19/10/2022

Vamos debater qual é a função da vitamina D no seu organismo? Afinal de contas, muito se fala sobre a importância de se tomar sol, que é a principal fonte do nutriente para os seres humanos, mas pouco é falado sobre os benefícios da vitamina D e em quais sistemas ela atua.

Então, decidimos construir este artigo para trazer as principais funções da vitamina D no corpo humano. Para antecipar os assuntos que vão ser abordados ao longo deste texto, podemos afirmar que a vitamina D e a saúde óssea andam de lado a lado, além de ser muito indicada para manter a sua imunidade em dia.

Como você pode perceber, o nutriente age em diferentes sistemas do corpo. Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor como a vitamina D age em cada uma dessas partes do organismo e quais são as suas funções.

Para isso, vamos abordar temas importantes, como:

  • o que é vitamina D;

  • onde encontrar a vitamina D;

  • qual é a quantidade ideal de vitamina D por dia;

  • qual a função da vitamina D no corpo;

  • se existe contraindicação para vitamina D.

Se você achou este tema interessante e deseja manter o seu corpo funcionando da maneira correta, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que é vitamina D?

Sim, nós vamos falar sobre a função da vitamina D. Mas, antes, precisamos explicar o que é este nutriente tão importante para o corpo humano.

De modo geral, a vitamina D é um hormônio produzido por meio dos contatos dos raios solares UV-B e a pele. Essa reação envolve o 7-dehidrocolesterol, que está presente na pele e que se transforma em uma espécie de “pré-vitamina D” com a exposição às radiações ultravioletas B1.

No final, esta substância é levada para o fígado, local em que é sintetizada na verdadeira vitamina D, conhecida como 25(OH)D31.

Por conta da presença dos raios solares nesta série de reações químicas, o nutriente acabou sendo conhecido, popularmente, como “vitamina do sol”.

Onde encontrar a vitamina D?

Como já falamos anteriormente, o próprio corpo produz a vitamina D ao entrar em contato com o sol. Mas, essa ação pode ser dificultada por conta de alguns fatores.

Para se ter dois exemplos, pessoas de pele negra, por conta da melanina presente no órgão, precisam se expor ao sol por mais tempo para absorver a quantidade ideal do nutriente. E, por um outro lado, o corpo não é capaz de sintetizar a vitamina quando passamos protetor solar, que previne a absorção dos raios ultravioletas.

Por isso, apenas se expor ao sol pode não ser suficiente. Vale ressaltar que médicos recomendam, por dia, até 15 minutos de banho de sol em horários com luminosidade branda, ou seja, antes das 10h e depois das 16h.

Mas, não precisa ficar preocupado: existem outras fontes do hormônio, embora não sejam tão eficientes e abundantes quanto a produzida pelo sol. Confira outras oportunidades de se consumir a vitamina D:

  • alimentos. Sentimos em lhe informar que as opções de ingredientes ricos em vitamina D são poucas. Você irá encontrá-la em abundância em peixes gordurosos, como a sardinha e o salmão. Além disso, você pode consumi-la em ovos, óleo de fígado de bacalhau e em cogumelos secos ao sol ou frescos;

 

  • suplementos alimentares. Mas, quando a exposição ao sol e o consumo destes alimentos não são suficientes, as pessoas podem recorrer aos suplementos alimentares. Você encontra comprimidos, gotas, filmes e cápsulas de vitamina D em até 2.000 UI.

Lembre-se de que doses de até 2.000UI ainda se equivalem a suplementos alimentares. Qualquer valor acima desse é considerado medicamento.

Qual é a quantidade ideal de vitamina D por dia?

Para dar esta resposta, recorremos à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). O órgão reuniu os valores recomendados de vitamina D para cada idade em uma tabela.

Além disso, eles fizeram uma coluna referente ao grupo de risco para a absorção do nutriente, como pessoas negras, com sobrepeso, idosos e que possuem problemas gastrointestinais.

Confira a tabela:

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2

Pelo quadro, é possível perceber que nenhuma recomendação ultrapassa as 2.000UI, que é o máximo permitido para suplementos.

Função da vitamina D: 3 pontos importantes

Agora que já demos um grande panorama sobre o nutriente e como você pode obtê-lo, vamos falar sobre as funções da vitamina D no corpo.

Seria impossível trazer todos os benefícios da vitamina D em um único texto, já que ela controla mais de 200 genes do organismo e ainda existem muitas pesquisas em andamento sobre o hormônio.

Por isso, separamos as três principais funções do nutriente, que são amplamente conhecidas na comunidade médica. São elas:

  • auxilia a saúde óssea;
  • ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos;
  • colabora para manter a sua imunidade em dia.

Vamos falar mais sobre cada uma delas:

Vitamina D e saúde óssea: amizade de milhões!

Esta função da vitamina D se dá por conta do papel do hormônio na absorção do cálcio e do fósforo, minerais importantes para a manutenção da saúde óssea.

Estudos indicam que, sem o hormônio, o corpo absorve apenas 15% de todo cálcio consumido na alimentação e por meio de suplementos. Isso pode fazer com que os ossos fiquem fracos e quebradiços1.

Por outro lado, já sabemos hoje que manter os níveis de vitamina D em dia pode aumentar em até 40% a absorção do cálcio, ajudando a manter a saúde óssea1.

Isso também vale para o fósforo, outro mineral importante para o bom desenvolvimento dos ossos. Com as doses do hormônio repostas, o seu corpo consegue absorver mais de 80% do fósforo consumido na alimentação1.

Ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos

Os músculos são órgãos que estão em constante contração e relaxamento, permitindo que você fique em pé, mantenha uma postura correta e, é claro, se movimente. Por isso, você deve sempre exercitá-los e mantê-los nutridos.

Um nutriente importante para os músculos é a vitamina D, que participa da liberação de ATP, que é a energia utilizada pelos órgãos. A adenosina trifosfato tem componentes de cálcio em sua formulação, que é absorvido com uma ajuda extra da vitamina D3.

Com a liberação do ATP, o músculo consegue efetuar seus movimentos de contração e relaxamento3.

Auxilia a manter a imunidade em dia

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a ação da vitamina D no sistema imunológico, que é responsável pela proteção do corpo contra vírus, bactérias e outros microrganismos invasores.

De modo geral, a vitamina D auxilia a produção de células de defesa. Dentre elas, estão4:

  • as Natural Killers (NK), que são conhecidas por serem o primeiro batalhão de defesa liberado pelo corpo. Elas fazem parte da imunidade inata;
  • os linfócitos T e B. Conhecidos como um dos principais anticorpos do sistema imunológico, as células T e B são responsáveis por eliminar um alvo em específico, sendo muito mais eficientes do que as Natural Killers. Elas fazem parte do sistema imune adquirido.

Existe contraindicação para vitamina D?

Não. Como você deve ter percebido ao longo deste artigo, a vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do corpo humano.

Por isso, todas as pessoas devem prestar atenção se os seus níveis de vitamina D estão em dia. Para isso, basta realizar um exame de sangue.

Como você já sabe qual a função da vitamina D no organismo, por que não pensar em um suplemento alimentar completo para o seu dia a dia.

A Addera é a vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no País6. Em nossa linha de produtos Addera D3, você encontra desde comprimidos de 1.000UI até 2.000UI, que podem fornecer os níveis de vitamina D recomendados para o seu dia a dia. Confira!