28/06/2022

A vitamina C é conhecida como uma grande aliada para a prevenção de gripes e resfriados e para o fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, é senso comum incentivar o consumo de laranja, acerola, limão e outras frutas ácidas para reforçar as defesas do corpo contra invasores.

Então, vale pensar qual seria a ação deste nutriente no corpo dos pequenos, que ainda não possuem o sistema imunológico formado. Seguindo esta lógica, vamos abordar um pouquinho mais sobre a importância da vitamina C para crianças.

 Por isso, ao longo deste texto, vamos falar sobre:

  • o que é vitamina C;
  • qual a importância da vitamina C para crianças;
  • como dar vitamina C para crianças;
  • onde encontrar vitamina C nos alimentos;
  • os benefícios da vitamina C em gotas para crianças.

 Se você quer conhecer mais sobre este nutriente muito importante para o bem-estar do corpo humano, continue com a gente e faça uma boa leitura!

O que é vitamina C?

A vitamina C é um nutriente conhecido cientificamente como ácido ascórbico, que é solúvel em água e não é sintetizado pelo corpo humano. Ou seja, para ficar em dia com os níveis ideais para o bem-estar, homens, mulheres e crianças precisam consumir a vitamina C por meio dos alimentos1.

Os músculos esqueléticos são os principais armazenadores de vitamina C nos seres humanos. Entretanto, eles não conseguem segurá-la por muito tempo, sendo necessário repor o nutriente diariamente1.

Ao ser consumida, a vitamina C passa por quatro estágios: absorção intestinal, transporte para os tecidos, recaptação renal e excreção pela urina1. Por isso, embora não seja recomendada a ingestão de doses elevadas do nutriente, o consumo de até 2 mil miligramas da vitamina pode não causar malefícios para o corpo humano2.

Provavelmente, por ser altamente solúvel em água, o seu excesso irá direto para a urina sem ser aproveitado pelas células. Entretanto, doses maiores estão ligadas a problemas como diarreia e cálculos renais.

Qual a importância da vitamina C para crianças?

A vitamina C proporciona muitos benefícios para o seu corpo. Entretanto, sua participação é ainda mais notável no reforço do sistema imunológico e no combate de radicais livres. Por isso, este nutriente recebe muita atenção da ciência e do senso comum, sendo muito utilizado em remédios e xaropes caseiros. 

Vitamina C e o sistema imunológico

De acordo com pesquisas, a vitamina C é responsável por afetar a resistência das infecções causadas por vírus e bactérias3 4. Consequentemente, o nutriente é um ótimo aliado no combate a gripes e resfriados, principalmente no corpo dos pequenos.

Mas por quê? Simples: o sistema imunológico humano se divide em dois: inato e adquirido. Basicamente, a imunidade inata é aquela que está presente desde o seu nascimento e é responsável pelo primeiro reconhecimento da doença5 6.

O adquirido, como o próprio nome diz, é aquele que é desenvolvido conforme o corpo entra em contato com os vírus e bactérias, criando assim uma memória imunológica7.

No caso das crianças, o seu sistema imunológico adquirido está em fase de desenvolvimento, portanto toda ajuda é válida. E quando falamos em apoio, estudos relatam que a vitamina C reduz pela metade o risco do resfriado3, que pode ser um grande incômodo para as crianças.

Leia também: Meu filho vive gripado, o que fazer? Calma, tem solução!

Vitamina C e os radicais livres

Se você acha que os radicais livres são vilões apenas para os adultos, saiba que os pequenos também podem sofrer com a oxidação celular.

Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, podendo até causar uma alteração no DNA celular, levando a uma má formação8.

 A vitamina C é um ótimo antioxidante, responsável por bloquear a ação dos radicais livres e mantendo o bom desenvolvimento das células do corpo dos pequenos8.

A importância do colágeno para as crianças

Sim, colágeno não é importante apenas para prevenir rugas. Esse elemento é extremamente importante para a boa formação da pele e pela sua elasticidade, além de ser um ótimo aliado na cicatrização de feridas e machucados.

E você sabe como as crianças são movidas pela diversão e pela aventura, sempre correndo e sofrendo, ocasionalmente, quedas e arranhões.

A vitamina C é uma ótima produtora de colágeno, o que pode ser um grande benefício para os pequenos. Assim, a diversão não precisa parar!

Como dar vitamina C para crianças?

Se você está se perguntando como dar vitamina C para crianças, fique tranquilo! Trouxemos uma tabela completa para você sobre a necessidade do nutriente para cada idade.

Fonte: National Institutes of Health9

Vale lembrar que bebês até seis meses de idade devem ter o consumo de vitamina C extraído diretamente do leite materno.

Como encontrar vitamina C nos alimentos?

Bem, as frutas cítricas viraram sinônimo de vitamina C. Mas, você não encontra este nutriente apenas no suco de laranja!

Algumas frutas e legumes são riquíssimos em vitamina C. Portanto, uma dieta rica nestes ingredientes pode ser muito benéfica para a sua saúde, evitando o consumo de suplementos.

A acerola, por exemplo, possui 1.800mg de vitamina C em 100g da fruta. A goiaba, por sua vez, retém 228mg na mesma quantidade de alimento.

Quer um cardápio mais completo com alimentos que podem ser incluídos na alimentação do seu filho e proporcionar uma grande carga de vitamina C? Confira a tabela abaixo e cheque alimentos que ajudam a imunidade: