14/08/2022

Responda rápido:o que é vitamina D? Se você está pensando na chamada &ldquovitamina do sol&rdquo ou no nutriente essencial para o funcionamento dos nossossistemas imunee muscular, ambas respostas estão corretas. Mas você sabia que, na verdade, a vitamina D é considerada umpré-hormônio?

Vitaminas são necessárias para o desenvolvimento do organismo, mas precisam ser obtidas pela alimentação, uma vez que nosso corpo não as produz em quantidades suficientes. Por sua vez, os hormônios são produzidos por glândulas ou neurônios e circulam pelo nosso sangue com funções específicas.

Embora a vitamina D seja sintetizada pelo nosso organismo, ela não pode ser considerada um hormônio por ainda depender da ação de uma enzima para funcionar. Por essa razão, umartigo publicado na revista Nature¹ definiu a Vitamina D como umpré-hormônio.

Independentemente da nomenclatura, o importante é o que a vitamina D significa para a nossa saúde e como ela funciona em nosso organismo para proporcionar seus benefícios. E é exatamente sobre isso que falaremosnestepost. Confira!

O que é e como funciona a vitamina D?

O nome vitamina D é usado para se referir a compostos lipossolúveis (que são absorvidos apenas na presença de gorduras) que se apresentam de duas formas:

  • Ergocalciferol,mais conhecido como vitamina D2
  • Colecalciferol, popularmente chamada de vitamina D3.

Com diferenças sutis na estrutura química, a diferença básica é que a D2 tem origem vegetal, enquanto a D3 é de origem animal. Além disso, ambas podem ser obtidas através da alimentação, mas apenas a D3 é sintetizada a partir da exposição solar.

As estimativas indicam que de 80% a 90% da vitamina D que circula no corpo humano seja produzida na pele2.Seu fluxo de produção começa quando os raios solares (UVB) entram em contato com a pele e sintetizam ocolecalciferol.

Em seguida, ocolecalciferolé metabolizado no fígado e nos rins para se transformar em Vitamina D ativa. E é nessa forma que ela é usada em nosso corpo para cumprir funções essenciais que descreveremos melhor no próximo tópico.

Para que serve a vitamina D?

A vitamina D tem funções regulatórias vitais no organismo e auxilia na manutenção de alguns sistemas e no funcionamento de outros.Seus principais benefícios são:

Absorção de cálcio e fósforo

O cálcio é o mineral que existe em maior quantidade no corpo humano, seguido pelo fósforo. E a vitamina D atua justamente para regular o metabolismo desses doismacromineraise auxiliar sua absorção pelo organismo.

Para se ter uma ideia,sem vitamina D apenas 5 - 10% do cálcio da dieta e 60% do fósforo são absorvidos pelo corpo3.

Formação de ossos e dentes

A combinação entre cálcio e fósforo tem uma função essencial na formação dos tecidos duros do corpo. Apesar de serem encontrados em grandes quantidades em alimentos comuns da nossa dieta, vimos acima que sua absorção não será eficiente se não houver vitamina D suficiente em nosso organismo.

É por isso que sempre ouvimos quea vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes.Ao garantir níveis elevados dessepré-hormôniono sangue, você estará estimulando o funcionamento das suas células ósseas.

Funcionamento do sistema muscular

O cálcio exerce ainda um papel importante no funcionamento de todos os músculos do corpo. Por essa razão,a vitamina D ajuda no processo de força muscular e ainda no equilíbrio.

E quando dizemos todos os músculos isso também inclui o coração, onde a vitamina D influencia no controle das contrações do músculo cardíaco e, consequentemente, no bombeamento de sangue para o corpo.

Funcionamento do sistema imune

Alguns estudos experimentais também identificaram benefícios para o sistema imunológico4. Isso porque as células que fazem parte dele, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua de duas formas:

  • Na imunidade inata, ajudando na proliferação de células de defesa e na produção de substâncias antimicrobianas
  • Na imunidade adquirida, controlando a liberação de substâncias inflamatórias e a produção de anticorpos contra si mesmo.

Como tomar vitamina D?

Existem três formas de obter vitamina D:

  • Exposiçãosolar
  • Alimentação
  • Suplementação

Para aproveitar todos os benefícios da vitamina D,o ideal é ir direto na fonte e tomar sol.Mas não se esqueça que isso deve ser feito de forma saudável. Por isso, o mais recomendado é consultar ummédicosobre o melhor horário para evitar os riscos da exposição excessiva aos raios solares.

No entanto, muitas pessoas passam a maior parte do seu dia em ambientes fechados e não conseguem aproveitar o sol para produzir vitamina D de forma natural. Para compensar, o ideal é apostar em uma dieta com alimentos ricos nopré-hormônio.

Na imagem abaixo, você confereas principais fontes alimentares de vitamina D:

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Fonte:Adaptado deArquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

A questão é que essas fontes podem ser escassas e a maioria delas não fornece o suficiente para chegar na quantidade diária recomendada apenas pela ingestão alimentar. Por isso,o uso de suplementos se mostra uma alternativa interessante para conseguirmos a vitamina D que nosso corpo precisa.

Como suplementar vitamina D?

Para saber quanta vitamina D será preciso suplementar, é preciso saber qual é a dosagem diária recomendada. A ingestão é medida em microgramas (&mug) ou unidades internacionais (U.I), sendo que um micrograma equivale a 40 U.I.

As quantidades recomendadas para adultos ficam entre 600 e 2000 U.I por dia. Por sua vez, para as crianças, a quantidade costuma ser de 400 a 1000 U.I. por dia5.

No entanto, vale lembrar quea quantidade varia de acordo com a faixa etária, o grau de exposição solar e os hábitos alimentares de cada um.Para ter certeza,busque orientação profissional.

Agora que você já sabe o que é vitamina D e ficou por dentro de todos seus benefícios, visite o siteAdderapara conhecero suplemento alimentar de vitamina D3 mais recomendado pelos médicos6. Seja em comprimidos, cápsulas ou gotas,Adderaé a vitamina D número 1 do Brasil7.

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Referências bibliográficas: