25/07/2022

Pode parecer redundante, mas nunca é demais reforçar a importância das vitaminas e dos sais minerais para o crescimento saudável das crianças e adolescentes. Entretanto, de nada adianta ser generalista, já que cada nutriente é único e, assim, deve ser abordado de maneira detalhada. E hoje é o dia de falar sobre a importância da vitamina A para crianças.

Esse nutriente participa de funções essenciais para a saúde e para o bem-estar dos seres humanos. Esse papel fica ainda mais abrangente para aqueles que estão em fase de crescimento, como crianças, jovens e mulheres gestantes.

Contudo, embora seja imprescindível para a existência humana, a deficiência de vitamina A é um problema de saúde global. De acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,8 milhões de crianças em idade pré-escolar vivem com este problema no mundo1.

Portanto, que saber mais sobre este nutriente e falar sobre os perigos da deficiência de vitamina A? Para fomentar este debate, vamos abordar temas importantes, como:

  • o que é vitamina A;
  • qual a importância da vitamina A para crianças;
  • o grupo de risco para a hipovitaminose A;
  • qual a dosagem ideal de vitamina A para crianças;
  • onde encontrar a vitamina A na natureza.

Vamos nessa? Continue com a gente e entenda tudo o que você precisa saber sobre esse nutriente. Faça uma boa leitura!

O que é a Vitamina A?

Basicamente, a vitamina A é um nutriente lipossolúvel, ou seja, é absorvido com a presença de gordura. Por conta dessa característica, uma pessoa pode sofrer tanto da falta (hipovitaminose) quanto do excesso (hipervitaminose).

Logo, é necessário que você preste muita atenção à quantidade de vitamina A demandada pelo seu corpo. Esse número varia de acordo com as suas características físicas e, é claro, com a sua idade.

O ser humano não é capaz de produzir, por si só, a vitamina A. Portanto, é necessário que esse nutriente seja absorvido por meio da alimentação ou da suplementação.

Em geral, existem dois tipos do nutriente: o retinol, que é adquirido por meio de alimentos de origem animal, e a provitamina A, que é encontrada apenas em folhas e vegetais2.

Qual a importância da vitamina A para crianças?

Como já falamos, a vitamina A é extremamente relevante para o bem-estar das crianças e adolescentes. Isso acontece porque o nutriente está ligado a funções importantes do corpo, como os sentidos, o crescimento de órgãos e tecidos, a imunidade e até mesmo a eliminação de radicais livres.

Confira agora como a vitmina A atua no organismo.

Vitamina A e a visão

Ainda de acordo com as pesquisas da OMS, entre 250 mil a 500 mil crianças ficam permanentemente cegas no mundo todos os anos por conta da deficiência de vitamina A1. Isso mostra que a saúde dos olhos é uma das principais preocupações decorrentes da hipovitaminose A1.

Este problema é conhecido como xeroftalmia, doença que afeta a retina, a conjuntiva e a córnea. Um dos sintomas desse problema é a diminuição considerável da sensibilidade dos olhos para com a luz.

Por isso, a deficiência de vitamina A em crianças pode causar cegueira noturna, já que é o momento do dia em que a luminosidade é menor.  Este é, segundo pesquisas, o fator mais comum em países em desenvolvimento3.

Vitamina A e o crescimento

Você sabia que a vitamina A é essencial para uma gravidez segura tanto para a mamãe quanto para o bebê?

Ela é uma das responsáveis por garantir o desenvolvimento saudável do feto e um dos principais motivos pela diferenciação celular. Ou seja, a vitamina A infantil está intimamente ligada ao desenvolvimento correto dos órgãos4.

A relação entre a vitamina e o crescimento continua, principalmente, durante a infância e o período do estirão.

Vitamina A e a imunidade

Um dos sintomas da hipovitaminose A é a diminuição da ação das células de defesa do corpo. Logo, a vitamina A está conectada, também, à imunidade das crianças5. Ela é uma das responsáveis pela diferenciação celular do sistema imunológico, rastreando e eliminando os invasores do organismo.

A resposta imunológica das crianças ainda está em desenvolvimento. Por isso, é de extrema importância que você preste atenção à quantidade de vitamina ingerida pelos pequenos.

Leia também:

Qual é a vitamina que ajuda na imunidade? Como obtê-la?

Quais são as vitaminas que auxiliam a imunidade infantil?

Vitamina A e a saúde da pele

Muitos alimentos ricos em vitamina A, como a cenoura, possuem uma grande participação no combate e expulsão dos radicais livres. Isso evita o envelhecimento precoce da pele e a mantém saudável e jovem por muito mais tempo.

Dosagem de vitamina A infantil

Já falamos que a dosagem ideal de vitamina A varia de acordo com a idade. Confira o gráfico com os valores diários em Unidades Internacionais (UI) determinado pela Organização Mundial da Saúde:

Fonte: Manual de Condutas Gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A2

 

Vale a pena ressaltar que crianças de até seis meses devem ter a sua dose diária de vitamina A reposta por meio da amamentação. A partir desta idade, eles já podem receber reforços da alimentação2.

Grupo de risco da hipovitaminose A

De acordo com pesquisas, a deficiência de vitamina A em crianças ocorre, principalmente, em famílias com baixa capacidade financeira e que vivem na periferia1.

Isso ocorre porque o principal jeito de consumir o nutriente é por meio dos alimentos. Portanto, é necessário que o prato seja muito colorido e rico em ingredientes variáveis. A falta de uma alimentação saudável em famílias carentes pode culminar na hipovitaminose A.

Vitamina A para crianças: onde encontrar?

Como você já deve ter percebido, os alimentos são a principal fonte do nutriente. E há uma lista grande de ingredientes que podem proporcionar uma boa suplementação de vitamina A, tais como2:

  • folhas verdes escuros, como a couve e o espinafre;
  • vegetais amarelos, como a cenoura e a abóbora;
  • frutas amarelo-alaranjadas, como a manga e o mamão;
  • oleaginosas, como a pupunha.

O fígado bovino também é uma ótima fonte de vitamina A, sendo presente também no ovo e nos peixes2 3.

Suplemento alimentar infantil: ajuda extra contra a hipovitaminose

Quando a alimentação não é suficiente para a absorção correta da vitamina A, os pais sempre podem recorrer aos suplementos alimentares.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no País1, desenvolveu um suplemento alimentar infantil rico em minerais e vitaminas imprescindíveis para a saúde dos pequenos: a Addera + Imunidade Kids.

Aqui, você encontra doses ideais de ferro, zinco, vitamina D, C e, é claro, de vitamina A. Confira!