Podemos dizer que a vitamina D e o cálcio são dois nutrientes que não podem viver sem o outro. Além disso, quando estão presentes nas quantidades ideais para o organismo, a vitamina e o mineral promovem grandes benefícios para os seres humanos. Por isso, hoje, você vai aprender a como tomar cálcio e vitamina D.
Mas, por que você precisa ler um texto inteiro para saber como a vitamina D atua no metabolismo do cálcio e por que os dois nutrientes são tão importantes? Bem, antecipando um pouco as coisas, podemos dizer que o consumo em excesso dessas substâncias pode ser tão prejudicial quanto a falta delas.
Então, ao longo deste artigo, vamos mostrar para você como manter o relacionamento do cálcio e da vitamina D em perfeita harmonia. Para isso, vamos abordar alguns temas muito interessantes, como:
- qual o benefício do cálcio;
- qual o benefício da vitamina D;
- como a vitamina D atua no metabolismo do cálcio;
- como tomar cálcio e vitamina D;
- como suplementar cálcio;
- como suplementar vitamina D;
- os suplementos de cálcio e vitamina D.
Então, como você percebeu, além de tratar sobre os benefícios conjuntos da vitamina D e do cálcio, também vamos tratar dos dois integrantes desse relacionamento de maneira separada.
Por isso, se você gostou dos temas, continue com a gente e faça uma ótima leitura!
Qual o benefício do cálcio?
Vamos começar pelos benefícios deste nutriente, que é vastamente conhecido como o “mineral dos ossos”. Bem, e não é por menos: 99% de todo cálcio presente no corpo está localizado em nossos ossos e dentes. Ou seja, apenas 1% do mineral está disponível no sangue1.
Isso faz com que ele seja o mineral mais abundante dentro do nosso organismo. Para se ter uma noção, ele pode representar 2% do seu peso1. Vamos fazer uma matemática básica: se você pesa 70kg, você tem até 1,4kg de cálcio em seu corpo.
Então, para que serve o cálcio? Bem, ele participa de algumas funções muito importantes do nosso corpo, como1 2:
- o fortalecimento dos ossos e dentes. Como você deve saber, os ossos estão em constante crescimento e renovação. Para isso, o cálcio “usado” é liberado no sangue e o “novo” é absorvido. Por isso, o ser humano precisa consumir o mineral diariamente, mantendo, assim, a saúde e a força do esqueleto;
- a contração e o relaxamento dos músculos. O cálcio é um dos responsáveis pela liberação de energia e comando dos movimentos realizados pelo sistema muscular, que tornam possíveis os atos de andar e de manter uma postura reta.
Não podemos esquecer de dizer que, segundo pesquisas, mulheres podem perder até 1g de cálcio todos os dias e mais de 20 milhões de brasileiros (cerca de 10% da população nacional) vivem com osteoporose, condição que enfraquece os ossos. Por isso, não esqueça da importância do mineral para a sua vida.
Qual o benefício da vitamina D?
Agora, chegou a hora de falar da metade da laranja do cálcio: a vitamina D. Assim como o mineral, esse pré-hormônio é muito importante para quem deseja viver uma vida plena e saudável.
Ela participa3 4:
- da produção de células de defesa, como os linfócitos T e B e as Natural Killers (NK). Por isso, a vitamina D é conhecida como uma das vitaminas que podem ajudar o corpo a manter a imunidade em dia;
- da manutenção do funcionamento dos músculos. Ela auxilia no processo de força e equilíbrio de um ser humano, atuando, assim, na saúde do sistema muscular.
Então, já que estamos falando sobre as funções da vitamina D, nada mais justo do que trazer a importância do casal do momento: o pré-hormônio e o cálcio.
Como a vitamina D atua no metabolismo do cálcio?
A vitamina D, além dos pontos positivos citados acima, também auxilia na absorção de cálcio pelo corpo humano. Por isso, indiretamente, para você manter a saúde e força dos seus ossos em dia, precisamos prestar muita atenção nos seus níveis de vitamina D.
Hoje em dia, estudos já comprovaram que o organismo consegue absorver 40% a mais de cálcio quando os níveis de vitamina D estão em dia4. Portanto, podemos afirmar que de nada adianta consumir muito o mineral, mas se esquecer de tomar um solzinho diário.
Mas, cuidado! Vale lembrar, também, que o excesso é um vilão. Quando consumimos um número de doses de vitamina D a mais do que o indicado, o cálcio deixa de ser absorvido pelos ossos e começa a ser liberado no sangue, causando problemas de saúde, como a calcificação das artérias e veias.
Como tomar cálcio e vitamina D?
Há duas maneiras se você deseja aprender a como tomar cálcio e vitamina D juntos: pela alimentação ou pela suplementação. Independentemente da opção escolhida, você estará trilhando um caminho perfeitamente natural e saudável.
Mas, que tal aprender a ingerir os dois nutrientes separadamente e sem a ajuda de um suplemento? Confira, a seguir, os métodos para consumir o cálcio e a vitamina D.
Como suplementar cálcio?
Na natureza, existem diversos alimentos que possuem cálcio em sua composição. Os mais conhecidos são os leites e seus derivados. Entretanto, ele também é encontrado em alguns legumes e até em algumas frutas.
No gráfico abaixo, você confere os principais alimentos com cálcio:
Fonte: Cálcio dietético: estratégias para otimizar o consumo6
Adolescentes de nove a 18 anos devem consumir 1.300mg de cálcio por dia, enquanto adultos de até 50 anos devem diminuir o consumo para 1.000mg. Mas, a partir desta idade, os idosos devem aumentar a dosagem para 1,.200mg6.
Como suplementar vitamina D?
A vitamina D é sintetizada pelo nosso corpo por meio do contato da nossa pele com os raios solares ultravioleta B. Ou seja, para que o organismo produza este nutriente, você precisa tomar um delicioso banho de sol.
Mas, aqui vai algumas observações:
- evite roupas compridas. Neste caso, quanto mais pele à mostra, melhor;
- não passe protetor solar, pois o produto evita a penetração dos raios UVB na pele;
- evite os horários de pico do sol, ou seja, opte pelos horários antes das 10 horas e depois das 16 horas;
- acessórios estão permitidos, como chapéus e óculos de sol.
Além disso, também existem alimentos fonte de vitamina D, como a sardinha, o salmão, a gema do ovo e os cogumelos.
Suplemento de cálcio e vitamina D: saúde conjunta para os ossos
Mas, como falamos anteriormente, tem como tomar cálcio e vitamina D juntos por meio dos suplementos alimentares.
Por isso, agora, vamos falar sobre os suplementos Vitamina D Addera Cal 2.000UI e Vitamina D Addera Cal 1.000UI, que foram desenvolvidos pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil7 e a mais recomendada pelos médicos no País8.
Eles possuem doses recomendadas de vitamina D, Cálcio Citrato Malato (CCM), vitamina K2 e magnésio, que são nutrientes importantes para a saúde dos seus ossos. Não deixe de conferir!
Close-up Dezembro/ 2020
QVIA PMB Dezembro/2020
Conheça a linha
completa de Addera
Addera D3
A marca de vitamina D número um do Brasil possui suplementos alimentares de diversos formatos (comprimido, cápsula, gotas e filme). Conheça todos!
Addera +
Nossa linha de suplementos de vitamina D em associação com outros nutrientes é perfeita para quem deseja benefícios específicos, como melhora da concentração. Confira!