14/06/2022

Nariz escorrendo, dificuldade para respirar, tosses, espirros e febre: estes são os sintomas mais comuns desenvolvidos pelo vírus da gripe. Embora sejam, muitas vezes, fracos, esses microorganismos causam muito desconforto em seus hospedeiros. Por isso, que tal aprender como prevenir a gripe?

Sim, tem como evitar gripe! Como tudo que envolve a saúde, a chave para viver bem e saudável é o equilíbrio! Por isso, criamos este texto com sete dicas para prevenir a gripe!

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre:

  • o que é a gripe comum;
  • como a gripe é transmitida;
  • como prevenir a gripe;
  • como adquirir anticorpos para evitar gripe;
  • o papel dos suplementos no combate da gripe.

Então, continue com a gente e saiba, de uma vez por todas, o que fazer para prevenir a gripe e viver de maneira feliz e saudável!

Afinal, o que é a gripe?

A gripe é o nome dado para uma doença respiratória leve, que pode ter a congestão nasal, irritação na garganta, espirros e outros como sintomas característicos1.

O corpo, na maioria das vezes, consegue combater seus invasores por conta do sistema imunológico. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou, em 2017, que até 650 mil pessoas morrem todos os anos por conta de doenças relacionadas à gripe e ao sistema respiratório2.

As infecções bacterianas são muito associadas à gripe, já que seus primeiros sintomas são muito parecidos. Contudo, essa doença é uma doença causada por vírus, seres microscópicos e unicelulares.

Vírus? Qual vírus?

Agora que nós já desenvolvemos um pouquinho sobre o que é a gripe, precisamos falar sobre o verdadeiro culpado!

A gripe é causada por um único vírus: o da Influenza. Dentro desta “espécie”, existem três tipos do vírus, nominados como A, B e C.

É para este vírus que existe a vacina anual da gripe, que deve ser tomada todos os anos por conta das mutações sofridas pelo agente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), o Influenza tipo A é o que está mais suscetível a essas transformações. É nesse “grupinho” que estão os vírus H1N1, H1N2 e H3N2.

Gripe VS Resfriado

É muito comum que a gente confunda gripe e resfriado, não é mesmo? Mas, a diferença entre os dois é fácil de ser analisada.

Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado comum tem como agentes diversos tipos de vírus, como os rinovírus e outros.

A tabela abaixo traz um pouquinho mais sobre a proporção anual de casos de doenças respiratórias para cada espécie de vírus. Como você pode perceber, a gripe representa entre 5% a 15% dos casos.

Confira a tabela:

Fonte: The common cold1

Como a gripe é transmitida?

Existem dois meios muito comuns de transmissão da gripe. São eles: por meio do ar e do toque3 4.

Quando uma pessoa doente tosse, espirra ou assoa o nariz, seu corpo libera aerossóis, que são partículas muito pequenas contendo o vírus da gripe. Isso também pode acontecer quando o indivíduo está falando4.

Assim, uma outra pessoa não contaminada pode inalar as partículas. Para evitar este tipo de contaminação, especialistas recomendam o uso de máscaras faciais4.

Outra forma de transmissão é por contato direto com pessoas contaminadas, como um simples aperto de mãos. O vírus pode entrar em nosso organismo quando passamos as mãos sujas na boca, no nariz e nos olhos3.

Como prevenir a gripe?

Bem, já podemos afirmar que usar máscaras faciais, lavar sempre as mãos e não colocar a mão no rosto podem ser ótimas dicas para prevenir a gripe. Mas, pelo bem da sua saúde, existem outros jeitos de fortalecer o nosso sistema imunológico e de blindar o corpo contra o ataque dos vírus.

Por isso, aprenda a como evitar gripe e resfriado de maneira simples em sete passos!

1.   Lave sempre as mãos

Como já falamos anteriormente, a transmissão pelo toque é uma das causas da contaminação da gripe. Por isso, além de evitar passar as mãos pelo rosto, é essencial que sempre as deixemos limpinhas4.

É essencial lavar bem as mãos com água corrente e sabão. Quando isso não for possível, é recomendável a aplicação de álcool em gel 70%, que elimina vírus, bactérias e germes.

2.   Mantenha os ambientes abertos

Uma boa circulação de correntes de ar em um ambiente é fundamental para a não-contaminação das pessoas. Por isso, sempre mantenha portas e janelas abertas, permitindo a renovação do ar e que o vento leve os aerossóis para fora5.

3.   Tenha seus próprios copos e talheres

Outro passo importante para aprender a como prevenir a gripe é não compartilhar copos e talheres. Em festas, bares ou até mesmo dentro de casa, é interessante que você tenha seus próprios utensílios. Por quê? Simples: se uma pessoa estiver gripada, você poderá contrair o resfriado por meio da saliva restante nestes objetos. Todo cuidado é pouco, não é mesmo5?

4.   Mantenha uma alimentação saudável e balanceada

A nossa próxima dica de como prevenir a gripe é, acima de tudo, um passo para você aumentar a sua saúde em todos os aspectos da sua vida!

Hoje em dia, é fato que uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais previne inúmeras doenças, pois proporciona os ingredientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

Por isso, dê preferência aos alimentos orgânicos e naturais, evitando o consumo de muitos embutidos e processados.

Além disso, vale a pena ressaltar que o tabagismo e as bebidas alcoólicas em excesso não combinam com uma vida saudável, já que podem prejudicar órgãos importantíssimos do corpo, como o pulmão e o fígado.

5.   Pratique atividades físicas

Correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta ou frequentar a academia: não importa qual exercício físico você faça, pois o importante é movimentar o corpo!

Atualmente, sabemos que uma alimentação saudável alinhada com uma rotina de exercícios físicos pode ajudar, e muito, na proteção do nosso corpo contra vírus e outros microorganismos6.

Mas lembre-se: tudo em excesso faz mal! Por isso, mantenha um cronograma sólido de exercícios, mas sem exagerar!

6.   Vacine-se

Você já parou para pensar em como adquirir anticorpos para evitar a gripe? A maneira mais efetiva é, sem sombra de dúvidas, se vacinar7!

Por meio do nosso sistema imunológico adquirido, somos capazes de desenvolver anticorpos específicos contra novas e antigas mutações do vírus da gripe. Por isso, mantenha a sua carteirinha de vacinação sempre em dia!

Observação: a vacina da gripe dura, em média, um ano. Por isso, é muito importante que você tome outra dose do imunizante no próximo ano! Saúde sempre em primeiro lugar, não é mesmo?

  1. Cuide da sua vitamina D

Você sabia que a vitamina D é uma das grandes aliadas do sistema imunológico8? Desde muitos anos, alimentos ricos neste nutriente e banhos de sol eram recomendados para pacientes com problemas respiratórios, desde um simples resfriado até pneumonias e tuberculose.

A vitamina D é pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como o salmão e o óleo de fígado de bacalhau, mas em pequenas quantidades, assim como na exposição de nossa pele ao sol. Assim, nem sempre é fácil chegarmos nas quantidades dessa vitamina que nosso corpo precisa. É neste momento que a suplementação se faz necessária.

Se este é o seu caso e se você deseja uma maneira de aprender a como cuidar melhor do seu sistema imunológico, você precisa conhecer a Addera, vitamina D número 1 do Brasil9 e a mais recomendada pelos médicos no País10. Com a linha Addera + Imunidade, você tem um suplemento alimentar com fórmula específica para a imunidade e com vários nutrientes que ajudam seu sistema imunológico. Não deixe de conferir!