20/07/2023

O corpo humano é sustentado por mais de 600 músculos que proporcionam força para todo o organismo e chegam a representar até 50% de todo seu peso do organismo 1.

Entretanto, você sabia que existem três tipos de músculos diferentes? Sim, cada um deles possui a sua função e a sua formação, mas todos são muito importantes para o funcionamento perfeito do corpo.

Para você ter uma noção, alguns tipos de músculos permitem que você dance, corra, ande, sente e coma, enquanto outros fazem com que o sangue percorra toda a extensão do seu corpo. Funções muito diferentes, não é mesmo?

Então, nada mais justo do que entender, em detalhes, qual a função dos músculos cardíacos, as características do músculo liso e, também, o que são os músculos esqueléticos.

Para saber diferenciar esses três tecidos que formam o sistema muscular e compreender, de uma vez por todas, como a vitamina D auxilia o funcionamento muscular, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

Como o sistema muscular é formado?

O sistema muscular é formado por diferentes tipos de músculos, que são tecidos compostos por células diferentes e que possuem características únicas. As organelas musculares são conhecidas popularmente como fibras - você já deve ter ouvido falar sobre elas, não é mesmo?

As fibras são muito conhecidas por sua capacidade de “crescer”. Esse fator está ligado à hipertrofia, que é o resultado de exercícios físicos que focam na formação muscular, deixando a pessoa com um aspecto “malhado” e com músculos definidos 2.

Contudo, a função dos músculos vai muito além de um corpo sarado. Para você ter uma ideia, eles ajudam a regular o tamanho do volume de um órgão, além de tornar o movimento de substâncias (como vitaminas e minerais) possível dentro do organismo 1.

Porém, para conhecer melhor qual a função do músculo, precisamos conferir, primeiramente, os tipos de tecido que formam o sistema muscular. Vamos nessa?

Quais são os tipos de músculo encontrados no corpo?

Os tipos de músculos que você encontra no corpo são: músculo esquelético, liso e cardíaco. Cada um possui a sua função, mas todos são essenciais para a estrutura e a saúde do corpo humano 1.

Para fazer a divisão entre os tipos de músculo, os especialistas levam em consideração: os tipos de células que compõem o tecido, a sua localização e a sua voluntariedade - ou seja, se eles funcionam por conta própria ou se necessitam de força externa 1.

Tendo isso em mente, vamos conferir os tipos de músculo, suas características e suas funções:

O que são os músculos esqueléticos?

Os músculos esqueléticos são os tecidos responsáveis por “cobrir” os ossos - por isso eles ganharam o nome que faz referência ao esqueleto humano. Conhecidos cientificamente como Músculos Estriados Esqueléticos (MEE), eles são os únicos que são perceptíveis, já que moldam o formato do seu corpo e são capazes de hipertrofiar 1.

Por falar nisso, na academia, você está exercitando os músculos esqueléticos. Um exemplo é o bíceps, que forma o famoso “muque”, que pode ficar maior dependendo do quanto de força é aplicada 1.

Confira a imagem abaixo e entenda como o músculo esquelético envolve o esqueleto humano:

Fonte: Estrutura dos músculos e tecidos anexos3

As células do músculo esquelético possuem formato cilíndrico e são muito longas. Além de serem multinucleadas, ou seja, possuem mais de um núcleo por organela, elas têm estrias, o que as garante a nomenclatura de células estriadas 1 3.

Outra característica fundamental dos músculos esqueléticos é que eles são passíveis de controle - isto é, são voluntários. Isso significa que você consegue contraí-los e relaxá-los de acordo com a sua vontade, o que permite que você ande, dance, cante e sente, por exemplo 1 3.

Quais são as características do músculo liso?

O músculo liso possui como característica principal ter células em formato fusiforme, ou seja, mais estreitas na ponta e centro mais “rechonchudo”. Suas fibras ganharam este nome por não possuírem estrias, sendo as únicas células lisas do sistema muscular 1 3.

Os músculos lisos trabalham de forma involuntária e estão presentes em diversos órgãos e sistemas do corpo humano. Eles formam, por exemplo, os vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico por todo o corpo 1 3.

Além disso, eles estão presentes no estômago, no intestino e na bexiga. Isso significa que o músculo liso possui uma grande atuação em todo o sistema urinário e digestivo, ajudando o corpo a eliminar toxinas e excessos1 3.

Qual a função do músculo cardíaco?

Por sua vez, o músculo cardíaco tem uma das funções mais significativas e importantes do corpo humano: formar o coração. Com suas células alongadas e repleta de ramificações, elas efetuam contrações ritmadas, o que gera as batidas do miocárdio, que bombeia o sangue pelas veias e artérias1 3.

Embora sejam repletas de estrias como as fibras esqueléticas, elas são involuntárias - afinal de contas, você não consegue parar o funcionamento do coração, certo?

A vitamina D auxilia o funcionamento muscular?

Sim, a vitamina D auxilia o bom funcionamento muscular. Isso porque esse nutriente ajuda as células do músculo a se manterem fortes, além de estar ligada ao equilíbrio 4.

Entretanto, os benefícios da vitamina D no músculo vão para muito além da força. Esse nutriente ajuda a absorver o cálcio consumido na alimentação, mineral que participa na síntese energia do corpo 4.

Ou seja, indiretamente, a vitamina D auxilia o sistema muscular a contrair e relaxar, ações que demandam muita energia. E, vale ressaltar, todas as fibras musculares sofrem contrações para funcionar, sejam elas lisas, cardíacas ou esqueléticas 5.

Agora que você já conhece os tipos de músculo e entende que a vitamina D é muito importante para garantir o bom funcionamento dos músculos, está na hora de conhecer um suplemento alimentar voltado para a saúde do seu sistema muscular.

A Addera, vitamina D número 1 do Brasil5 e a mais recomendada pelos médicos no país6, desenvolveu o Suplemento Alimentar Addera + Muscular.

Nele, você encontra doses de vitamina D, que age na saúde muscular e em sua força, e de HMB, uma substância também conhecida como hidroximetilbutirato, que auxilia a síntese proteica e ajuda a diminuir a perda de massa magra. Confira!