28/10/2022

Uma das maiores polêmicas entre os médicos especialistas da saúde da pele envolve, diretamente, a produção de vitamina D em recém-nascidos. A dúvida que gera tamanha controvérsia é: até quantos meses o bebê precisa tomar banho de sol?

Enquanto alguns médicos indicam uma proteção completa do sol nos primeiros meses de vida da criança, outros especialistas veem os raios solares como necessários na rotina dos recém-nascidos.

Por isso, criamos esse texto para reunir algumas informações que estão disponíveis sobre o tema. Assim, esperamos que você saia deste artigo entendendo qual método você pode aplicar para a rotina do seu filho.

Então, vamos abordar alguns temas importantes, como:

  • qual a importância do banho de sol para o bebê;
  • até quantos meses o bebê precisa tomar banho de sol;
  • quanto tempo o bebê tem que tomar banho de sol;
  • se o bebê pode tomar vitamina D.

Gostou do tema? Então, continue com a gente para entender como o sol pode ser, ao mesmo tempo, um vilão e um mocinho para a saúde do seu pequeno. Faça uma ótima leitura!

Qual a importância do banho de sol para o bebê?

Bem, vamos começar explicando que o sol é importante para todo ser humano, independente de idade, sexo e cor de pele. Afinal de contas, é por meio da radiação solar que o organismo consegue sintetizar um nutriente importante para o bom funcionamento de alguns sintomas, como o imunológico, muscular e ósseo: a vitamina D.

Sim, estamos falando da vitamina D. Embora ela possa ser encontrada em alguns alimentos, como os peixes gordos, gema do ovo, óleo de fígado de bacalhau e alguns cogumelos, o sol é a maior fonte de vitamina D para o ser humano.

Para você ter uma noção, pesquisas mostram que 90% da vitamina D presente em nosso organismo é fornecida por meio do contato dos raios solares e a pele. Os outros 10% são compensados pelos alimentos fontes de vitamina D e alguns suplementos alimentares1.

Da pele ao rim: o caminho da vitamina D pelo corpo

Como já falamos anteriormente, a razão que explica por que o bebê precisar tomar banho de sol é a produção de vitamina D. Mas, como o corpo consegue transformar os raios solares em um nutriente? Calma, nós vamos explicar.

Em primeiro lugar, precisamos explicar que tudo começa com a exposição solar. Na pele humana, nós encontramos uma substância chamada de 7-de-hidrocolesterol (7-DHC). Quando você sai para tomar o seu banho de sol, ela recebe os raios solares ultravioleta B (UVB) e se transforma em pré-colecalciferol2.

Ainda na pele, essa substância passa por uma segunda transformação graças à temperatura que veio dos raios solares. Assim, por meio dessa síntese, temos mais um produto: a vitamina D, também conhecida como colecalciferol2.

Depois disso, uma proteína chamada DBP transporta o colecalciferol para o fígado. Lá, a vitamina D se transforma em uma substância chamada de 25 hidroxivitamina D [25(OH)D]2.

Assim, chega o momento da DBP brilhar novamente, levando esse produto para os rins, lugar onde o nutriente se transformará em 1,25 diidroxi-vitamina D, que também pode ser chamada de calcitriol2.

O calcitriol é, sem sombra de dúvidas, o metabólito mais ativo da vitamina D. Ou seja, ele é responsável pela:

  • absorção do cálcio e do fósforo pelo corpo, ajudando o crescimento saudável dos ossos;
  • fabricação de células de defesa, sendo uma peça-chave no bom funcionamento do sistema imunológico;
  • formação de ATP, a principal fonte de energia que ajuda o funcionamento correto dos músculos do corpo.

Então, como você já deve ter percebido, o banho de sol é muito importante para a saúde do bebê. Afinal de contas, ele pode ser a maior fonte de vitamina D para o pequeno. 

Até quantos meses o bebê precisa tomar banho de sol?

Agora, chegou o momento de entrarmos um pouquinho mais na polêmica. Afinal de contas, até quantos meses o bebê precisa tomar banho de sol?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda que você exponha o seu bebê ao sol até os seis meses de vida. A única exceção recomendada pelo órgão envolve os banhos de sol indiretos, ou seja, aquele que o bebê recebe durante um passeio pela rua.

Isso acontece porque o sol pode ser um vilão para a pele humana, inclusive das nossas crianças. Ele pode ser um dos responsáveis pelo surgimento de alguns cânceres de pele, por exemplo, além de poder causar vermelhidão e irritação na cútis do bebê3.

Quanto tempo o bebê tem que tomar banho de sol?

A recomendação geral da SBP e de outros dermatologistas é que a exposição ao sol não ultrapasse os 20 minutos. Além disso, devemos lembrar de evitar os horários em que os raios solares estão mais agressivos.

Por isso, é recomendado que o horário do passeio e do banho de sol seja programado entre às 7h e às 10h, ou depois das quatro horas da tarde3.

Só que, no caso dos bebês, eles ainda precisam de uma proteção a mais. Ou seja, a exposição ao sol deve ser feita com roupinhas apropriadas, como um chapéu para proteger o couro cabeludo e roupas mais compridas3.  

O bebê pode tomar vitamina D?

Sim! Como já falamos anteriormente, os banhos de sol com finalidade de produzir vitamina D não são recomendados para os mais novinhos. Por isso, existem apenas dois jeitos de consumir esse nutriente:

  • leite materno, que não possui doses suficientes de vitamina D para o dia a dia do seu bebê;
  • suplementos alimentares, que são amplamente recomendados como uma maneira de suprir o nutriente nos pequenos.

Para se ter uma noção, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a suplementação do nutriente para crianças de até dois anos. No primeiro ano de vida, a Sociedade indica até 400UI por dia. Depois, esse valor passa a ser de 600UI até completar os dois aninhos.

Após essa idade, a recomendação da SBP é que as crianças com fatores de risco, como baixa exposição ao sol, continuem tendo a suplementação de vitamina D em dia.

Foi pensando nisso que a Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5, lançou alguns produtos focados inteiramente para o público infantil. 

O primeiro deles é a Vitamina D Addera D3 400UI Gotas. Com ele, você garante a dose diária de vitamina D para o seu pequeno em apenas uma gota.

Mas, não podemos nos esquecer da Vitamina D Addera + Imunidade Kids. Aqui, você encontra diversas vitaminas e minerais que são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico dos bebês. Dentre esses nutrientes, estão: vitamina C, B6, B12, A, D, zinco e ferro. 

Confira os nossos produtos!