01/02/2023

Você sabia que todo paciente deve se preocupar com a suplementação de vitamina pós-bariátrica? Isso é importante porque, assim como acontece em quase todos os procedimentos médicos, os pacientes bariátricos devem seguir instruções para manter a saúde em dia para um pós-operatório seguro e sem complicações.

Mas, por que devemos fazer uma reposição de vitamina pós-bariátrica? O que esse procedimento cirúrgico muda no corpo humano para causar uma possível deficiência de micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo?

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste texto. Aqui, você entenderá quais vitamina tomar pós-bariátrica e, principalmente, a importância de prevenir a falta de vitamina D pós-bariátrica.

Se você está pensando em fazer a cirurgia ou conhece alguém que está no pós-operatório, continue este artigo com a gente e faça uma ótima leitura!

Bariátrica: um procedimento em crescimento

Você sabia que o número de cirurgias bariátricas aumentou 84,73% entre 2011 e 2018? Este dado foi apresentado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que também mostrou que este crescimento está relacionado com o aumento da quantidade de pessoas obesas no Brasil.

Ainda de acordo com a SBCBM, neste espaço de tempo, mais de 424 mil cirurgias bariátricas foram feitas em solo brasileiro, seja em hospitais públicos ou privados.

Você tem algumas dúvidas sobre esse procedimento médico? Então, confira algumas perguntas frequentes sobre a bariátrica:

O que é cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um dos tratamentos da obesidade severa mais eficientes na literatura médica. Além de diminuir o peso do paciente, a operação pode ajudar a combater algumas condições causadas pelo ganho de peso, como o diabetes e a hipertensão1.

Entretanto, vale lembrar que a bariátrica é considerada uma opção quando o paciente não consegue emagrecer com outras práticas e técnicas. Se todas as medidas tiverem sido “em vão”, desse jeito, para trazer mais saúde, segurança e bem-estar para a pessoa, a cirurgia é efetuada.

Como é feita a cirurgia bariátrica?

Existem diferentes tipos de cirurgia bariátrica. A mais reproduzida no Brasil, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), é a técnica conhecida como bypass gástrico - sendo o procedimento escolhido em 75% das operações.

Essa cirurgia faz com que o paciente coma menos, graças a uma diminuição do tamanho do estômago, e sinta mais saciedade, já que é feito um pequeno desvio no intestino, que aumenta a liberação de hormônios que causam a sensação de “barriga cheia”.

Mas, em outras partes do Mundo, a cirurgia bariátrica mais utilizada é a Gastrectomia Vertical, também conhecida como Cirurgia de Sleeve. Nela, o médico transforma o estômago do paciente em uma espécie de “túnel”, diminuindo a capacidade de ingestão de comida.

Reposição de vitamina pós-bariátrica: o que muda com a cirurgia?

Bem, tudo. Os pacientes bariátricos destacam que o procedimento causa uma mudança completa. Mas, vamos focar no sistema digestivo.

Como você sabe, o ser humano não consegue produzir seus próprios nutrientes. Por isso, precisamos procurá-los em alimentos - sendo necessário uma dieta nutritiva e balanceada para o bom funcionamento do corpo.

Depois que ingerimos os alimentos, o sistema digestivo é responsável pela absorção dos nutrientes. Confira em quais locais as vitaminas e os minerais são absorvidos:

Fonte: Cirurgia bariátrica: como e por que suplementar1

Analisando a imagem acima, fica fácil perceber que as modificações nos órgãos do sistema digestivo podem causar alguns problemas na absorção dos nutrientes, que também podem ocorrer devido à diminuição do consumo de alimentos1.

Desse jeito, médicos recomendam que os pacientes façam a reposição de vitamina pós-bariátrica, sendo também necessário acompanhamento médico e exames constantes1.

Quais vitaminas tomar pós-bariátrica?

Geralmente a prescrição do médico é um multivitamínico, que possua vários nutrientes em sua composição. Entretanto, podemos afirmar que as vitaminas mais indicadas pelos médicos no pós-operatório são: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina E.

E é possível traçar qual a melhor vitamina pós-bariátrica? Não, já que isso pode variar de acordo com o paciente e o tipo de cirurgia. Mas, o que nós podemos fazer é definir a importância dos micronutrientes listados acima. Confira:

Vitaminas do complexo B

Os nutrientes que englobam o complexo B, como a tiamina (vitamina B1), o ácido fólico (vitamina B9) e a vitamina B12, podem faltar após a bariátrica. Para se ter uma noção, até 75% dos pacientes bariátricos relatam deficiência da B12, que deve ser reposta por meio de suplementos alimentares1.

As vitaminas do complexo B possuem diferentes ações no corpo. A tiamina e a B12, por exemplo, ajudam o cérebro a funcionar melhor, enquanto outras são responsáveis pelo metabolismo energético do organismo1.

Falta de vitamina D pós-bariátrica

A vitamina D é outro nutriente que pode faltar depois da cirurgia bariátrica. Esse nutriente é muito importante por conta da sua ação na absorção do cálcio, mineral essencial para a saúde e bom funcionamento dos ossos1 2.

Cerca de 50% a 80% dos pacientes bariátricos desenvolvem deficiência de vitamina D, o que pode causar uma má absorção do cálcio. Desse jeito, pode haver o comprometimento dos ossos, aumentando os riscos de quedas e fraturas1 2.

Vitamina A e Vitamina E

Assim como a vitamina D, essas duas vitaminas não lipossolúveis, ou seja, são absorvidas com a presença de gordura. Com uma ingestão menor de gorduras e, consequentemente, uma menor digestão dos lipídeos, esses minerais podem sofrer alguns problemas na hora de serem absorvidos pelo corpo1

Cuidados pós-bariátrica: mantendo a saúde em primeiro lugar

Então, quais são os cuidados pós-bariátrica que os pacientes devem manter? Bem, em primeiro lugar, devemos sempre respeitar as ordens e indicações médicas. Por isso, os meses pós-cirurgia devem ser totalmente regrados.

Para manter um pós-operatório seguro, mantenha um contato direto e honesto com o seu médico. Assim, ele poderá passar recomendações específicas para o seu caso, podendo proporcionar a você mais segurança e bem-estar.

Suplemento alimentar contra a falta de vitamina D pós-bariátrica

Como falamos anteriormente, é muito difícil indicar "qual a melhor vitamina pós-bariátrica”, pois cada paciente é único e não podemos generalizar. Contudo, é importante pensar em um suplemento alimentar que pode combater a deficiência de vitamina D nos meses após a cirurgia.

Estamos falando da Addera Max, desenvolvida pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil3 e a mais recomendada pelos médicos no País4.

Com a sua fórmula tecnológica, esse suplemento alimentar proporciona uma maior e mais rápida absorção do nutriente, pois já está pronto para ser absorvido, não sendo necessária à sua passagem pelo fígado. Por isso, esse modelo de suplemento tem a capacidade de elevar os níveis de vitamina D com mais rapidez.

Ele é muito indicado para pacientes que possuem doenças hepáticas, que podem dificultar a síntese de vitamina D no fígado. Desse jeito, seu corpo consegue absorver o pré-hormônio até três vezes mais rapidamente - e o melhor de tudo, não sobrecarregando o órgão.

Não deixe de conferir!