14/08/2022

Você sabe por que é importante saber quanto tempo dura uma gripe? Muita gente acha que só é possível transmitir o vírus quando há sintomas. Porém, na verdade, mesmo pessoas assintomáticas ou que estejam ainda no período de incubação da doença podem contaminar outras.

Portanto, é preciso se informar corretamente sobre o período de contágio da gripe para evitar a proliferação do vírus. Quer saber mais? Vem com a gente!

Quanto tempo dura uma gripe?

Para que você compreenda da melhor maneira quanto tempo dura uma gripe, vamos explicar como ocorre todo o ciclo do vírus: contágio, período de incubação e manifestação dos sintomas. Vamos lá?

Transmissão e período de contágio da gripe

Vamos começar entendendo como você pode se contaminar com a gripe? Seu vírus causador é o da Influenza, que pode ser transmitido de duas formas:

  • diretamente, quando alguém gripado ao seu lado espirra, tosse ou fala e, assim, espalha no ar gotículas de secreções das vias respiratórias contaminadas;
  • indiretamente, quando você toca algum objeto contaminado com essas secreções - alguns vírus ou bactérias vivem por duas a oito horas em superfícies - e leva as mãos à boca, nariz e olhos.

Após se contaminar com o vírus, existe um período de incubação que antecede à manifestação dos sintomas e que dura de três a cinco dias. Depois desse tempo, a gripe começa a dar sinais, ou não, já que ela também pode ser assintomática em algumas pessoas.

Porém, é preciso se manter atento caso entre em contato com alguém gripado, pois, mesmo que você não manifeste sintoma algum, e até mesmo no período de incubação, você pode transmitir o vírus para outras pessoas, ok?

No geral, o ciclo de transmissão do vírus é de 14 dias, nas crianças, e de até sete dias, nos adultos. Contudo, o período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

Duração dos sintomas da gripe

Agora que você já sabe quantos dias dura a gripe por seu período de contágio, vamos à duração dos sintomas.

Os sintomas da gripe podem ser:

  • febre alta;
  • dor muscular;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • coriza e tosse seca.

É importante se atentar por quantos dias a gripe pode dar febre, pois é um de seus sintomas mais característicos, podendo durar em torno de três dias.1,2,3

Com o progredir da doença, sintomas respiratórios como tosse ficam mais evidentes, durando ainda por volta de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Esse geralmente é o ciclo normal do vírus, porém, em alguns casos, a pessoa pode apresentar complicações da gripe, como é o caso por exemplo da pneumonia, que pode demandar até mesmo internação hospitalar para tratamento.

Como tratar e prevenir a gripe?

Além de entender quanto tempo dura uma gripe, é fundamental conhecer as formas de tratamento e prevenção, não é mesmo?

O tratamento da gripe se resume a amenizar os sintomas, principalmente com bastante hidratação, alimentação saudável e descanso. Porém, se eles se agravarem ou persistirem por mais tempo que o normal, procure um médico.

Caso faça parte de algum grupo considerado mais vulnerável à gripe (gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos de idade e com alguma comorbidade), procure ajuda médica assim que começarem os sintomas para evitar complicações.

A melhor maneira de se evitar o vírus e suas complicações é a vacina da gripe, que é aplicada anualmente e previne aproximadamente 70-90% dos casos.

Outras medidas de prevenção incluem: uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento de pessoas contaminadas. Veja mais algumas abaixo:


Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará (https://www.saude.ce.gov.br/2020/03/16/conheca-as-diferencas-entre-resfriado-e-gripe-e-saiba-como-se-prevenir/)

Também é importante cuidar da sua imunidade, para que seu organismo esteja preparado para enfrentar a gripe quando ela aparecer.

Para ajudar seu sistema imunológico é importante seguir as diretrizes gerais de boa saúde. A seguir, listamos algumas dicas para você, confira!

  • Não fume e evite bebidas alcoólicas;
  • Tenha uma dieta balanceada e nutritiva e hidrate-se;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Mantenha bons níveis de vitamina D, ela ajuda sua imunidade;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Durma o suficiente;
  • Tome medidas para evitar infecções, como lavar as mãos com frequência;
  • Tente minimizar o estresse;
  • Mantenha as vacinas em dia.

Falamos sobre o assunto aqui no blog, dando dicas detalhadas de como cuidar das suas defesas. Você pode encontrar o artigo aqui: Como deixar a imunidade em dia? 10 dicas essenciais.

Ainda falando sobre manter a imunidade em dia, você conhece Addera, a vitaminas mais recomendada pelos médicos do País 5? Com a linha Addera + Imunidade, você tem um suplemento alimentar para imunidade com vários nutrientes que ajudam seu sistema imune. Confira!

Referências bibliográficas: