03/03/2023

E se a gente contasse para você que existe uma substância que pode ajudar o corpo humano a combater a deficiência de vitamina D com mais rapidez? Estamos falando do calcifediol, que é um produto do nutriente desenvolvido no fígado por meio da ação da enzima 25-hidroxilase1.

Essa substância recebe muitos nomes: você pode chamá-la de calcifediol, calcidiol, 25-hidroxivitamina D ou de 25(OH). Então, se você se deparar com alguma dessas nomenclaturas, saiba que elas se referem a um dos produtos da vitamina D, um dos nutrientes mais importantes para os seres humanos1.

Se você quer saber, em detalhes, o que é calcifediol, os benefícios desta substância e como ela é capaz de ajudar o corpo a superar a hipovitaminose D, continue com a gente.

Até o final deste texto, vamos decifrar para que serve o calcifediol e como obtê-lo.

Boa leitura!

O que é calcifediol?

Basicamente, o calcifediol é um produto oriundo da síntese de vitamina D em seu formato original - colecalciferol. Ele é produzido no fígado humano por meio de uma enzima, conhecida cientificamente como CYP2R1. No órgão, o nutriente sofre uma hidroxilação em seu 25° carbono. Por isso, a sigla oficial do calcifediol é 25(OH)D1.

Ficou muito confuso? Calma, não desista! Confira a imagem a seguir:

Fonte: Vitamina D: ações extraósseas e uso racional2

Como você pode ver, a vitamina D produzida na pele humana é chamada, cientificamente, de colecalciferol. Assim que é fabricado, esse nutriente viaja pelos vasos sanguíneos e segue até o fígado, lugar em que é transformado em calcifediol1 2.

Para que isso aconteça, a enzima 25-hidroxilase causa a hidroxilação do carbono 25. Depois, o calcifediol é transportado para os rins, onde passa por mais uma hidroxilação, mas, dessa vez, em seu primeiro carbono.

Assim, ele é metabolizado em calcitriol (ou 1,25-dihidroxivitamina D), a forma ativa e final do nutriente - ou seja, aquela que é responsável pelas ações em seu organismo1 2.

Uma curiosidade: o exame bioquímico da 25-hidroxivitamina D, que é responsável por avaliar os níveis de vitamina D do seu corpo, faz a contagem da quantidade de calcifediol na amostra de sangue. Isso acontece porque esse composto é o mais vasto e presente no organismo3

Para que serve o calcifediol e vitamina D?

O calcifediol serve para manter os ossos rígidos e saudáveis, além de ajudar a manter o sistema imunológico funcionando adequadamente. Ademais, a vitamina D é conhecida por controlar mais de 200 genes do corpo humano – por isso, é fundamental que você saiba  tudo sobre esse nutriente.

Então, vamos falar um pouco mais sobre a relação dos ossos e a vitamina D. De modo geral, o organismo humano possui uma grande dificuldade de absorver o cálcio necessário para manter a saúde do esqueleto em dia2.

E, como você já deve saber, o cálcio é o mineral mais importante para manter os ossos e dentes fortes. Todos os dias, o seu esqueleto elimina certas quantidades de cálcio, sendo seu trabalho compensar esse déficit com o consumo diário de alimentos ricos no mineral2.

Porém, de nada adianta tomar vários copos de leite todos os dias, mas negligenciar a vitamina D. Para você ter uma noção, estudos mostram que o corpo absorve 40% a mais de cálcio com os níveis normais do pré-hormônio2.

Além disso, podemos citar a produção de células de defesa como um dos benefícios do calcifediol e vitamina D, sendo fortes aliados do sistema imunológico2.

Quais são os benefícios do calcifediol?

O benefício do calcifediol é ser mais potente em relação a outros suplementos de vitamina D, podendo ser um aliado muito eficaz em combate a hipovitaminose D. Estudos mostram que ele pode agir até três vezes mais rápido contra esse problema 1 3 4. Ficou confuso? Nós vamos explicar em detalhes a seguir.

Antes, um lembrete: como já falamos anteriormente, o calcifediol não consegue atuar no corpo humano, pois precisa ser levado para os rins e, assim, ser transformado em calcitriol. Este, por sua vez, é o responsável por agir no organismo, auxiliando os ossos e o sistema imune, por exemplo.

Mas vamos voltar para os suplementos alimentares. Geralmente, as cápsulas e comprimidos de vitamina D, que são usados como suplementos por quem não possui os níveis adequados do nutriente, contam com doses de colecalciferol. Ou seja, você ingere a mesma substância produzida pela sua pele em contato com os raios solares.

Todavia, cada vez mais estudos estão provando que consumir o calcifediol em vez do colecalciferol pode ser mais vantajoso para a sua saúde. Dentre os benefícios do calcifediol, estão4 5:

  • ação até três vezes mais rápido. Por pular a etapa em que é metabolizado no fígado, o suplemento alimentar com calcifediol age muito mais rapidamente no organismo, podendo atuar como um tratamento mais eficaz contra a hipovitaminose;
  • mesma potência, mesmo com doses mais baixas. Além de agir mais rápido, o calcifediol também se mostra eficiente em doses mais baixas quando comparado com os suplementos alimentares com outras formas de vitamina D;
  • maior absorção. Os comprimidos de calcifediol são recomendados para quem possui alguma dificuldade em subir níveis de vitamina D. Isso pode acontecer por diversos motivos, como em decorrência da obesidade, de doenças hepáticas ou de outros transtornos de má-absorção.

Ainda sobre esse último tópico, estudos mostram que é difícil que o tecido adiposo, composto majoritariamente de gordura, retenha o calcifediol, por ser uma molécula solúvel em água e mais biodisponível. Isso pode fazer com que pessoas acima do peso absorvam a vitamina D com mais facilidade4.

Além disso, a absorção no intestino é feita pela veia porta. Ou seja, mais uma vez, esse produto não envolve as camadas lipídicas, que poderiam ser utilizadas em suplementos de colecalciferol4.

Addera Max: tecnologia em prol da sua saúde

Considerado um produto ideal para quem tem dificuldade em manter a vitamina D em dia ou precisa subir os níveis de vitamina D com mais rapidez, a Addera Max é um suplemento alimentar que traz o que existe de mais tecnológico para o seu cuidado diário.

Desenvolvida pela Addera, vitamina D número 1 do Brasil6 e a mais recomendada pelos médicos no país7, a Addera Max contém uma molécula inovadora, sendo mais solúvel e com uma maior biodisponibilidade para ser absorvida - o calcifediol.

Por isso, ela não sobrecarrega o fígado, já que entra no organismo em uma fase avançada do ciclo do nutriente. Sendo assim, ela é eficaz em subir os níveis de vitamina D em até três vezes mais rápido.

Confira o nosso produto desenvolvido com calcifediol!