28/10/2022

Seja nos dias mais frios do ano ou durante o verão de 40°C do Brasil, os pais estão sempre preocupados com a saúde de seus filhos pequenos. E não é por menos: bebês e crianças têm facilidade em adquirir infecções, podendo desenvolver gripes e resfriados constantes. Por isso, é necessário debater sobre a vitamina infantil para auxiliar a imunidade.

As vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento da imunidade. A falta desses micronutrientes pode ser prejudicial para o sistema imunológico, tendendo a piorar a proliferação de vírus e bactérias.

Por isso, desenvolvemos um texto completo para vocês, papais e mamães, que estão preocupados com a saúde dos seus filhos e desejam aprender a como deixar a imunidade dos pequenos sempre em dia.

Então, para falar um pouco mais sobre esse assunto, vamos abordar alguns temas importantes, como:

Além disso, no final deste texto, vamos trazer uma vitamina infantil para auxiliar a imunidade, explicar os seus benefícios e como você pode adquiri-la.

Gostou do tema? Então, continue com a gente para entender como você pode ajudar a imunidade do seu filho. Mas, sem mais delongas, faça uma ótima leitura!

O que é imunidade?

De maneira geral, a imunidade é o mecanismo de defesa criado pelo corpo humano para reconhecer, rastrear e combater qualquer agente que possa causar danos para o organismo. Dentre esses “vilões”, estão as bactérias, vírus, fungos e muitos outros seres microscópicos.

A imunidade pode estar em dia ou não, o que depende diretamente do bom funcionamento do seu sistema imunológico. Ele é formado por diversos órgãos, como a medula óssea, as amígdalas, baço e linfonodos, e células, como as Natural Killers (NK) e os linfócitos T1.

Quer saber tudo sobre o sistema imunológico? Então, leia o nosso texto Boa Imunidade: qual a função do sistema imunológico!

A imunidade na primeira infância

Antes de falar sobre a vitamina infantil para auxiliar a imunidade, precisamos entender por que seu filho vive gripado. Essa é uma realidade comum para muitos pequenos e pode ser explicada facilmente.

Mas, para isso, precisamos falar sobre os dois tipos de imunidade presentes no corpo humano: a adquirida e a inata.

Imunidade inata: a primeira linha de defesa

Basicamente, todas as crianças nascem com a imunidade inata. Ela é formada, principalmente, por:

  • barreiras físicas, como a própria pele e as mucosas. Elas são responsáveis por impedir a entrada dos agentes invasores, evitando, assim, a infecção2;
  • e células de defesa, como as Natural Killers. Por sua vez, essas células capturam qualquer vírus e bactéria presente no corpo humano3.

As células Natural Killers agem reconhecendo células infectadas por esses invasores do corpo humano, sendo um dos principais agentes do organismo contra gripes e resfriados.

Além disso, sabe-se que as NK também ajudam a combater as células cancerígenas. Ou seja, são capazes de reconhecer e eliminar, precocemente, possíveis focos de tumores3.

Imunidade adquirida: a principal linha de defesa

Para entender a imunidade adquirida, você terá que usar a sua imaginação. Pense no seguinte cenário: um vírus consegue passar pelas barreiras físicas do corpo e infecta o organismo.

Percebendo a ameaça, o corpo manda seus soldados para estudar o inimigo, entendendo como ele age e quais são as suas características principais. Depois de fazer todo um diagnóstico, o sistema imunológico envia células desenvolvidas unicamente para eliminar o vírus em questão.

Depois de vencer a batalha, o corpo adiciona esse vírus em seu “histórico”, sabendo quais células ele deve enviar em uma futura infecção.

É desse jeito que funciona a imunidade adquirida. Ela possui células de defesa que são programadas para eliminar um determinado tipo de vírus e bactéria, garantindo melhores taxas de sucesso contra a invasão3.

Além disso, o sistema imune adquirido possui a memória imunológica, que funciona como uma grande base de dados, ajudando a combater, mais rápida e efetivamente, os agentes gripais4.

Uma análise das gripes e resfriados em crianças

Você sabia que crianças ficam muito mais gripadas do que jovens, adultos e idosos? Isso pode ser explicado, por exemplo, pela falta da memória imunológica, já que elas ainda não foram expostas a muitos agentes infecciosos.

De acordo com algumas pesquisas, crianças de até quatro anos de idade podem ficar 66% mais gripadas do que jovens5.

No gráfico abaixo, você pode notar que o número de doenças infecciosas diminui drasticamente com o envelhecimento. Confira:

Fonte: The common cold5

O gráfico em barras mostra o número de gripes e resfriados desenvolvidos por uma pessoa no período de um ano. O estudo mostrou que crianças de até um ano de idade podem ficar doentes até seis vezes em 12 meses. Esse número cai para quatro gripes anuais em pequenos de cinco a nove anos5.

Entretanto, algumas crianças podem desenvolver mais ao longo do ano. Isso pode mostrar um desbalanceamento no sistema imunológico, condição conhecida popularmente como “baixa imunidade”.

O que é bom para ajudar a imunidade infantil?

Mas, então, como podemos manter a imunidade das nossas crianças em dia? Isso é muito importante tanto para os pequenos que mostram uma tendência em ficar gripados, denunciando alguma alteração no sistema imune, quanto às crianças que possuem uma saúde de ferro.

Em ambos os casos, especialistas citam alguns cuidados básicos que podem ser inclusos no dia a dia. Dentre eles, estão:

  • manter uma alimentação balanceada. A própria Sociedade Brasileira de Pedagogia (SBP) mostra uma preocupação com crianças que desenvolvem dificuldades alimentares. Segundo a Sociedade, ter uma base alimentar saudável, balanceada e diversificada é um alicerce para a imunidade dos pequenos em dia;
  • manter o corpo em movimento. Você sabe que as crianças possuem energia para dar e vender. Isso pode ser aproveitado para as práticas de exercício físico, que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico e de todo o corpo;
  • tomar sol. Uma das vitaminas que ajudam a imunidade é a vitamina D. Esse hormônio pode ser adquirido com a exposição da pele com os raios ultravioletas B. Por isso, recomenda-se banhos de sol de até 15 minutos em horários antes das 10 horas e depois das quatro horas da tarde6.

O que é bom para a imunidade em qualquer idade? Bônus

Como você deve ter percebido, manter uma vida repleta de hábitos saudáveis e balanceados é o melhor jeito de deixar a sua imunidade em dia. Por isso, além de falar dos pequenos, decidimos mostrar como você, adulto, pode ajudar o seu sistema imunológico.

Então, confira o gráfico abaixo e note quais hábitos saudáveis podem ajudar a sua imunidade:

Fonte: Addera

Ter uma rotina saudável é a peça-chave para o bom funcionamento do sistema imunológico, garantindo uma boa resposta contra as infecções de vírus e bactérias.

Vitaminas que ajudam a imunidade das crianças

Agora que já conversamos mais sobre o que é imunidade e sobre o que é bom para ajudar a imunidade infantil, nada melhor do que falar, de uma vez por todas, quais vitaminas ajudam a imunidade das crianças.

As vitaminas são micronutrientes muito importantes, que podem ser amplamente encontradas na natureza por meio dos alimentos. Vale lembrar que o corpo humano não consegue, por si só, fabricar esses nutrientes sem a ajuda de fatores externos.

Isso, inevitavelmente, reforça a importância de uma alimentação rica em ingredientes naturais e abundante em diferentes categorias alimentares (como carnes, verduras e legumes).

Sem mais delongas, confira as vitaminas que ajudam a imunidade das crianças (e, é claro, do papai e da mamãe) e que não podem faltar no dia a dia dos pequenos7:

A importância da vitamina D

Como já falamos anteriormente, a vitamina D é uma ótima vitamina infantil para auxiliar a imunidade. Ela é produzida pelo próprio corpo humano quando as células da pele entram em contato com os raios solares ultravioletas B.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem deficiência deste nutriente. Para saber se você também sofre com a deficiência da vitamina D, faça um exame de sangue.

Se você e seu filho não tomam muito sol e estão em dúvida se possuem deficiência no hormônio, faça o Teste de Vitamina D da Addera. Aqui, você pode entender se, no seu caso, a suplementação do nutriente pode ser necessária. Para isso, clique no link acima!

Mas qual é a importância da vitamina D para a imunidade infantil? Bem, de acordo com pesquisas, o hormônio ajuda tanto o bom funcionamento da imunidade inata quanto da adquirida. Como? Confira6:

  • a vitamina D ajuda o corpo a produzir células Natural Killers, que são a primeira linha de defesa do organismo;
  • o hormônio também auxilia a diferenciação e produção dos anticorpos, principalmente dos linfócitos B e T. Eles são células de defesa importantes para o combate aos vírus e bactérias.

Além de todos os benefícios para o bom funcionamento do sistema imunológico, a “vitamina do sol” também é conhecida por ser importante na prevenção de algumas condições autoimunes, como o diabetes melito tipo 16.

Onde encontrar a vitamina D?

Além dos suplementos alimentares e do sol, a vitamina D também é encontrada em alguns ingredientes. Nós separamos uma imagem para mostrar opções que possuem o hormônio e podem ser boas aliadas para bater os níveis de vitamina D diárias.

Confira:

Fonte: Adaptado de Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia8

Como você pode perceber, esse nutriente é encontrado, majoritariamente, em produtos de origem animal. Por isso, vegetarianos e veganos precisam estar atentos em relação a seus níveis de vitamina D.

Vitamina A

Assim como o hormônio citado anteriormente, a vitamina A é um nutriente importante para a produção de células para o sistema imunológico. As células Natural Killers e os linfócitos T também recebem uma grande ajuda pela vitamina A, sendo produzidos com mais facilidade quando o nutriente está em seus níveis ideais.

Além disso, estudos mostram que essas células possuem a sua fagocitose (ato de eliminar outros microrganismos) estimuladas com a presença de vitamina A no corpo.

Onde encontrar a vitamina A?

Ela pode ser encontrada tanto em alimentos de origem animal, como fígado, peixes e leite, como em vegetais e frutas.

Vitamina C

A vitamina C é uma das vitaminas mais conhecidas quando falamos sobre o sistema imunológico. Entretanto, ainda existem muitos estudos debatendo sobre a sua importância para a imunidade.

Pelo que se sabe, a vitamina C atua como antioxidante no organismo, combatendo a ação dos radicais livres e impedindo a oxidação das células do sistema imunológico. Além disso, o nutriente também ajuda a produzir linfócitos T.

Onde encontrar a vitamina C?

Frutas cítricas, como a laranja e a acerola, são as fontes de vitamina C mais conhecidas. Mas, esse nutriente também pode ser encontrado em algumas hortaliças.

Vitamina E

Hoje, a medicina já sabe que a deficiência de vitamina E no organismo pode comprometer a resposta da imunidade do corpo. Essa falta de nutriente afeta, principalmente, o bom funcionamento das células B e T, que são os principais “combatentes” a favor do sistema imunológico.

Onde encontrar a vitamina E?

Você pode encontrar a vitamina E em diversos ingredientes de origem vegetal. Fontes conhecidas do nutriente são: milho, soja, trigo e alguns óleos vegetais.

Vitamina infantil que auxilia a imunidade

Agora que você já conheceu algumas vitaminas que podem ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico das crianças, você deve estar se perguntando: “qual a melhor vitamina para imunidade infantil?”

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil9 e a mais recomendada pelos médicos no país10, criou um suplemento alimentar voltado especialmente para ajudar o bom funcionamento do sistema imune dos pequenos. 

Estamos falando do Vitamina D Addera + Imunidade Kids, uma vitamina D em gotas enriquecido com diversos nutrientes que também auxiliam o sistema imunológico das crianças.

Além da vitamina D, esse suplemento alimentar conta com vitamina C, B6, B12, A e outros minerais, como zinco e ferro.

Esse suplemento foi criado pensando nas crianças, que possuem dificuldades em ingerir cápsulas e comprimidos. Por isso, ele foi feito inteiramente em gotas e acompanha uma seringa em formato de girafa, sendo muito atrativa e divertida para os mais novos.

Com 75ml, este suplemento alimentar pode durar até 30 dias. Confira!

Agora que você já sabe por que a imunidade baixa e conhece as vitaminas que ajudam a imunidade, compartilhe este texto em suas redes sociais. Afinal, assim, você pode ajudar amigos e familiares que têm as mesmas dúvidas!