23/01/2023

Vamos levar a nossa imaginação para as prateleiras dos supermercados: lâminas para remoção de pelos para homens e para mulheres, shampoos separados por indicação de gênero e até escovas de dentes com cores diferentes para cada sexo.

Então, a história não poderia ser diferente no mundo dos suplementos alimentares, tendo produtos voltados para homens e suplementos para mulheres.

Mas espere um minuto: para que serve o suplemento feminino? Existem vitaminas e minerais que as mulheres precisam mais do que os homens?

Bem, a resposta é um grande “depende”. Afinal, o corpo humano, independentemente do gênero, precisa dos mesmos nutrientes para funcionar corretamente.

Porém, as mulheres passam por momentos que o corpo masculino não experimenta, como a gravidez e a menopausa.

Percebeu que esse assunto pode dar muito pano pra manga? Então, é para isso que estamos aqui: reunir todas as informações sobre os suplementos alimentares para mulheres.

Assim, vamos abordar alguns temas importantes, como:

  • o que são os suplementos para mulheres;
  • para que serve o suplemento feminino;
  • como começar a tomar suplemento feminino;
  • qual o melhor suplemento vitamínico para mulher.

Gostou dos tópicos? Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

O que são os suplementos para mulheres?

Para começar, eles são, nada mais e nada menos, do que uma categoria de suplementos alimentares. Assim como o próprio nome já denuncia, esses produtos servem para suplementar os nutrientes que não foram ingeridos por meio da alimentação.

Por isso, podemos afirmar que os suplementos não substituem a alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais. Isso porque eles atuam como um complemento.

Então, podemos dizer que os suplementos para mulheres reúnem uma série de macro e micronutrientes importantes para a saúde do organismo feminino.

Entretanto, algumas marcas tendem a criar produtos voltados para o mercado feminino com objetivos estereotipados.

Por exemplo: suplementos para homens geralmente são direcionados para a construção de massa magra, enquanto o marketing dos suplementos femininos normalmente se volta mais para a saúde das unhas e do cabelo.

Para que serve o suplemento feminino?

Como você pôde ver, o suplemento feminino serve para repor os nutrientes que não foram absorvidos pelo corpo durante as refeições do dia a dia.

E, como você deve saber, o corpo da mulher passa por mudanças radicais em toda a sua vida, como o estirão na infância, uma possível gravidez na fase adulta e a menopausa com a chegada da terceira idade.

Então, que tal conhecer algumas vitaminas e minerais importantes para cada um desses momentos? Assim, você poderá compreender ainda mais a importância dos suplementos para mulheres.

Nutrientes para a fase de crescimento

Se está lendo esse texto, você já passou por essa fase e sabe muito bem como ela é complicada. Afinal, tudo no corpo muda nessa época e, para essas transformações acontecerem, os nutrientes são essenciais.

Por exemplo: você sabia que crianças precisam de doses maiores de tiamina, também conhecida como vitamina B11? Esse nutriente participa do metabolismo de energia e é indispensável na fase de crescimento.

Outro nutriente importante é a vitamina A, que ajuda a manter a saúde dos olhos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, 250 mil a 500 mil crianças ficam permanentemente cegas em todo o mundo por conta da deficiência desta vitamina2.

Nutrientes para a gravidez

Quando falamos das futuras mamães, todo cuidado é pouco. Afinal, o bebê recebe os nutrientes essenciais para a sua formação por meio do cordão umbilical. Ou seja, a gravidez pode correr riscos se a gestante não estiver bem de saúde.

Então, além de consumir as vitaminas e minerais para nutrir seu corpo, a mamãe também estará ingerindo as substâncias para os bebês. Confira no gráfico abaixo alguns nutrientes que precisam ser consumidos em maiores quantidades durante a gravidez.

Fonte: Alimentação e nutrição na gravidez3

É muito importante que as futuras mamães também estejam de olho nos níveis de vitaminas e minerais durante os meses de amamentação, já que o leite materno é a principal fonte de nutrientes para o bebê.

Nutrientes para a terceira idade

Todas as mulheres sabem que o período entre a menopausa e a pós-menopausa é repleto de mudanças. Isso porque o corpo sofre as consequências de uma baixa liberação de hormônios.

Seguindo essa linha de pensamento, pesquisas ligam a menopausa com alguns problemas de saúde característicos da terceira idade, como a osteoporose.

Então, para manter a saúde dos ossos em dia, especialistas chamam a atenção para o suplemento de cálcio, o principal mineral do esqueleto, e para a vitamina D, nutriente essencial para a absorção do cálcio.

Se você quiser entender um pouco mais sobre esse momento da vida de uma mulher, leia o nosso texto sobre as principais fases da menopausa.

Quando e como começar a tomar suplemento feminino?

Como você viu, os suplementos para mulheres podem fazer muito bem em diferentes etapas da sua vida. Mas, quando e como você deve começar a tomar suplementos alimentares femininos?

A melhor resposta para essa pergunta é: seguir a recomendação de um médico. Embora possam ser comprados sem receita, os suplementos alimentares podem e devem ser indicados por especialistas.

Vale lembrar que você pode verificar se os seus níveis de nutrientes estão em dia através de uma avaliação médica e exames de sangue.

Suplementos para mulheres: qual escolher?

Chegamos ao final deste texto. Agora, você deve estar se perguntando: “qual o melhor suplemento vitamínico para mulher”. Bem, depende da sua necessidade.

A seguir, vamos mostrar três suplementos alimentares disponíveis pela família Addera, a vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no País5. Confira:

Suplemento para músculos

Manter a saúde dos músculos em dia deve ser uma preocupação para as mulheres de todas as idades.

O Suplemento Alimentar Addera + Muscular possui doses recomendadas de vitamina D, que contribuem para o funcionamento adequado do músculo, e HMB, que auxilia a construir a massa muscular.

Suplemento para cabelos e unhas

A Vitamina D Addera + Cabelo & Unhas conta com biotina e zinco em seus comprimidos Esses nutrientes são conhecidos por ajudar a manter a saúde e força dos cabelos, da unha e da própria pele.

Além disso, a vitamina D presente em suas fórmulas é um pré-hormônio essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Suplemento alimentar multivitamínico

A Vitamina D Addera + Vitaminas possui, em sua fórmula, 12 vitaminas e oito sais minerais. Com esse suplemento para mulheres, você garante a reposição de nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu corpo.

Confira os nossos produtos!