24/06/2022

Durante os períodos mais críticos da pandemia de covid-19 no Brasil, era muito comum encontrar estabelecimentos comerciais com medidor de temperatura na porta, não é mesmo? Essa prática foi adotada até pelos centros de ensino, como escolas e faculdades. Isso aconteceu porque a Covid dá febre, sendo a alta temperatura um dos principais sintomas da infecção1.

Mas você já pensou por que isso acontece? Por que o corpo humano eleva a sua temperatura quando um vírus ou uma bactéria consegue quebrar as barreiras de defesa e infectar o organismo?

Neste texto, vamos explicar como funciona esse mecanismo de combate aos invasores e como é a febre da covid. Por isso, vamos abordar temas, como:

  • o que é a covid-19;
  • se covid dá febre;
  • como é a febre da covid;
  • como abaixar a febre de maneira eficaz.

Gostou? Então, vamos entrar um pouquinho mais nesse universo das infecções? Entender o que é a febre é compreender o funcionamento do corpo humano, a casa que precisamos proteger a todo custo. Faça uma boa leitura!

Covid-19: um breve resumo

A covid-19 é uma infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2, também conhecido como coronavírus. Foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, após a investigação de uma pneumonia desconhecida que estava afetando os moradores da cidade1.

Esse foi o sétimo coronavírus conhecido que infectou seres humanos. Porém, o SARS-CoV-2 foi único a apresentar uma transmissibilidade expressiva entre os humanos, bem como sintomas que podem ser extremamente graves.

Os coronavírus conhecidos são bastante comuns em animais, incluindo nós, humanos. Mas, como dito, nunca antes havia sido descoberto um vírus dessa família que fosse capaz de se transmitir com tanta facilidade entre as pessoas.

Além disso, é significativamente raro um animal transmitir o coronavírus para uma pessoa. No entanto, o primeiro caso de SARS-CoV-2 pode ter se dado dessa forma. Mas isso ainda não passa de especulação. Mesmo depois de anos da descoberta do vírus e do início da pandemia, ainda não há uma conclusão sobre a origem da primeira infecção.

Covid dá febre?

Sim, covid dá febre. Inclusive, esse é o sintoma mais comum dessa infecção1. E a explicação para isso é bastante simples: a febre é uma defesa natural do organismo contra invasores, como vírus e bactérias. Por isso, ela é um sintoma bastante comum de diversas doenças.

De acordo com pesquisas clínicas e laboratoriais, entre 83% a 98% dos casos de covid-19 sintomáticos apresentam febre. Entre 76% e 82% apresentam tosse seca e 11% a 44% apresentam cansaço e mialgia (dor muscular)1.

Como é a febre da covid-19?

A febre da covid-19 é bastante comum. Ela não apresenta diferenças para estados febris causados por outros tipos de doenças. Uma pessoa está em estado febril quando sua temperatura supera os 37,5 graus Celsius1.

Essa alta temperatura corporal causa consequências como frio repentino, suor em excesso e tremores. Em casos mais graves, pode até mesmo causar confusão mental, alucinações e convulsões.

Para evitar que a condição chegue ao estado grave, recomenda-se tomar um medicamento adequado e indicado por um médico assim que se notar o estado febril por meio da medição da temperatura corporal com um termômetro.

Importante ressaltar que desaconselhamos a automedicação, indicando sempre a consulta a um médico antes de ingerir qualquer tipo de medicamento. Por isso, busque uma se consultar assim que os sintomas se iniciarem para que o especialista forneça as indicações adequadas ao seu caso.

Febre da covid: quantos graus pode chegar?

Não existe resposta para esta pergunta. Como já explicamos anteriormente, apresentar 37,5°C pode apresentar um começo de quadro febril. Entretanto, existem pacientes que podem alcançar mais de 38,5°C de febre.

Isso irá variar de acordo com a condição de cada um, variando de acordo com a liberação de anticorpos e como o seu corpo está agindo contra o vírus.

Como tratar a febre da covid-19?

Como dissemos, a covid dá febre e o tratamento mais eficiente para o aumento da temperatura corporal é a utilização de um medicamento específico para essa condição.

Contudo, febres mais leves podem ser controladas sem medicamentos. Algumas boas práticas que podem ajudar a controlar e reduzir o estado febril naturalmente são:

  • beber bastante água;
  • tomar banho (o ideal é que seja com água morna, não gelada);
  • repousar bastante;
  • fazer compressas com água fria;
  • alimentar-se adequadamente, preferindo alimentos mais saudáveis e leves.

Porém, caso note-se que a febre já está muito alta (em torno de 38,5 graus) ou não esteja diminuindo, o ideal é procurar ajuda médica para entender qual é o medicamento mais adequado para tomar.

Mais uma vez, ressaltamos: evite sempre que possível a automedicação. Essa é uma atitude que pode causar riscos à sua saúde. Então, procure por uma consulta médica assim que notar que os sintomas são persistentes e não estão sendo controlados com métodos naturais.

Essa observação é importante porque além de medicamentos específicos serem perigosos para algumas pessoas, o uso frequente também pode trazer riscos ou resultar na neutralização da eficiência do medicamento.

O que isso significa? Que ele pode ter seu efeito ativo afetado e não conseguir tratar os sintomas como antes.

Quanto tempo dura a febre da Covid?

Bem, isso não é muito exato. Afinal de contas, a durabilidade dos sintomas e a sua intensidade podem variar de paciente para paciente. Portanto, não podemos afirmar com certeza quanto tempo dura a febre da covid.

Entretanto, é de conhecimento comum que os sintomas da doença comecem no período de incubação do vírus, que varia entre dois a 14 dias. Por isso, ao longo deste tempo, você estará vulnerável para possíveis acessos de febres.

Quais são os outros sintomas comuns da covid-19?

Como citado em um dos tópicos anteriores, os outros três sintomas mais comuns depois da febre são a tosse seca (entre 76% e 82% dos casos), o cansaço (entre 11% e 44%) e a dor muscular (entre 11% e 44%). Contudo, as pessoas podem apresentar uma série de outros sintomas1:

  • perda de paladar e/ou olfato;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • diarreia;
  • dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • dores no peito.

Perda paladar ou olfato e a dificuldade de respirar são os sintomas mais singulares da covid-19. Eles são os que deixam mais claros que uma pessoa está com a infecção, porque não há outras doenças comuns que apresentam esses sintomas.

Isso não significa que a covid-19 deve ser desconsiderada caso você não tenha nenhum desses sintomas mais específicos. Apresentar apenas febre e dor no corpo pode ser covid, sim!

Se você tiver os sintomas mais comuns (febre, tosse seca, cansaço e dores musculares), o ideal é buscar a realização de um teste para acabar com as dúvidas e comprovar se é covid-19 ou não. Essa atitude pode evitar que muitas outras pessoas também se contaminem.

Leia também:

Como prevenir a gripe: 7 passos para se livrar dela;

Quanto tempo dura uma gripe? Entenda seu período de contágio;

O que é gripe H3N2.

Fortaleça sua imunidade com Addera

Você deve estar pensando: mas o que a vitamina D pode auxiliar contra a febre da Covid? Bem, vamos lá: enfrentar uma doença respiratória não é uma tarefa simples. Do mais simples resfriado ao coronavírus, o corpo precisa de toda ajuda possível para se defender dos invasores.

E, para isso, é preciso blindar o seu sistema imunológico. Assim, seu corpo poderá diminuir os sintomas ou, até mesmo, evitar a infecção.

Mas esse não é um trabalho para ser feito durante a contaminação da covid ou de qualquer outro vírus: isso é um exercício diário, que deve ser feito religiosamente.

Portanto, convidamos você a conhecer a Addera, vitamina D número 1 do Brasil2 e a mais recomendada pelos médicos no País3.

Com a linha Addera + Imunidade, você tem um suplemento alimentar para blindar e fortalecer o seu sistema imunológico com vários nutrientes que ajudam seu corpo a trabalhar melhor. Não deixe de conferir!