24/06/2022

Febre, dores no corpo, enxaqueca, tosse, espirros e muita coriza: você já está acostumado com esses sintomas, não é mesmo? Esse mal-estar é muito característico da gripe, uma doença causada por um ser microscópico muito conhecido pela ciência, pelos médicos e pelos pacientes: o vírus Influenza.

Nos dias de hoje, você é capaz de encontrar vacinas preventivas contra a gripe, já que a sociedade conseguiu estudar as mutações e características deste vírus, que causou muitas epidemias e até pandemias ao longo da História.

Mas, então, que tal saber um pouco mais sobre o vírus Influenza e debater sobre como se cuidar para não pegar a gripe?

Ao longo deste texto, vamos abordar temas muito interessantes para a sua saúde, como:

  • o que é Influenza;
  • quais são os tipos de gripe Influenza;
  • quais são os sintomas do vírus Influenza;
  • quanto tempo dura a gripe Influenza;
  • como evitar a contaminação da gripe.

Ficou curioso? Então, continue esta leitura e fique por dentro desses assuntos que podem ser a chave para aliviar muitas dores de cabeça e mal-estar.

O que é Influenza?

O vírus Influenza é um parasita que causa a famosa e temida gripe, que é uma infecção do sistema respiratório humano.

O motivo por trás do nome do vírus ainda é causa de debate, mas alguns estudiosos acreditam que ele se deu por conta da expressão influenza di freddo, que significa “influência do frio”, em português1.

Esta vertente é muito utilizada por conta da sazonalidade do vírus Influenza2. Afinal de contas, você já deve ter percebido que os maiores índices de gripe acontecem em tempos de frio?

Portanto, os momentos mais críticos para o contágio da Influenza acontecem nos meses de inverno e outono.

Além de ser sazonal, este vírus possui características endêmicas e, até mesmo, pandêmicas2. Isso acontece pela sua fácil transmissão e pelas mutações que ocorrem nos parasitas, que impossibilita uma resposta rápida e eficiente da memória imunológica humana.

A Influenza e a História

A covid-19 não foi o primeiro vírus que causou um surto pandêmico no século XXI. Antes dele, uma das variantes do Influenza, conhecido como H1N1 ou gripe suína, foi a razão de pânico em mais de 75 países entre 2009 e 2010. Segundo o Instituto Butantan, mais de 18 mil pessoas morreram por conta desta doença.

A pandemia de Gripe Espanhola também foi causada por uma mutação do Influenza H1N1, mas causou uma quantidade muito maior de mortes do que a gripe suína. No mundo, estudiosos afirmam que a gripe matou mais de 50 milhões de pessoas entre os anos de 1918 e 1919.

Essa quantidade de mortes pode ser explicada por conta da falta de conhecimento da ciência com o vírus da Influenza. Este parasita só começou a ser estudado em 1933 e suas variações foram conhecidas e identificadas na década de 19503. Ou seja, antes disso, o mundo travava batalhas contra inimigos desconhecidos.

Quais são os tipos de gripe Influenza?

Como você já viu anteriormente, falamos que existem mutações do Influenza. Entretanto, além disso, o vírus possui tipos e subtipos.

Basicamente, a Influenza é dividida entre A, B, C e D. Entretanto, os dois primeiros são as cepas mais conhecidas e aquelas que possuem maior poder em infectar seres humanos. Confira um pouco mais sobre cada um deles.

Influenza A

Este tipo de vírus é um dos mais comuns no dia a dia. Ele possui muitas variações, mas apenas alguns deles são capazes de infectar humanos.

Para facilitar o entendimento, todo vírus Influenza A possui o seu nome dividido entre hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA). Neste caso, existem cerca de 18 HA possíveis na natureza, mas apenas o H1, H2, H3, H5 e H7 podem infectar humanos3.

Para identificar o vírus tipo A, você deve observar o seu nome, já que sua nomenclatura será seguida por H(x)N(y)3. Um exemplo é a H1N1, a gripe suína, e a H3N2, que foi responsável por um surto de gripe durante a pandemia de COVID-19.

Influenza B

Esta variação do vírus não recebe muitos subtipos, mas ela é dividida entre Yamagata e Victoria. De acordo com a Fiocruz, essas duas variações apresentam sintomas muito parecidos com os do tipo A. 

Quais são os sintomas do vírus Influenza?

No começo do texto, nós já citamos alguns dos sintomas mais conhecidos da gripe. Mas, este assunto é muito importante e merece um tópico só para ele.

Os sintomas do vírus Influenza são muito corriqueiros e, às vezes, podem ser confundidos com os do resfriado comum. Entretanto, eles podem ser mais fortes e mais persistentes. Por isso, ao sentir os sintomas, um médico deve ser consultado.

Confira os sintomas mais comum do vírus da gripe2 3:

  • febre entre 38° e 40°C;
  • fadiga;
  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • mal-estar;
  • falta de ar;
  • tosse;
  • coriza.

Além desses sintomas já característicos, algumas mutações podem causar diarreias, vômitos e até mesmo pneumonias2. Esses casos são mais raros e devem ser seguidos com ajuda especializada.

Quanto tempo dura a gripe Influenza?

É um senso comum entre a comunidade médica que a gripe Influenza dura, em média, de 7 a 10 dias3.

A febre é, provavelmente, o primeiro sintoma a ser apresentado, que pode surgir entre as primeiras 24 horas e durar por até três dias2.

Mas, o tempo da duração da gripe pode variar de acordo com a situação do paciente, sendo o grupo de risco crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. 

Como evitar a contaminação da gripe?

Existem alguns jeitos simples que podem prevenir você do contágio do vírus Influenza. Basicamente, para não contrair a doença, você pode optar por dois métodos seguros e comprovados: fortalecer o seu sistema imunológico e, é claro, tomar cuidados básicos no dia a dia.

Não precisamos comentar que a junção dessas duas técnicas é a melhor opção para quem deseja viver de maneira saudável e sem gripes!

Vacine-se

Sem sombra de dúvidas, a vacinação é a prática mais eficaz para prevenir a gripe ou enfraquecer seus sintomas.

Por conta da alta mutação do vírus, a vacina é produzida todos os anos, prevenindo a população contra novas cepas da Influenza. Por isso, não se esqueça de vacinar e se imunizar contra esses invasores.

Alimente-se adequadamente

Repor as vitaminas e os sais minerais no corpo é um método para impulsionar a imunidade e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, é muito importante que diversas frutas, verduras, vegetais, grãos e proteínas estejam no seu cardápio diário, oferecendo o combo necessário para a sua saúde.

Lave as mãos e mantenha distanciamento social

Não se esqueça de sempre manter as suas mãos limpas! Um dos jeitos rotineiros de se contrair a gripe é tocar em algo contaminado e, depois, tocar no rosto. Por isso, sempre ande com um potinho de álcool em gel 70% e lave suas mãos sempre que possível.

Além disso, pode ser interessante evitar ambientes muito fechados, preferindo sempre uma boa ventilação e espaços abertos.

Use suplementos alimentares

É sempre importante impulsionar o seu sistema imunológico. Um jeito para fortalecê-lo e torná-lo resistente é consumindo suplementos que possuem vitaminas e minerais que possuem um impacto positivo na imunidade.

Os suplementos devem ser tomados diariamente. Isso permite que seu corpo fique fortalecido e impeça o agravamento das infecções. Por isso, não adianta consumi-los apenas quando estamos doentes: isso não fará efeito.

Sem mais delongas, apresentamos a Addera, que é a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5. Com a linha Addera + Imunidade, você tem um suplemento alimentar para imunidade com vários nutrientes que ajudam seu sistema imunológico. Confira!