30/11/2022

Você sabia que 70% da população brasileira vive com falta de magnésio? Embora existam vários tipos de magnésio e este mineral esteja presente em inúmeros alimentos da culinária típica do nosso país, a deficiência deste nutriente, conhecida como hipomagnesemia, preocupa cientistas em todo território nacional1.

E não é por menos: há indícios de que a deficiência de magnésio seja uma das responsáveis pelo aumento no número de óbitos ocasionados por problemas cardiovasculares1.

Então, nada mais justo do que investigarmos quais são os tipos de magnésio e como eles atuam em nosso organismo, não é mesmo? Por isso, ao longo deste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber para manter a sua saúde em dia.

Aqui, abordaremos temas muito interessantes, como:

  • os tipos de magnésio e seus benefícios;
  • onde encontrar o magnésio em alimentos;
  • quantos tipos de magnésio existem.

Gostou? Então, convidamos você a continuar desbravando este texto com a gente e que você faça uma ótima leitura! 

Os tipos de magnésio e seus benefícios

Bem, inicialmente, precisamos começar este texto falando sobre como o magnésio atua no organismo. Afinal de contas, ele participa de inúmeros sistemas, ajudando o corpo a manter o bem-estar.

Então, sem mais delongas, confira alguns dos maiores benefícios do magnésio (Mg) no corpo humano:

Auxilia no funcionamento da vitamina D no organismo

Você conhece todos os benefícios que a vitamina D proporciona ao nosso organismo? Ela, por exemplo, controla mais de 200 genes do corpo, auxilia a absorção do cálcio pelos ossos e é um nutriente importante para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Entretanto, de nada adianta consumir a dosagem máxima de vitamina D, mas negligenciar o magnésio. Nos últimos anos, cientistas descobriram que o pré-hormônio precisa deste mineral para ser bem distribuído.

Isso acontece porque a síntese de vitamina D pode ser interrompida por conta da deficiência do magnésio. Essa pesquisa foi publicada em um artigo da revista The American Journal of Clinical Nutrition. Nos Estados Unidos, 80% da população possui baixos níveis do mineral no organismo.

Ajuda a saúde dos ossos

Você sabia que a deficiência de magnésio pode estar ligada com uma das condições médicas mais comuns na terceira idade? Sim, há indícios de que a falta do mineral esteja associada com o desenvolvimento da osteoporose2.

Isso pode ser explicado de duas maneiras:

  • o magnésio otimiza a utilização da vitamina D pelo corpo. Este nutriente, por sua vez, ajuda os ossos a absorverem o cálcio, mineral que mantém o esqueleto forte e bem nutrido;
  • por outro lado, podemos analisar que 60% de todo o Mg presente em nosso organismo está localizado nos ossos1. Isso faz com que eles participem ativamente no bem-estar ósseo.

Mas, é certo que, além de manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e deixar os exames em dia, a população também deveria checar se o magnésio ingerido na alimentação é suficiente para manter o bom funcionamento do corpo.

Auxilia o sistema cardíaco

Por último, mas com certeza não menos importante, o magnésio também ajuda a garantir que o sistema cardíaco funcione de maneira correta1.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase 350 mil brasileiros faleceram até novembro de 2022 em decorrência de condições cardiovasculares no Brasil. Para se ter uma noção, são registradas mais de 1100 mortes por dia, sendo cerca de 46 por hora em território brasileiro.

Mas, então, como os níveis de magnésio podem ajudar o sistema cardiovascular? Em primeiro lugar, sabe-se que um dos sintomas causados pela hipomagnesemia é o aumento da pressão arterial1.

Além disso, o magnésio é um dos responsáveis pela desobstrução das veias e artérias. Isso acontece porque ele evita que o cálcio crie placas nos vasos sanguíneos. Essa calcificação é muito negativa para o corpo humano, aumentando o risco de infartos e de acidente vascular cerebral (AVC)1.

Alimentos com magnésio: uma lista variada e deliciosa

Agora que você conheceu os benefícios que os tipos de magnésio podem proporcionar para o seu bem-estar, nada mais justo do que conferir quais ingredientes são ricos neste mineral. Já podemos afirmar que a lista de alimentos com magnésio[1]  é grande.

Dentre eles, estão1 2:

  • Castanha-do-Pará;
  • legumes;
  • cereais integrais;
  • verduras de folhas escuras;
  • abacate;
  • nozes;
  • leite;
  • café;
  • chocolate.

Mas, aqui vai um aviso: o corpo humano pode ter dificuldade em absorver o magnésio presente nos alimentos. Essa pode ser, no final das contas, uma explicação da quantidade de pessoas com hipomagnesemia.

Isso acontece porque alguns nutrientes presentes nesses alimentos podem atrapalhar a absorção do magnésio. As fibras e alguns ácidos graxos estão na lista de “vilões” para o mineral2.

Quantos tipos de magnésio existem? Diferença entre magnésio quelato e dimalato

Bem, já podemos afirmar que existem muitos tipos de magnésio. Entretanto, existem três deles que são mais conhecidos. Estamos falando do:

  • magnésio quelato;
  • magnésio dimalato;
  • óxido de magnésio.

Vamos conferir mais sobre cada um deles?

Magnésio quelato: o primeiro tipo de magnésio

Este tipo de magnésio está ligado a um aminoácido. Isso faz com que o nutriente seja absorvido com maior facilidade pelo corpo humano, evitando desperdícios3.

Por isso, ele pode ser utilizado em casos de hipomagnesemia extrema e, desse modo, pode ser considerado o melhor tipo de magnésio para tomar nesse caso.

Magnésio dimalato

Ele recebe esse nome porque este magnésio está ligado com o ácido málico. Isso faz com que ele seja de grande ajuda para o metabolismo de energia do corpo, agindo diretamente na síntese de energia mitocondrial das células3.

Também existem indícios que a junção do magnésio e do ácido málico tenha ação antiinflamatória3.

Óxido de magnésio

Por último, mas não menos importante, o óxido de magnésio também é utilizado para melhorar a absorção de cálcio. Além disso, ele é amplamente utilizado em suplementos alimentares e antiácidos.

Logo, para pessoas com ardência estomacal, podemos dizer que óxido de magnésio seja o melhor tipo de magnésio para tomar.

Um dos suplementos alimentares mais conhecidos da Addera, vitamina D número 1 do Brasil4 e a mais recomendada pelos médicos no país5, é produzido com o óxido de magnésio.

Estamos falando da Vitamina D Addera Cal 2.000UI e da Vitamina D Addera Cal 1.000UI. Com doses de vitamina D, Cálcio Citrato Malato (CCM), vitamina K2 e magnésio, esses suplementos alimentares ajudam o corpo a funcionar corretamente.

Confira em nosso site!