14/06/2022

Às vezes parece impossível evitar o contágio da gripe, não é mesmo? Basta ter uma pessoa com a doença em uma sala que, em dois ou três dias, outros companheiros aparecem com sintomas idênticos. Mas, afinal de contas, como a gripe é transmitida? O que a faz tão contagiosa?

Estamos aqui para sanar todas essas dúvidas. Entretanto, já podemos antecipar que existem alguns cuidados para diminuir as chances de pegar a gripe que estão ao nosso alcance. Por isso, não podemos desanimar: saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!

Ao longo deste texto, vamos entrar no universo dos vírus, os grandes vilões desta nossa história. Então, abordaremos alguns temas importantes para entendê-los melhor, como:

  • o que são vírus;
  • como a gripe é transmitida;
  • quais são os cuidados para não pegar a gripe;
  • os benefícios da vacinação;
  • quando a suplementação se faz necessária.

Achou interessante? Quer aprender sobre as formas de transmissão da gripe? Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que são vírus?

Bem, antes de entrar de vez de uma vez por todas no assunto sobre o contágio da gripe, precisamos falar sobre o seu causador: o vírus Influenza.

Sim, se você está se sentindo um pouco para baixo, com dores no corpo, coriza e uma tossinha que não passa, provavelmente é o vírus agindo no seu corpo. Esses seres microscópicos e unicelulares estão sempre sofrendo mutações, obrigando que novos remédios sejam criados e vacinas sejam desenvolvidas.

Ao entrar em nosso corpo, o vírus da gripe passa pelo período de incubação que costuma variar em média de 3-5 dias, antes do desenvolvimento dos sintomas gripais.

Como a gripe é transmitida?

Agora que já conhecemos os nossos agentes, está na hora de aprender, de fato, como o contágio da gripe acontece. Para isso, precisamos dividir este tópico em duas partes, ou seja, as duas formas de transmissão da gripe mais comuns: contaminação via aerossóis e contágio manual2.

Aerossóis

Você já deve ter ouvido falar que “a gripe se pega pelo ar” e sim, está correto. Mas, para entender como isso funciona, vamos exemplificar.

Quando uma pessoa está doente, seu corpo estará repleto de hospedeiros indesejados. Assim, o seu corpo tenta expelir estes vírus por meio da tosse, do catarro e dos espirros, por exemplo5.

Por isso, quando espirramos, podemos liberar milhares de microorganismos no ar5, partículas tão pequenas e tão levianas que são chamadas de aerossóis. Por conta dessas características, as gotículas não caem no chão, mas ficam flutuando no ar. 

Assim, qualquer pessoa que estiver no recinto está suscetível a ser contaminada, já que os vírus podem entrar em nosso corpo pela via respiratória quando inalamos estas partículas. Portanto, isso faz com que a contaminação via aerossóis seja uma das formas de transmissão da gripe mais potentes4.

Cuidados que auxiliam a evitar a gripe via aerossóis

Com a explicação ficou parecendo impossível se livrar do resfriado, não é mesmo? Mas vamos lá: existem meios de evitar este contágio. Alguns deles são:

  • use máscaras de proteção facial. Esta dica pode ser utilizada tanto para quem está gripado quanto para quem está saudável. Afinal de contas, a máscara protege suas vias respiratórias bloqueando a entrada do vírus, que fica “grudado” no acessório, ou a saída dos microorganismos via aerossóis quando a pessoa contaminada espirra;
  • mantenha os ambientes sempre abertos e refrigerados. Deixe sempre janelas e portas abertas, permitindo a renovação do ar dentro do cômodo.
  • Distanciamento social

Manual

Por último, mas não menos importante, está a contaminação manual. Mas como a gripe é transmitida desse jeito?

Uma pesquisa mostrou que 11 em cada 15 pessoas foram contaminadas com o vírus da gripe depois de terem contato manual com uma pessoa doente3.

Isso acontece porque o ser humano tem o hábito de tapar a boca com a mão durante espirros e acessos de tosse. Assim, ao invés do ar, as partículas virais ficam alocadas nas mãos do indivíduo.

Portanto, esta pessoa pode passar o vírus para todos os objetos que encostar e todas as pessoas que cumprimentar.

A contaminação manual pode acontecer quando a pessoa coloca a mão “suja” na boca, nos olhos e no nariz, facilitando a entrada do vírus para dentro do corpo.  

Evitando o contágio manual

Existem alguns meios simples para evitar o contágio da gripe de maneira manual. São eles:

  • mantenha as mãos sempre limpas, lavando com água corrente e sabão;
  • leve um potinho de álcool em gel 70% em sua bolsa ou chaveiro, passando sempre que cumprimentar outra pessoa;
  • utilize sempre os mesmos copos e talheres, evitando usar utensílios que uma pessoa com gripe possa ter usado.

Turbine a sua saúde em dois passos

Estamos chegando ao fim do nosso texto! Até aqui, sabemos como a gripe é transmitida e alguns cuidados essenciais para evitar este contágio. Mas, para finalizar com chave de ouro, precisamos falar sobre dois aliados do sistema imunológico e da nossa saúde no geral: a vacinação e os suplementos.

Vacine-se

Por que é tão importante tomar a vacina anual da gripe? Bem, isso acontece por conta do nosso sistema imunológico adquirido.

A vacina é, nada mais nada menos, do que partes de vírus inativados. Ao reconhecer o invasor, o nosso corpo irá produzir anticorpos para combatê-lo. Depois desta batalha, a nossa imunidade adquirida irá criar uma memória contra este vírus, preparando o corpo para possíveis invasões futuras6.

Como a vacina da gripe protege apenas por um período limitado, o ideal é que tomemos uma dose por ano.

O uso de suplementos vitamínicos

Para finalizar, não podemos nos esquecer da importância da vitamina D para ajudar o corpo a se defender. Já sabemos que a vitamina D tem um papel importante no funcionamento inadequado do sistema imune.

Podemos adquirir esta vitamina por meio da exposição solar ou por alimentos de origem animal. Mas, quando isso não é suficiente, a suplementação pode ser uma aliada para manter a sua saúde e imunidade em dia.

Então, já que estamos falando em suplementos poderosos, você precisa conhecer a Addera, vitamina D número 1 do Brasil8 e a mais recomendada pelos médicos no País9. Com a linha Addera + Imunidade, você tem um suplemento alimentar para imunidade com vários nutrientes que ajudam seu sistema imunológico.