03/03/2023

A vitamina D é um nutriente muito importante para o corpo, sendo responsável pelo controle de mais de 200 genes. Para ser sintetizado, o nutriente envolve várias partes e sistemas do corpo, podendo sofrer algumas adversidades. Então, o que bloqueia a absorção de vitamina D?

A vitamina D envolve desde a pele, que é a responsável pela sua produção, até os rins, que ficam encarregados da sua ativação. Mas, quando falamos de alimentos ricos em vitamina D e suplementos, o sistema digestivo também entra em ação1.

Então, para pensar sobre o que atrapalha a absorção de vitamina D, precisamos revisitar todos esses passos que o nutriente faz em nosso corpo. Assim, podemos descobrir quais doenças impedem o metabolismo da vitamina D e, desse jeito, buscar uma solução saudável e eficaz.

Então, para entender quando os casos em que o corpo não absorve a vitamina D, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

Por onde o corpo absorve a vitamina D?

Grande parte da vitamina D presente no corpo é absorvida pela pele. Isso acontece quando ela entra em contato com os raios solares ultravioletas B (UVB)1.

Nas camadas no maior órgão do corpo humano, encontram-se substâncias sensíveis à luz chamadas de 7-dehidrocolesterol. Ao receberem a radiação solar, elas se transformam na famosa vitamina D3, também conhecida como colecalciferol1.

Depois, essa substância é levada ao fígado, lugar em que sofre uma hidroxilação e se transforma em calcifediol, ou 25-hidroxivitamina D. Por último, esse produto vai para os rins, onde será sintetizada em calcitriol - a versão ativa da vitamina D1. Em seguida, é só se locomover pelo sistema sanguíneo.

Confira o esquema da síntese de vitamina D ilustrado:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional1

A vitamina D ingerida por meio da alimentação e pelos suplementos está, geralmente, em formato de colecalciferol. Por isso, o nutriente é absorvido no sistema digestivo e segue para o fígado, partindo para o seu caminho natural1.

O que bloqueia a absorção da vitamina D?

O uso de protetor solar é o principal fator de bloqueio da absorção de vitamina D. Para você ter uma noção, a pele deixa de reter mais de 95% do nutriente quando protegida por esse produto1.

Por isso, especialistas afirmam que os banhos de sol com o fim de produzir vitamina D devem ser efetuados sem a aplicação de protetor solar em regiões de maior exposição. Isso inclui braços, pernas e tronco (se exposto)1.

Então, tome banhos de sol de até 20 minutos todos os dias, já que a radiação solar pode ser uma vilã do corpo humano quando absorvida em excesso. 

E o que atrapalha a absorção da vitamina D?

Existem diversos fatores que atrapalham a absorção da vitamina D, como insuficiência renal, dificuldade de absorção no sistema digestivo, envelhecimento da pele e problemas hepáticos1 2 3 4.

Ou seja, essas condições não bloqueiam a síntese da vitamina D, mas podem fazer com que o nutriente não seja aproveitado de maneira correta e em quantidades adequadas pelo corpo.

Agora que você já sabe o que bloqueia a absorção de vitamina D, vamos dar uma olhada em quais condições impedem o metabolismo deste nutriente:

Envelhecimento da pele

Vamos começar por algo que vai acontecer com todo mundo: o envelhecimento das células da pele pode fazer com que o corpo não consiga fabricar os mesmos níveis de vitamina D por exposição solar2.

Um estudo mostrou que uma pessoa jovem consegue absorver três vezes mais vitamina D do que um idoso durante o mesmo período de tempo embaixo do sol. Isso pode ser explicado pelo “afinamento” da pele, que avança com o passar dos anos2.

Condições hepáticas

Como você viu, o fígado é parte importante da síntese de vitamina D. Entretanto, existem diversas condições que podem atrapalhar o bom funcionamento do órgão e, assim, o metabolismo do nutriente, como a esteatose hepática (conhecida como fígado gordo), cirrose, hepatites e até mesmo o câncer de fígado3 4.

Pesquisas relatam que pessoas com esteatose hepática, por exemplo, possuem deficiência de vitamina D. Isso pode acontecer pela dificuldade do órgão em metabolizar o nutriente ou pelo “sequestro” da vitamina, que é lipossolúvel, pelo tecido de gordura presente em parte do fígado3.

Insuficiência renal

A insuficiência e o mau funcionamento dos rins também pode ser uma razão pela qual o corpo não absorve vitamina D. Isso porque é neles que ocorre a última fase do metabolismo do nutriente - ou seja, depois dos rins, a vitamina está pronta para ser utilizada por todo o corpo1.

Má absorção do sistema digestivo

Na lista de quais condições impedem o metabolismo da vitamina D, não podemos esquecer de citar a cirurgia bariátrica. Estima-se que cerca de 50% a 80% dos pacientes bariátricos desenvolvem deficiência do nutriente5.

Isso acontece porque a cirurgia diminui a ingestão de alimentos, além de modificar a regulação de todo sistema digestivo do paciente5.

Como evitar que o corpo não absorva a vitamina D em suplementos alimentares?

Quando uma pessoa consome um suplemento alimentar, ela visa repor os níveis dos nutrientes que estão em quantidades insuficientes ou até deficientes em seu corpo. Por isso, precisamos garantir que o organismo absorva e sintetiza as substâncias de maneira correta e sem interrupção.

No caso do pré-hormônio, temos a nova vitamina D. Esse suplemento possui doses de vitamina D em formato de calcifediol. Ou seja, seus componentes não precisam ser sintetizados pelo fígado. Desse jeito, esse suplemento evita a sobrecarga do órgão hepático e garante uma ação mais rápida do nutriente.

Um exemplo é a Addera Max. Desenvolvido pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no país7, este suplemento alimentar possui doses recomendadas de calcifediol, sendo mais solúvel e com uma maior disponibilidade para ser absorvido.

Por pular a etapa do fígado, a Addera Max age contra a deficiência de vitamina D até três vezes mais rapidamente. Assim, além de ser recomendada para pessoas com problemas hepáticos, obesos, bariátricos e idosos, ela também é indicada para pacientes que precisam dos efeitos do nutriente com mais agilidade.

Dê uma olhada na Addera Max para conhecer seus benefícios!