu sistema imunológico estará preparado para reconhecê-lo e, é claro, atacá-lo.

Para se ter uma ideia, bebês com menos de um ano de idade ficam duas vezes mais doentes durante o ano do que adolescentes de 10 a 14 anos. Confira o gráfico abaixo:

Fonte: The common cold1

Acha que seu filho vive gripado? Calma, isso pode ter solução!

Quanto tempo uma criança pode transmitir vírus?

Isso pode variar de acordo com o vírus e com a criança. Mas, a Fiocruz propõe um isolamento social das crianças com sintomas por, pelo menos, sete dias. Caso os sintomas continuem fortes, saiba que a carga viral pode demorar até 10 dias para passar completamente5.

Como evitar as doenças respiratórias em crianças?

Bem, embora não tenha uma fórmula mágica para acabar, de uma vez por todas, com a gripe, existem algumas dicas que podem auxiliar no bem-estar dos pequenos.

O primeiro passo é, sem sombra de dúvidas, é vacinar o seu pequeno. Hoje, existem algumas vacinas que ajudam a diminuir o impacto da Influenza dentro do corpinho das crianças. Por isso, é dever de todo pai e mãe sempre verificar se a cartela de vacinação do seu filho está completa.

Também é importante ensinar boas maneiras para que ele não se contamine. Ou seja, você deve explicar para o pequeno que ele não deve colocar coisas sujas na boca. Também é essencial o instruir para que ele lave sempre suas mãozinhas antes de comer ou de coçar o rosto, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, está a ingestão de alimentos saudáveis e ricos em vitaminas e sais minerais. Aqui, estamos falando de frutas, legumes, folhas e carnes brancas, como o peixe.

Com uma dieta balanceada, muita agitação e fome de conhecimento, seu filho estará preparado para passar por todas as viroses respiratórias que encontrará no caminho.