01/08/2022

Dias mais frios e chuvosos, contato com os coleguinhas na escola… Só essas duas situações já explicam por que o resfriado em crianças é tão comum.

Porém, apesar de ser um quadro habitual no cenário infantil, isso não significa que você, como pai ou responsável, não deva ligar o alerta caso o seu pequeno esteja tossindo e espirrando.

Apesar de o resfriado ser uma infecção ser desagradável, a boa notícia é que é possível prevenir e tratar seu filho sem muitas dificuldades.

Para isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre resfriado em criança.

Ao longo deste artigo, você vai entender:

  • o que é resfriado;
  • quais os sintomas de resfriado em crianças;
  • como tratar o resfriado em crianças;
  • como prevenir o resfriado infantil;
  • como tratar o resfriado em criança;
  • o que comer ou tomar contra essa infecção.

Para descobrir essas informações, continue a leitura e entenda finalmente o que fazer para diminuir o contágio do resfriado e garantir o bem estar dos seus pequenos! 

O que é resfriado?

O resfriado é um tipo de infecção que acomete as vias aéreas superiores, como o nariz e a garganta1. O seu principal transmissor é um vírus chamado rinovírus. Os sintomas que costumam aparecer são: tosse, nariz escorrendo, espirros e até febre.  

O resfriado é uma infecção que se transmite com muita facilidade. Afinal de contas, basta ter contato com partículas de secreções contaminadas com o vírus para desenvolver a doença.

Com a chegada dos dias mais frios do ano, este tipo de vírus se espalha com bastante facilidade, já que é comum que as pessoas fechem portas e janelas para se proteger do ar gelado.

Portanto, para evitar esse problema, saiba mais sobre a doença e veja dicas de como se proteger.

Como o resfriado é transmitido?

O principal vírus transmissor do resfriado é o rinovírus, que é também provavelmente o principal causador de doenças respiratórias em todo o mundo2.

Apesar de se transmitir com certa facilidade, o rinovírus costuma infectar apenas cerca de 50%1 dos indivíduos em ambientes familiares.

Há estudos recentes que sugerem que o rinovírus se espalha principalmente por aerossol, e não por meio de contato pessoal, mas não se pode negar que a transmissão conhecida como “mão a mão” também é capaz de causar muitas contaminações e alastrar o vírus2 3.

Com isso, uma boa alternativa para diminuir a disseminação dos invasores é adotar sistemas apropriados de tratamento e filtragem de ar. Só não dá para fazer isso e se esquecer de manter a higienização do nariz com cuidado e em dia2. 

Mas o rinovírus não é o único microoganismo que pode causar os resfriados. O coronavírus, por exemplo, também é um transmissor da doença. Confira os vírus mais comuns na tabela a seguir:  

Fonte: The common cold1

 

Vale ressaltar que quando falamos de “vírus da gripe”, estamos nos referindo apenas ao Influenza.

Por isso, embora sejam usados como sinônimo, não está certo associar resfriado e gripe, já que são causados por vírus diferentes. Então, lembre: a gripe é originada apenas pelo vírus Influenza, enquanto os resfriados comuns possuem diversos agentes.

Leia também:

Quais são os sintomas de resfriado em crianças?

Entre os principais sintomas de resfriado, podemos destacar:

  • nariz escorrendo;
  • dificuldade para respirar;
  • tosses;
  • espirros;
  • febre;
  • dor de ouvido;
  • dor de garganta;
  • dificuldade de dormir.

Os sintomas do resfriado em crianças podem durar até sete dias, então é importante ficar atento se alguns destes sinais surgirem. Caso os sintomas permaneçam depois de uma semana, procure novamente o seu médico. Além disso, é fundamental que você não pratique a automedicação e escute sempre os conselhos de especialistas.

Dicas para diminuir os episódios de resfriados 

Dá para diminuir a infecção dos resfriados em crianças tomando cuidados simples no dia a dia. Veja algumas dicas importantes a se seguir: 

Leia também: Como prevenir a gripe: 7 passos para se livrar dela

1.   Lave as mãos com água e sabão

O toque é uma das principais formas de se transmitir os vírus que causam o resfriado3. Por isso, é importante higienizar com frequência as mãos usando água corrente e sabão. Se estiver fora de casa, uma opção é limpar as mãos com álcool em gel 70%.

Não se esqueça de passar o produto entre os dedos e até mesmo debaixo das unhas, dando uma leve “coçada” na palma da mão. Assim, as chances de existir um vírus escondido é muito menor.

2.   Se for tossir ou espirrar, cubra o nariz a boca com o braço

Muitas pessoas têm o costume de levar as mãos ao rosto quando vão tossir ou espirrar. Não faça isso: o correto é se cobrir com o braço ou um lenço.

Isso acontece porque as suas mãos estão sempre em contato com outras pessoas e outros objetos. Portanto, ensine isso aos pequenos e os incentive a disseminar a boa prática para seus coleguinhas.

3.   Se estiver doente, fique em casa

Ao perceber algum dos sintomas do resfriado em crianças, prefira mantê-las dentro de casa, para evitar que interajam com outros pequenos e transmitam algum vírus ou doença. Deixe a escola ciente do ocorrido e, se precisar, peça um atestado durante a consulta médica.

As crianças são extremamente enérgicas e, mesmo com resfriado, não deixam de praticar o contato físico. E isso pode acarretar em uma contaminação generalizada, o que não é bom para os amiguinhos e para a escola.

4.   Não compartilhe objetos de uso pessoal

Ensine às crianças que cada pessoa deve ter seus objetos de uso pessoal, sem compartilhar com os amiguinhos. Cada indivíduo deve ter sua própria toalha, talheres, pratos e escova de dente, por exemplo.

5.   Evite aglomerações e lugares muito cheios

Com a pandemia da covid-19, o medo de aglomerações se tornou muito mais comum. Entretanto, evitar lugares lotados também é importante para se proteger de outras doenças e infecções, como o resfriado.

6.   Mantenha os ambientes ventilados, mesmo em dias frios

O inverno está próximo, mas não deixe as crianças permanecerem em locais muito fechados, que são os ambientes preferidos dos vírus. Cubra-as com cobertores, faça sopas e caldos para esquentar, mas não deixe de manter os ambientes ventilados sempre.

Alimentos para ajudar nas gripes e resfriados em criança

Manter o corpo hidratado ajuda o corpo no combate do vírus do resfriado e ainda melhora o desconforto do nariz escorrendo ou entupido. Por isso, uma dica é beber pelo menos oito copos de água por dia. Para variar, tente escolher sucos, chás, sopas ou água morna com limão. 

Como tratar resfriado em criança?

Não há remédios que curem o resfriado pois o vírus é eliminado pelo nosso corpo depois de alguns dias. Por isso, o mais importante é acompanhar a evolução da doença e cuidar dos sintomas para termos mais conforto. Para isso, confira algumas dicas de bons hábitos para ter no caso de resfriados em criança: 

  1. Beber água 

  1. Repousar 

  1. Tomar analgésicos e antitérmicos (se necessário) para baixar a febre 

  1. Lavar as narinas com soro fisiológico 

Manter essa rotina de cuidados vai ajudar você a tratar o resfriado em crianças. 

Vale a pena usar um suplemento alimentar infantil em caso de resfriado?

Manter o sistema imunológico em dia é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, e as vitaminas e minerais são importantes nesse processo, no entanto, vale a pena ressaltar que a suplementação pode ajudar no funcionamento do sistema imune quando tomada rotineiramente e não apenas nos episódios de resfriados. 

Diversas vitaminas e minerais são responsáveis por manter a imunidade de nossas crianças em dia, como a vitamina C e a D. Por isso, o uso da suplementação pode ser recomendado quando a alimentação não garante a quantidade necessárias dos nutrientes. 

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, possui uma linha voltada especialmente para a saúde de nossas crianças: a Addera + Imunidade Kids.